Os VI Jogos Olímpicos de 1916 estavam programados para Berlim, mas não se realizaram devido à eclosão da Primeira Guerra Mundial. Como represália à deflagração do conflito, os alemães e seus aliados foram excluídos dos Jogos de 1920, realizados em Antuérpia (Bélgica).
Pela primeira vez o público assiste a hasteamento da bandeira do Comitê Olímpico Internacional, com seus cinco círculos de cores diferentes, simbolizando a fraternidade entre os continentes. Foi introduzido também o juramento de Coubertin e incluída a modalidade de levantamento de pesos.
O grande campeão de Antuérpia foi o esgrimista italiano Nedo Nadi, que conquistou cinco medalhas de ouro.
O norte-americano Jack Kelly, ouro no remo sculls (sua 127a. vitória consecutiva na modalidade), oito anos depois teve uma filha chamada Grace, que se tornaria uma atriz lindíssima e, depois, princesa de Mônaco.
Os Jogos de Antuérpia marcaram ainda a estréia do Brasil na disputa olímpica. O brasileiro Guilherme Paraense conquistou a medalha de ouro em tiro de revólver, Afrânio Costa, a de prata em tiro de pistola e a equipe brasileira de tiro ficou em terceiro, garantindo mais uma medalha.
Os EUA conquistaram o maior número de medalhas de ouro (41), seguidos da Suécia (19) e da Grã-Bretanha (15).
O Brasil ficou em 15o. lugar,
conquistando 1 medalha de ouro com Guilherme Paraense (tiro ao alvo), 1
de prata com Afrânio Costa (tiro de pistola) e 1 de bronze com a
equipe de tiro.