Creatina, a bola da vez

José Ulysses de Castro e Carmo

A creatina é uma substância natural que é produzida pelo nosso organismo. Ela é responsável pelo fornecimento de combustível aos músculos em movimentos intensos e rápidos, de curta duração, como exemplo, o chute em uma bola.

Essa substância, além de sua formação pelo próprio organismo, também pode ser adquirida a partir da ingestão de carnes, ou pela suplementação alimentar, que é vendida livremente em farmácias e lojas de produtos naturais.

Por ser uma substância que pode dar alguns quilos a mais de músculos ao corpo, e melhorar o rendimento de atletas, vem sendo utilizada em grande escala por alunos de academias e até por jogadores de futebol como o Marcelinho do Corinthians e Iranildo do Flamengo, entre outros.

Apesar de ser uma substância que produz efetivamente um ganho na performance dos atletas, ela ainda não é considerada como anabolizante pelo COI (Comitê Olímpico Internacional), e por não ser uma droga, pois seu organismo a produz, dificilmente será proibida. Mas vale salientar que os estudos sobre ela ainda não são conclusivos, e portanto não se tem certeza se a creatina produz algum efeito colateral.

José Ulysses de Castro e Carmo é estudante do 4o. período de educação física da Esefego.

Mande um e-mail para a direção do jornal.

Primeira - Anterior - Próxima - Última

© 1997 1998 1999 Jornal Integração Todos os direitos reservados
1