E agora, UFG?
Rodrigo Nunes Teles
- Seria cômico, se não fosse trágico, toda a série de medidas tomadas pelo nosso Presidente, Fernando Henrique Cardoso, no sentido de levar cada vez mais as Universidades Públicas ao caos e ao abandono. Mas, isso ainda não é o pior... A reação de grande parte dos alunos, especificamente da UFG - no sentido de ouvir essas medidas de forma passiva e "inconteste" - torna a situação ainda mais escabrosa.
- Nós, como alunos de Comunicação Social, aprendemos "direitinho", na faculdade, qual a diferença entre ser um "ator social", e ser um "espectador social". É claro que não é necessário cursar uma faculdade para se compreender isso, porém, já que nós a estamos cursando, creio que a nossa responsabilidade seja um pouco maior que a do resto da parcela da sociedade, também prejudicada, diga-se de passagem.
- Às vezes, nem parece que é com a gente !!! Talvez seja porque ao chegarmos em casa, temos pronta a nossa comida, "quentinha", ou ainda, não é necessário o nosso esforço pessoal, no sentido de manter as próprias despesas do lar. Perguntemos, pois, aos alunos do CEU o que eles vão fazer se a verba para a manutenção da Casa do Estudante for cortada ?!? Não é bom nem pensar... Não é ?!?
- Pois bem, se fomos abençoados com a possibilidade de uma condição de estudo relativamente tranqüila e de uma consciência um tanto quanto crítica, não deixemos passar o momento de buscar a preservação do que foi construído por nós, e para nós. Afinal de contas, nós como alunos de uma Universidade temos condições de integrar um movimento sério, organizado e responsável, que mantenha longe os "baderneiros e agitadores", e que possa manifestar o nosso posicionamento diante da política adotada atualmente.
- Não se trata de colocar uma culpa exclusiva em alguém, nem no governante, nem nos estudantes. Na minha opinião, a crítica mal intencionada apenas aumentaria os reveses, e diminuiria as chances de uma melhor negociação. Peço desculpas, caro leitor, se esse texto não tem uma estrutura gramatical aceitável, ou ainda, uma técnica jornalística adequada... Quis, tão somente, transmitir uma idéia.
Rodrigo Nunes Teles é estudante do 3o. ano de jornalismo da UFG.
- Mande um e-mail para Rodrigo Nunes Teles ou para a direção do jornal.
Primeira -
Anterior -
Próxima -
Última
© 1997 1998 1999 Jornal Integração Todos os direitos reservados
|