O "avanço" social da mulher ao longo dos anos II

Lara Guerreiro Pires

Após vários séculos sendo considerada inferior ao homem, a mulher, hoje, continua sendo considerada inferior por algumas pessoas sem cultura e noção histórica. A mulher faz papel secundário na história da humanidade? A mulher tem se interessado por assuntos diversos que não tem a ver com prendas domésticas? Que assuntos seriam esses? Economia, política, cultura?

Seria a economia, que é resultante de uma política governamental, que por sua vez é feita de pessoas que aprenderam a fazê-la por meio da cultura do país? Está conseguindo me acompanhar? Sim, ela se interessa por essa economia. Este assunto não é alheio aos assuntos do lar. Pois depende dessa economia o preço da cesta básica, da roupa, a mensalidade do colégio ou da universidade particular dos filhos. E o preço do ingresso daquela peça maravilhosa que o Nanini vai montar neste final de ano! A mulher, seus filhos e seu marido precisam comer, se vestir, de educação e querem se divertir. É, parece que a economia é um assunto de mulher...

Desde a antigüidade, as mulheres são primordiais assim como os homens. Sim, eles são... e não só para sustentar a casa. A mulher plantava, colhia, e guardava o fogo. O homem saía para caça, pesca ou guerra, um serviço muito elaborado mesmo... Uma onça caça, um urso polar pesca, e a guerra? Eles são tão importantes... Com os homens sempre fora (e quando voltavam nem sempre de uma caçada bem sucedida), a mulher, que antes só colhia os frutos, acaba por desenvolver a agricultura. Uma tarefa que depende de um bom raciocínio lógico: data de plantio, colheita, rotatividade do solo...

No século dezoito, Catarina II (1729-1796) é aclamada czarina da Rússia pelo povo. No século dezenove, mulheres já trabalhavam em fábricas, ganhando menos que os homens, mas não trabalhando menos, às vezes até mais. O trabalho infantil também já era explorado. Quem ficava em um escritório fumando charuto e contando níqueis eram os homens. Não todos, não quero ser injusta. Marie Curie junto com o marido descobre o elemento químico Rádio, que salvaria milhões de doentes de câncer.

Outras mulheres: Clarice Lispector, Anita Malfatti, Margareth Thatcher, Virgínia Woolf, a Carlita lavadeira que desde que o marido fugiu cuida dos quatro filhos sem ajuda de ninguém. A dona Marisa que se aposentou depois de mais de quarenta anos trabalhando em um hospital público. A Aparecida que cuida da sogra doente, enquanto o marido freqüenta o bar da Pisquila.

O homem já achou sim uma maneira de se satisfazer sexualmente independente da mulher. Isso de características de uma saudável relação heterossexual é conversa para gay enrustido dormir. Ser gay não é doença, portanto é uma maneira saudável de se satisfazer.

Lara Guerreiro Pires é estudante do 3o. ano de jornalismo da UFG.

Mande um e-mail para Lara Guerreiro Pires ou para a direção do jornal.

Primeira - Anterior - Próxima - Última

© 1997 1998 1999 Jornal Integração Todos os direitos reservados
1