O Cabaré do Fernando
Giordano Maçaranduba
- Dizem que F.H.C. é o Filho Homem de um Cabaré. Como no Aurélio, Cabaré é casa de diversões onde se bebe e se dança, não há nenhum mal que o presidente da república Fernando Henrique Cardoso adote essa incógnita temerária, afinal ele mais parece um palhaço de talkshow se esforçando para entreter os convidados com sua piadas sem graça: - "Agora todos serão iguais no que diz respeito à educação. Vou privatizar todas as instituições de ensino de todas as fases da educação, assim todo mundo vai pagar mensalidade. Não mais só o pessoal que estudava nos poucos colégios e universidades particulares existentes no País. Vou acabar com esse privilégio de estudar em instituição pública, com essa cambada de sanguessugas das verbas do governo. Agora o governo vai ter dinheiro em caixa, que guardaremos e impediremos que ele seja gasto em causas menores como educação, saúde e segurança pública. Afinal esse são assuntos que não são de responsabilidade do governo, e não são nem um pouco importantes!" Rá-rá-rá... só resta aos espectadores forçar uma risada para não deixar o palhaço mais sem graça do que efetivamente está.
- Algumas pessoas mais experientes até dizem que ele foi um malabarista de grande talento no Congresso Nacional, mas que a fama subiu-lhe à cabeça e decidiu tomar para si as rédeas do espetáculo que ocorre no País (é claro que teve que fazer uns conchavos para tomar o poder, "democraticamente" é claro). Assim fez um curso para palhaços na Universidade de Paris e observou os mestres no assunto: os norte-americanos da Fundação Multiplicadora de Idiotas, o famoso FMI. E acertou uns acordos com alguns palhaços velhos e barrigudos como Toninho Malvadeza para lhe ajudarem a contar algumas piadas antigas como: -"A população vai ter que fazer um pequeno esforço, a situação é proibitiva para reajuste salarial, portanto vocês vão perder um pouquinho, mas é tudo pelo País e a situação é provisória." Além disso eles tinham grande experiência em ARENA.
- Detalhe: a situação continua provisória desde o início do milagre brasileiro, quer dizer, aquela fase no começo dos anos 70 que conseguiu fazer o milagre de reduzir várias vezes o salário do brasileiro, que já é invisível para a imensa maioria. Aliás, o que é provisório no Brasil é mais duradouro que qualquer coisa definitiva.
- E realmente obteve resultados, transformou o País num senhor Cabaré, uma grande casa de shows com palhaços e malabaristas em que o povo sempre dança. Fernando Henrique Cardoso realmente obteve grande sucesso em se tornar um Cafetão exigente do povo brasileiro, os freqüentadores do País. De uma vez só, fez com que os freqüentadores adorassem o local e a espécie de semideus que ele se tornou e que, ainda, lhe dessem tudo o que possuíam, inclusive a si mesmos.
- O Cabaré Brasil se tornou um prostíbulo de maior sucesso no mundo. Mas que pode explodir a qualquer momento devido aos planos econômicos que expõem os gases e a fiação a um contato eminente, ou despedaçar por causa do novo método arquitetônico, o plano real que diz que tudo que puder ser desenhado num papel é plenamente exeqüível, mesmo que tenha que ser amparado por algumas contenções e se mantenha em medidas provisórias amparadas por uma base volúvel.
- É, realmente, um ótimo diretor para o País.
Giordano Maçaranduba é estudante do 4o. ano de jornalismo da UFG.
- Mande um e-mail para Giordano Maçaranduba ou para a direção do jornal.
Primeira -
Anterior -
Próxima -
Última
© 1997 1998 1999 Jornal Integração Todos os direitos reservados
|