Vai mais falar de esportes, jacu!!!
Guillermo A. B. Rivera
- Não, não sou prejudicado pelo racismo. Felizmente, também não sou vítima dos inúmeros meios de exclusão social dos quais nosso país dispõe. Sabe qual o preconceito que está me afetando? É o que existe contra o cronista esportivo.
- Pronto, pronto. Agora que você parou de rir e se reestabeleceu, quero lhe avisar que é sério. As demonstrações são várias. Desde inúmeras pessoas que sofrem de "síndrome Caderno 2" mas me criticam por não escrever nada de útil (agora, a programação de cinema em Goiânia) até pessoas que insinuam que só escrevo de esportes por não ser, digamos, hábil o suficiente para falar de outro assunto. Mesmo que meu texto talvez seja um dos poucos que não passam por nenhuma revisão ortográfica. Enfim. Meu assunto é repetitivo? Porque alguém que escreve desde a primeira edição sobre computadores ou filosofia não ouve a mesma crítica? Além disso, eu acho que deve ser menos desinteressante para um leitor de um jornal saber como vai o futebol no país do que ver as tentativas do jornalista de se expressar poeticamente ou de exprimir seus sentimentos em textos herméticos.
- Pois é. Os dois parágrafos acima são a minha retrospectiva 97/98 do primeiro aniversário do INTEGRAÇÃO. Expressam o meu descontentamento por ser tão mal aceito mesmo não fazendo críticas pessoais a nenhum colega (que pelo visto foram bem aceitas!!!), como tantas vezes aconteceu neste Jornal. Mas é a imagem que o cronista esportivo brasileiro escolheu para si desde o começo. Com raras exceções, são todos amadores, que possuem conhecimentos esportivos mínimos, em uma área do jornalismo repleta de panelinhas e vaidades. E eu fui me aventurar nessa área.
xxxxx
- Ahá!! Você pensou que depois desta chiadeira você estaria livre da seção esportiva? Nem a pau. Como o espaço é curto, vou apenas falar o que achei da nomeação de Wanderley Luxemburgo como técnico da SeleNike. Ótima, apesar de ser por motivos políticos. Um dos fins justificando os meios. E da Seleção que ele convocou? Não sei, não vi jogar. O jogo contra a Iugoslávia só aconteceu depois deste artigo ter sido escrito. Mas a convocação? Bem, achei que foi muito atendendo a pedidos populares e principalmente da imprensa paulista. Mas, enfim, João Saldanha fez o mesmo em 1969. Vamos ver no que vai dar...
Guillermo A. B. Rivera é estudante do 3o. ano de jornalismo da UFG
- Mande um e-mail para Guillermo A. B. Rivera ou para a direção do jornal.
Primeira -
Anterior -
Próxima -
Última
© 1997 1998 1999 Jornal Integração Todos os direitos reservados
|