Logotipo da ACIB O cantinho da Associação Cultural Ítalo-Brasileira do Rio de Janeiro Versão em italiano da página
Página principal Página anterior Retorna a página superior Próxima página
   
Especial
Forum
Mundo italiano: a Itália e os Italianos ao redor do mundo
Fatti e misfatti
Economia
Turismo
Esportes
Cultura e lazer
Culinária e gastronomia
O cantinho da Associação Cultural Ítalo-Brasileira do Rio de Janeiro
Notícias da Sociedade Italiana de Beneficiência e Mútuo Socorro
Notícias da AICS
Lugares interessantes na Internet
Notícias da AICS

acib2.gif (21900 byte)

Atividade da ACIB em 1999

Discussão depois do laboratório de línguaComo tem acontecido há vários anos, no final do segundo semestre, os professores da ACIB do Rio de Janeiro, da A.L.C.I.E.S. de Vitória, alguns da Dante Alighieri de Salvador e outros convidados, participaram de um curso de atualização ministrado pelos professores da Instituição IARD, de Milão. Este ano o curso foi dividido em duas seções: professores que atuam com crianças de idade escolar (de 29 de novembro, a dia 3 de dezembro) e os que atuam com adultos (de 6 ao dia 10 de dezembro). Entre os convidados, estava o professor Savastano de Valença, acompanhado A Secretária  de Cultura de Valença, com o Direttore Didattico e a equipe do IARD de Milãopela Secretária de Cultura daquela cidade, professora Maria da Glória Nogueira Rubião, e o Capitão Kátia D’Errico. No final das aulas e dos laboratórios, todos os participantes receberam um certificado. Não podiam faltar, para tornar a cerimônia de encerramento mais significativa, o senhor Cônsul Geral, doutor Giuseppe Magno, e o professor Saverio Civale, respetivamente, Provveditore agli Studi O Cônsul Geral, o Diretor "Didattico", a equipe do IARD e a presidência da ACIBe Direttore Didattico. O ano 1999 foi um ano de grandes avanços para a ACIB; a atual Presidência conseguiu sanar a situação econômica, altamente deficitária ao momento da posse, por causa, sobretudo, dos atrasos por parte do Governo Italiano. Foram concluídos vários convênios, entre eles o realizado com o Colégio Zacarias, com o SENAE, com o Colégio Olavo Bilac, no Jardim Guanabara, Ilha do Governador. Mas o resultado mais importante, será a assinatura do convênio, a ser concretizado em breve, com a Universidade Estadual do Rio de Janeiro, para os Cursos de Pós-Graduação para professores de letras do Estado. O Convênio é uma etapa indispensável para a introdução da língua italiana no curriculum escolar de alguns Municípios do Estado.

Fundado o Consiglio Italiano Lingua e Cultura (CILC)

Os presidentes de: Alcies, ACIB, ACIRS e CCI, em São Paulo.Uma importante iniciativa foi tomada, no dia 23 de julho, em São Paulo, pelas diretorias de algumas das instituições que ministram os Crsos de italiano no Brasil: a constituição do Consiglio Italiano Lingua e Cultura (CILC). O objetivo do Conselho é o de reforçar a divulgação, no território brasileiro, da língua e cultura italiana, através da seguintes ações: - participar na definição de um Plano Brasil; - contribuir para desenvolver as iniciativas existentes em vários estados do Brasil; - informar e promover o Plano Brasil, juntos aos orgãos diplomáticos consulares; - favorecer a formação continua e atualizada dos docentes, de acordo com universidades italianas; - incentivaros planos de inseriri o ensino do italiano no currículo escolar; - promover cursos profissionais para atender os investimentos italianos, no Brasil; - favorecer o retorno da cultura italiana; - partecipar dos projetos de manifestação cultural; - divulgar, juntos aos sócios, informação sobre bolsas de estudo italianas; - manter e promover contatos com as autoridades locais.

Concerto lírico na Sala ITÁLIA

Os protagonistas do ConcertoPara atender à sua vocação cultural, a ACIB, em colaboração com a diretora artística senhora, Julia Olga Mosciaro Rastaldo, organizou na Casa da Itália, no dia 30 de julho passado, um concerto lírico, tendo como intérpretes alguns prominentes cantores do Rio de Janeiro acompanhados pelo talentoso pianista Aurélio Vinícius Meleh. Os cantores tiveram a possibilidade de se exibir, demonstrando suas capacidades artísticas que os tornam, de direito, grandes intérpretes solistas. O repertório escolhido, lhes permitiu desenvolver suas altas dotes canoras. O Programa comprendia: I - Lucia di Lammermoor, de Donizetti - Sexteto "Chi mi frena in tal momento?", com Mariana Bittencourt, Robson Ribas, Ildebrando de Moura, Manoel Mendes, Angela Ferreira, Pedro Olivero. II - Il Trovatore, de Verdi - Aria "Stride la vampa", com Malú Mestrinho. III - Il Barbiere di Siviglia, de Rossini - Duetto "Dunque io son ... ", com Katya Kazzaz e Sérgio Villela. IV - Linda di Chamounix, de Donizetti - Aria "O luce di quest’anima ... ", com Mariana Bittencourt. V - La Rondine, de Puccini - Scena e Aria "Chi il bel sogno di Doretta", com Lucia Bianchini e Wladimir Cabanas. VI - Don Carlo, de Verdi - "Preludio, introduzione e scena del frate", com Robson Ribas, Ildebrando de Moura e Pedro Olivero. VII - La Favorita, de Donizetti - Aria "O mio Fernando ... ", com Malú Mestrinjo. VII - L’Italiana in Algeri, de Rossini - Septeto "Stretta Finale"", com Katya Kazzaz, Pedro Olivero, Wladimir Cabanas, Regina Coeli, Angela Ferreira, Sérgio Villela e Ildebrando

Os alunos do Colégio Bennett exibem seus trabalhos "Fazendo e Acontecendo"

bennet1.jpg (26862 byte)Os alunos das sextas séries do Colégio Bennett, que estão aprendendo a língua italiana segundo o convênio assinado com a ACIB, apresenteram seus trabalhos no âmbito do projeto interdisciplinar do Departamento de Ensino Fundamental. bennet3.jpg (18982 byte)

Depois de ter assistido à palestra do vice-presidente da ACIB sobre a informação escrita e falada, os alunos orgulhosamente mostraram os trabalhos feitos, inspirados ao turismo a Itália e nos Estados Unidos.

 

Curso de informática na ACIB do Rio de Janeiro

Curso de informática dos professores de italiano da ACIB.Terminados os cursos de informática para os próprios professores, a ACIB assinou convênio com a Sociedade Italiana de Beneficência e Mútuo Socorro, para ministrar o mesmo curso aos funcionários daquela entidade. O professor Pedro Salvaro, que ensina o uso do computador, é um dos alunos dos cursos de italiano, no Catete. O próximo passo será o de iniciar as aulas de informática especialmente para os alunos da ACIB e para os descendentes de italianos, a preços bem convenientes. Quem estiver interessado, pode contatar a Associação, na Avenida Antonio Carlos, 40/3º andar ou pedir informações pelos telefones: (021) 220 9405 - 240 0623.

  O quadrimestre está prestes a terminar o que permite tentar um balanço deste primeiro período de 1999. Nas 17 sedes onde se leciona o idioma italiano, o número de alunos atingiu a cota de 2552. Desses, 1075 são adultos e 1477 na idade escolar. Recentemente o Cônsul Geral da Itália, Dr. Giuseppe Magno, teve a oportunidade de visitar o prestigioso Colégio Dom Pedro II, onde ilustrou a história recente da Itália. Este Colégio renovou há pouco o convênio com a ACIB. (O discurso do Senhor Cônsul está na página "Editiorial" em português)

   
Início da página Página principal Página anterior Retorna a página superior Próxima página

 

1