PRODECER

INFORMAÇÕES GERAIS: O PRODECER-Programa de Cooperação Nipo-Brasileira para o Desenvolvimento do Cerrado, é coordenado pela CPA/CAMPO-Companhia de Promoção Agrícola, e executado por cooperativas. Está na sua terceira etapa (PRODECER III), cujos projetos-pilotos estão localizados em Balsas-MA e Pedro Afonso-TO. A execução do projeto de Pedro Afonso no Estado do Tocantins é da COOPERSAN-Cooperativa Agropecuária Mista de São João Ltda., e assentará colonos com tradição agrícola que usufruirão de linhas de crédito e tecnologias apropriadas. Em julho de 1995, a CAMPO contratou a EXPERT-Engenharia Ambiental, Projetos e Serviços para elaborar o EIA/RIMA deste empreendimento. A área do projeto tem como cobertura natural a vegetação de cerrado (savana).


Rio do Sono nos limites da área do projeto. Estado do Tocantins
Prefeito, Yoshi (JICA) e Leonam


Verificando a textura do solo no local do empreendimento. Leonam


Pivot central que será utilizado para irrigação

CARGO E FUNÇÃO: Engenheiro agrônomo/Consultor (EXPERT)

ATUAÇÃO: Elaboração de proposta técnico-comercial, coordenação de equipes multidisciplinares, planejamento e execução de campanhas de campo para coleta de informações, levantamento de solos, classificação de terras para irrigação, avaliação da aptidão agrícola, levantamento da situação fundiária, estudo dos aspectos legais e institucionais, diagnóstico e prognóstico ambiental, identificação e avaliação de impactos, proposição de medidas mitigadoras, preventivas e maximizadoras, elaboração do zoneamento ambiental, definição do plano de gestão ambiental.


TRABALHOS EXECUTADOS:
Estudo de Impacto Ambiental-EIA e Relatório de Impacto Ambiental-RIMA do Projeto de Colonização Agrícola de Pedro Afonso, Estado do Tocantins (3 volumes)

Campanhas para coleta de dados em diversos municípios da área de   influência

Reuniões técnicas com representantes do governo, universidades e outros orgãos


OBSERVAÇÕES E CURIOSIDADES:
A área total do projeto é de aproximadamente 40.0000 hectares, sendo estinados 50% para preservação permanente, como Reserva Legal

O projeto localiza-se na região compreendida entre o rio Tocantins e o rio do Sono, em terreno plano onde dominam solos de textura média (Latossolos franco-argilosos)

Cada colono receberá um lote de aproximadamente 940 hectares, onde 50 ha são destinados à irrigação, 400 ha para culturas anuais como soja, arroz, feijão e milho; as culturas perenes indicadas são: citrus, manga, mamão, café e seringueira.

O Estado do Tocantins que foi desmembrado do Estado de Goiás, localiza-se no limite sul da Amazônia propriamente dita, sendo unidade componente da chamada Amazônia Legal.

 

   HOME # PROJETOS # RADAM # GEBAM # TUCURUI # JARI # SERRA LESTE  # CURRICULUM  
MSG # ZONEAMENTO # APIACÁS # PRIMAVERA # OUTROS # ARTIGO # GALERIA

 

 

Copyright © 2003  Leonam Furtado Pereira de Souza. Todos os direitos reservados. All rights reserved.

1