RADAM / RADAMBRASIL

INFORMAÇÕES BÁSICAS: O projeto RADAM (Radar na Amazônia), criado em 1970, foi inicialmente concebido para realizar o levantamento integrado dos recursos naturais de uma área de 1.500.000 km2 localizada na faixa de influência da rodovia Transamazônica, utilizando como sensor o Radar de Visada Lateral (SLAR=Side Looking Airbone Radar). Com o sucesso obtido nesta etapa, sua abrangência foi gradativamente aumentada para toda a Amazônia Legal, até atingir, em 1975,  a totalidade do território nacional, quando passou  a se denominar projeto RADAMBRASIL


Helicóptero na floresta amazônica

Amostragem com trado
Leonam e Airton

Amostragem de solos em trincheira
Leonam

CARGO : Engenheiro  Agrônomo/Técnico da Divisão de Pedologia (Belém,1974-1977);Assistente de Divisão (Goiânia e Salvador,1977-1985); Coordenador de Divisão (Goiânia, 1977-1985) 

ATUAÇÃO: Interpretação de imagens de radar, satélites e fotografias aéreas, planejamento e execução de operações de campo, coleta de amostras, avaliação da aptidão agrícola das terras, descrição de perfis de solos, interpretação de dados analíticos, integração temática, coordenação de equipes, apresentação e divulgação de trabalhos em congressos , simpósio e reuniões técnicas, confecção de mapas e relatórios


No alagado sobre buriti

Técnicos em campo

Operação com barcos. Rio Juruá

PERÍODO DE ATUAÇÃO NO PROJETO: 1974 a 1985


Helicóptero saindo da clareira

Operação de rapel

Cobra jibóia. Br-080, MT
Novaes e Leonam

 

ALGUNS TRABALHOS EXECUTADOS:
Levantamento Exploratório de Solos e Avaliação da Aptidão Agrícola* das Folhas:

SB.19 JURUÁ*
NA.20 BOA VISTA*
NA.21TUMUCUMAQUE*
NB.20/21 RORAIMA*
SC.20 PORTO VELHO
SA.21 SANTARÉM

SA.19 IÇÁ *
SB.19 JAVARI*
SC.18 CONTAMANA*
SC.19 RIOBRANCO*
SD.20 GUAPORÉ
SC.21 JURUENA

SD.22 GOIÁS
SC.22 TOCANTINS
SE.21 CORUMBÁ
SD.24 SALVADOR
SD.23 BRASÍLIA
SE.22 GOIÂNIA

 

Mapa de Grupo de Solos do Estado de Goiás, escala 1:1.000.000
Reconhecimento de Solos com Alta Intensidade, Aptidão Agrícola e
   Zoneamento Agrícola das Glebas 1 e 6 do Projeto Machadinho. Rondônia
Mapa de Aptidão Agrícola das Terras da Amazônia Legal
Levantamento de Solos das Glebas Cap. Sílvio e Marmelo Rondônia
Operações de Campo do Convênio OEA/RADAM Pantanal Matogrossense

 

OBSERVAÇÕES E CURIOSIDADES: 

o emprego do radar permitiu, pela primeira vez na Amazônia, um imageamento homogêneo, com cenas de boa qualidade, uma vez que a nebulosidade e as chuvas intensas nesta região, tornam-se fatores impeditivos ao uso de produtos de outros sensores, por exemplo : fotografias aéreas.

551 mosaicos semicontrolados de radar na escala 1:250.000 foram interpretados, resultando 38 volumes da Série LRN (4 ainda inéditos), acompanhados dos respectivos mapas temáticos na escala 1:1.000.000 (solos, geologia, vegetação, geomorfologia e uso potencial da terra).

o RADAM foi extinto por força do Decreto 91.293 de 31/05/1985, e a maioria de seu pessoal especializado e do seu acervo de dados técnicos foram incorporados pelo  IBGE.

sem o uso de helicópteros e barcos uma parte significativa dos pontos de amostragens não poderiam ser alcançados; o convênio RADAM/FAB viabilizou um efetivo e racional emprego dessas aeronaves e diminuiu sensivelmente o número de acidentes e vôos perdidos (sem atingir os pontos programados), comparativamente ao uso anterior de helicópteros particulares.

infelizmente, até hoje, para uma grande área da Amazônia, só existem as informações do RADAM, e que agora estão sendo atualizadas, sistematizadas e informatizadas pelo projeto SIVAM.

constata-se que muitos projetos agropecuários feitos na Amazônia, para "economizar" com a obtenção de dados mais detalhados, apenas copiavam as cartas do RADAM, ampliavam o delineamento sem acrescentar uma única informação mais recente de campo. Assim, muitos não foram bem sucedidos.........

HOME # PROJETOS # PRODECER # SIVAM # GEBAM # TUCURUI # JARI  # SERRA LESTE  
MSG # ZONEAMENTO # APIACÁS #  PRIMAVERA # OUTROS # ARTIGO # GALERIA # CURRICULUM
Copyright © 2003  Leonam Furtado Pereira de Souza. Todos os direitos reservados. All rights reserved.

1