A real e ignorada importância da esquerda

Robson Souza da Rocha

É de se lamentar ver tal jovem que, aparentemente tão esclarecido, ignore as duas principais funções dos partidos "esquerdistas".

Você, Luiz Roberto Cupertino, no artigo "O milagre oculto do socialismo", desconhece a fundamental importância dos esquerdistas já que eles vivem para encontrar, investigar e espalhar os podres de seu sistema político. Os partidos esquerdistas são, na maioria das vezes, responsáveis pelo abrimento de inquéritos e CPIs - o processo que derrubou Fernando Collor de Melo foi aberto por um. Os socialistas estão aí, fazendo com que a realidade da reforma agrária e a dívida ETERNA sejam difundidas nos meios de comunicação. Você nunca ouviria falar de um cidadão analfabeto que luta por sua terra se fosse depender de um filósofo ou jornalista como Luiz Roberto Cupertino, mas ouve, ouve tanto que incomoda os seus ouvidos o fato de eles viverem numa plena miséria, e você não.

Os esquerdistas estão aí também para fazer com que o povo saiba realmente seus direitos. Na Ditadura Militar, foram responsáveis por numerosas paralisações, as quais aceleraram o processo de abertura política. Quem clamou por liberdade na ditadura? Os direitistas da classe média?... Os partidos políticos de esquerda são a base de uma filosofia de oposição, que, mesmo se sendo contra, não se pode desprezar. O socialismo é o ópio que enfeitiça aqueles que não têm nada, é utópico, mas ajuda a criar no mundo indivíduos capazes de amenizar o sofrimento destes.

É certo dizer que o socialismo, o qual vimos durante quase todo este século, é diferente do teórico. Ninguém hoje em partidos políticos de esquerda, principalmente o PCB, deseja criar uma ditadura, creio que para o seu artigo faltou um pouco de pesquisa. As ditaduras de esquerda no mundo é claro que foram prejudiciais e assassinas. Mas sem a Alemanha Oriental gozando de saúde e educação para todos, a Ocidental não teria hoje o maior investimento social de todo o planeta.

Antes de jogar algumas palavras em um meio de comunicação, por favor, meça suas palavras e, principalmente, estude e reflita sobre o que diz. Acho que cinco anos de filosofia não foram somente aproveitados em festas...

Robson Souza da Rocha é estudante do 3º ano do 2º grau no Colégio Madre Mazzarello de São Paulo (SP).

Mande um e-mail para a direção do jornal.

Primeira - Anterior - Próxima - Última

© 1997 1998 1999 Jornal Integração Todos os direitos reservados
1