Todos contra a Lusa

Guillermo A. B. Rivera

Parece título de artigo escrito por um torcedor fanático e/ou paranóico da Portuguesa. Portanto, quero esclarecer que sou torcedor de um clube do Rio Grande do Sul, e não tenho qualquer vínculo afetivo com nenhum clube paulista. Mas quero lembrar ao leitor um fato vergonhoso ocorrido neste mês de maio: a eliminação da Portuguesa do Campeonato Paulista de Futebol deste ano.

Porquê vergonhoso? Porque, ao contrário do que normalmente ocorre, quem eliminou a Portuguesa não foi seu adversário, o Corinthians, nem as deficiências da própria equipe da Lusa, mas o árbitro Javier Castrilli. Explico. A Portuguesa vencia o jogo por 2 a 1. O jogo se aproximava do final, e a vitória colocava a equipe rubro-verde na Final do certame. Um empate levaria o Corinthians à final mas, a essa altura, tal resultado parecia improvável. De repente, um cruzamento vindo da esquerda, bola na área da Lusa e... pênalti! O árbitro viu toque de mão do zagueiro da Portuguesa, sendo que ele claramente amorteceu a bola no peito. Rincón, destacado para cobrar a penalidade, não hesitou e converteu. 2 a 2 Corinthians finalista.

A decisão de Castrili, além de arruinar o trabalho feito pela Portuguesa ao longo do ano, faz o espectador alerta levantar suspeitas. Afinal, será que era interessante para a FPF que a Portuguesa fosse finalista do Campeonato Paulista? Sei que estou sendo anti-ético ao levantar esta questão sem provas, mas não custa nada refletir. Porque, por exemplo, o que mais dá audiência, uma final envolvendo São Paulo e Corinthians ou uma envolvendo São Paulo e Portuguesa? Bom para a TV, essa eliminação da Lusa. Qual dá maior público nos estádios? Bom para o Grupo VR, que adquiriu os direitos das rendas do Paulistinha, essa eliminação da Lusa.

Eu me lembro quando foi denunciado o esquema de arbitragem do Rio, em 1994. Uma frase ecoou em minha mente: "Não pode dar resultado que não interesse à Federação." Será que se investigarmos a arbitragem em SP, nós não ouviremos algo semelhante?

PS.: São Paulo inventa, Goiás copia: no jogo Itumbiara X Goiás. METERAM A MÃO NO ITUMBIARA. Ou você acredita que o Aloísio sofreu pênalti?

Guillermo A. B. Rivera é acadêmico do 3o. ano de jornalismo da UFG.

Mande um e-mail para Guillermo A. B. Rivera ou para a direção do jornal.

Primeira - Anterior - Próxima - Última

© 1997 1998 1999 Jornal Integração Todos os direitos reservados
1