O preço da disseminação

Claudio Haruo Yamamoto

A popularização da Internet trouxe à tona um tópico importante: a segurança (ou a insegurança) que ela proporciona. Aqueles que de alguma forma já lidaram (ou lidam diariamente) com microcomputadores alguma vez ouviram falar sobre invasões dos chamados "hackers" que correspondem àqueles que utilizam dos recursos da Internet (internautas) com um conhecimento razoável sobre tecnologia e que se gabam em invadir áreas restritas, as chamadas áreas de acesso controlado.

Uma aplicação que está diretamente relacionada à questão da segurança é a declaração do Imposto de Renda pela Internet. Implantado no ano passado no Brasil (um dos pioneiros na área), a declaração de bens por este meio se popularizou rapidamente e a estimativa é de crescimento rápido, em pouco tempo, até um patamar elevadíssimo. A facilidade e rapidez deste processo são razões mais que convincentes para a sua disseminação.

Outra tendência que desponta como sendo uma das mais promissoras na área da informática é o comércio eletrônico (efetuado com cartões de crédito, ou futuramente, com o chamado e-cash, conhecido como dinheiro eletrônico). A segurança, neste meio, é de extrema importância, uma vez que pode envolver grandes quantias e eis então um alvo para os criminosos "cibernéticos".

Via de regra, qualquer dado trafegado pela grande rede está sujeito a violações. Além dos serviços mencionados, tem-se ainda o serviço de correio eletrônico (e-mail), bate-papos (chats), dentre outros. Para contornar ou pelo menos amenizar o problema, milhões de dólares são gastos pelas empresas para proteger o que há de mais importante neste contexto: a informação.

Claudio Haruo Yamamoto é acadêmico do 3o. ano de ciência da computação da UFG.

Mande um e-mail para Claudio Haruo Yamamoto ou para a direção do jornal.

Primeira - Anterior - Próxima - Última

© 1997 1998 1999 Jornal Integração Todos os direitos reservados
1