FLORAIS DE MINAS
Página 3
Nesta página 3 estão os resumos das essências de P a Z, na página 1 estão as essências de A a F e na página 2 estão as essências de G a O.
PASSIFLORA (Passiflora edulis)
Para os medos vagos ou indefinidos, como medo de fantasmas, espíritos e maus presságios. Medos do desconhecido e de fenômenos paranormais. São indivíduos altamente influenciáveis, supersticiosos e com pouca confiança em si. Ficam apreensivos com a possibilidade de ocorrerem fenômenos paranormais, com a opinião de "bruxos" sobre o futuro, etc. São susceptíveis a ataques súbitos de ansiedade ou apreensão porque imaginam que algum mal iminente está para acontecer ou porque sentem medo de serem perseguidos ou castigados. Útil em distúrbios que ocorrem durante o sono, como sonambulismo, pesadelos, bruxismo, enurese noturna, etc. Pode ser utilizado naquelas pessoas que sentem as manifestações físicas de apreensão, como calafrios, suores e arrepios. Passiflora ajuda-os a desenvolver os conceitos de determinação, coragem e fé tão necessários para superar este problema.
Nome popular: Maracujá.
Coloração: violácea.
Florais de Bach: Aspen (Populus Tremula).
|
PASTORIS (Zeyheria montana)
Para a pessoa desconfiada, que acredita que os outros possuem idéias hostis para com ela. Paranóica, retraída. Criam enormes barreiras na sua convivência social, pois não conseguem ter pensamentos positivos com relação às intenções e atitudes alheias. Falta-lhes empatia, fraternidade, benevolência e receptividade para superarem suas dificuldades de convivência. Tendem a se isolarem tanto social e grupalmente, quanto familiarmente. Ajuda no tratamento de dermatoses.
Nome popular: Bolsa-de-pastor.
Coloração: amarela.
|
PHYLLANTHUS (Phyllanthus niruri)
Phyllanthus é recomendado para aqueles indivíduos que buscam altos ideais em suas vidas e que, em nome destes ideais, perdem sua flexibilidade e liberdade interior (um vegetariano radical, por exemplo). Para aqueles que são extremamente exigentes consigo mesmos e desejam ser um exemplo. São rígidos moralmente e tem a tendência de negar suas necessidades. São sistemáticos, metódicos, teimosos, disciplinados, perfeccionistas e sóbrios. Auto-repressão e auto-martírio. Esta rigidez psíquica pode provocar uma rigidez na musculatura corporal e uma tensão que se reflete no sistema circulatório. Problemas advindos deste processo (cálculos internos, dor muscular, hipertensão arterial, etc) podem ter sua resolução ajudada por esta essência. Útil quando é necessário remover resistências ao tratamento floral. A essência Phyllanthus desperta a alma para os conceitos de maleabilidade, espontaneidade e brandura para consigo mesmo.
Nome popular: Quebra-pedra.
Coloração: verde.
Florais de Bach: Rock Water.
|
PINUS (Pinus elliottii)
Para aqueles que nutrem sentimentos de culpa exagerados. Auto-condenação e recriminação, até quando o erro é dos outros. Remorso e arrependimento. São incapazes de se perdoar. Para aqueles que vivem se desculpando, que acreditam estar sendo desagradáveis ou que estão prejudicando alguém. Estas pessoas podem ser vítimas de reumatismo, anorexia, enxaqueca, problemas pulmonares, impotência e frigidez sexual, entre outros. Pinus promove um renascimento interior no qual a pessoa se vê como alguém digno, capaz de ser feliz e de fazer o bem.
Nome popular: Pinheiro.
Florais de Bach: Pine (Pinus sylvestris).
|
PIPERITA (Mentha piperita)
Para a pessoa que é lenta, tanto física como mentalmente. Esta lentidão está presente no pensamento, na fala, nas atividades que desenvolvem, nas decisões a serem tomadas, etc. São pessoas que se atrasam nos compromissos, que demoram à se "tocar" do que acontece a sua volta, que são lentas para entender e fazer uma lição escolar e que, por serem lentas e não acompanharem a velocidade dos acontecimentos, ficam avoadas e desconcentradas. A essência Piperita ajuda-as a terem mais vivacidade e velocidade, assim elas conseguem viver focalizadas no presente. Útil quando há dificuldade de aprendizado.
Nome popular: Hortelã-pimenta.
Coloração: violácea.
|
PLANTAGO (Plantago major)
Para as pessoas que tem medo de viver plenamente a vida, que evitam correr riscos, evitam o novo, o inesperado e as fantasias. São pessoas sóbrias, inseguras, áridas e que vivem com a sensação "de estar no tempo e lugar errado". Elas não se soltam, têm medo de serem alegres, de se entregarem, amarem e sonharem. Útil nos casos de doenças respiratórias, alergias, nos vícios e enurese noturna. A essência Plantago ajuda-os a agir com coragem e entusiasmo, ao despertar os conceitos relativos a confiança e abundância presentes nos fatos cotidianos da vida.
Nome popular: Tanchagem.
Coloração: esverdeada.
|
PSIDIUM (Psidium virescens)
Para aquele que sente-se perto de um colapso nervoso. Medo de perder o controle e agredir a si mesmo ou aos entes queridos. Desespero e descontrole. Medo de ficar "louco", de se matar ou "explodir". Súbitas explosões emocionais, agitação, fúria e impulsividade. Para quando o indivíduo não consegue imaginar outra saída para uma situação que não seja violenta. Para os que são agressivos e de "estopim curto". Para as crianças que fazem muita birra, para a enurese noturna e distúrbios do sono. A essência Psidium ajuda-os a enfrentar as situações mais adversas da vida com coragem e força interior. O indivíduo aprende a superar estes momentos terríveis com consciência e serenidade.
Nome popular: Gabirobeira.
Coloração: branca.
Florais de Bach: Cherry Plum (Prunus cerasifera).
|
ROSA CANINA (Rosa Canina)
Para as pessoas apáticas, sem ambição e resignadas com a vida. Para a insensibilidade emocional e a indiferença. Para os que não se entusiasmam com nada, para os desvitalizados, com fadigas constantes e fatalistas, que se entregam sem lutar. São pessoas que levam uma vida monótona, tediosa e com perspectivas pessimistas. Útil nos casos de anemia, problemas ginecológicos e nas debilidades orgânicas. A essência Rosa Canina ajuda-as a retomar o interesse, o gosto, e a ter um propósito de vida, pois estas pessoas desistiram de viver.
Nome popular: Rosa-silvestre.
Coloração: rosa.
Florais de Bach: Wild Rose (Rosa canina).
|
ROSMARINUS (Rosmarinus officinalis)
Para as pessoas que não conseguem se fixar no aqui-agora. Elas estão sempre "voando", buscando nos sonhos o prazer que não conseguem desfrutar no presente. Para os distraídos e desatentos, para a falta de atenção e concentração. São pessoas mais propensas a acidentes, baixo aprendizado escolar e apresentam maior dificuldade de memorizar o que acontece no mundo à sua volta. Para os sonolentos, ausentes e indiferentes. É muito útil quando ocorre perda dos sentidos, estados de coma, em caso de acidentes e em situações estressantes em que a pessoa tem que manter o "pé no chão". Útil nos casos de problemas na circulação sangüínea, cardiotônico, ajuda na memória. A essência Rosmarinus favorece o enraizamento do indivíduo no mundo, ajudando no desabrochar da sua existência e levando-o a uma vida com mais criatividade, vivacidade, vitalidade e entusiasmo.
Nome popular: Alecrim.
Coloração: azul.
Florais de Bach: Clematis (Clematis vitalba).
|
RUTA (Ruta graveolens)
Para aquelas pessoas incapazes de colocar limite nos outros. Não sabem dizer não. São pessoas de boa índole, que querem agradar e acabam sendo exploradas. Negligenciam suas necessidades a favor das necessidades alheias. Possuem personalidades influenciáveis, fracas e inseguras. Muitas vezes chegam a copiar gestos, modos de falar, modo de se comportar e idéias daqueles a quem se submetem. O que elas buscam ao agradar o próximo é receber em troca reconhecimento e aprovação. Útil nos casos em que, temporariamente, a pessoa perde sua força de vontade. Esta essência ajuda a proteger o campo áurico das influências negativas. Ruta desperta a pessoa para a retomada do poder sobre sua vida, para a autodeterminação, força de ego e autenticidade.
Nome popular: Arruda.
Coloração: amarela.
Florais de Bach: Centaury (Centaurium erythraea).
|
SALVIA (Salvia officinalis)
Para aqueles que estão sempre repetindo os mesmos erros. Dificuldade de aprendizado. Útil como coadjuvante em casos de doenças periódicas, alergias e problemas digestivos. Para os que são distraídos, esquecidos e lentos no aprendizado. Para os que tem uma visão superficial da vida, pois agem de forma massificada, sem refletir, sem avaliar e estão pouco interessados em perceber quais são as suas dificuldades e erros. A essência Salvia ajuda-os a transformarem as experiências em aprendizado e amadurecimento.
Nome popular: Salvia.
Coloração: azul.
Florais de Bach: Chestnut Bud (Aesculus hippocastanum).
|
SAMBUCUS (Sambucus australis)
Esta essência é para o medo. Medo do descontrole sobre as atividades do corpo físico, como no caso de tremores, tiques nervosos, enurese noturna, pesadelo, gagueira e roer unhas. Útil nos casos de estados obsessivos, na agressividade verbal e física, na agitação corporal e sempre que houver desorganização nas atividades do corpo físico. A essência Sambucus ajuda a pessoa a recuperar o controle sobre as atividades do corpo e a enfrentar o medo de falhar e perder o controle.
Nome popular: Sabugueiro.
Coloração: branca.
|
SEMPERVIVUM (Helichrysum bracteatum)
Para aqueles indivíduos que se sentem exauridos física e psiquicamente. Esgotamento total, sem força, cansaço físico e psíquico profundo. Esta exaustão pode aparecer naqueles que lutam contra enfermidades prolongadas, naqueles que levam uma vida estressante com pouco tempo de repouso e laser, naqueles que estão submetidos a pressões internas ou externas fortes, naqueles que estão submetidos a acúmulos de atividades e esforços desgastantes, etc. Esta essência ajuda-os a fortalecer o corpo e a mente e a recuperar o equilíbrio vital.
Nome popular: Sempreviva.
Coloração: várias colorações.
Florais de Bach: Olive (Olea europaea).
|
SILENE (Silene armeria )
Para aquelas pessoas que se comportam como "camaleão", sempre assumem a "cor" do ambiente em que estão. Ou seja, seu modo de ser, pensar e agir depende do meio em que estão no momento. Se estão conversando com uma pessoa concorda com esta, se está conversando com outra pessoa que tem um outro ponto de vista, também concordam com ela. Possuem uma fraca identidade pessoal, por isto não conseguem ser verdadeiras, sinceras e autênticas. É comum serem pessoas que vivem "enroladas" pois assumem vários compromissos que não conseguem cumprir e recorrem constantemente à mentiras e falsidades para justificarem-se.
Nome popular: Alfinetes.
Coloração: rósea.
|
SINAPSIS (Sinapsis arvensis)
Para aqueles que padecem de profunda melancolia e de depressão de caráter cíclico e sem uma causa definida. Tristeza, desesperança. A essência Sinapsis ajuda aquelas pessoas que de repente e sem motivo aparente se vêem desesperados, profundamente melancólicos e depressivos. Para depressões endógenas e tendências suicidas. A essência ajuda no recuperar da fé e da serenidade.
Nome popular: Mostarda.
Coloração: amarelo-limão.
Florais de Bach: Mustard (Sinapsis arvensis).Obs: Sonchus atua sobre depressões com causa definida, Sinapsis atua sobre depressões cujas causas são desconhecidas.
|
SONCHUS (Sonchus oleraceus)
Para aqueles que sofrem de depressão por um motivo identificável. Para os desanimados, pessimistas e céticos. Para os que desistem facilmente e por este motivo amargam inúmeras derrotas na vida. Para os momentos da vida em que a tomada de uma decisão pode nos deixar depressivos. A essência nos traz os elevados conceitos de fé, esperança e perseverança.
Nome popular: Serralha.
Coloração: amarela.
Florais de Bach: Gentian (Gentianella amarella).
|
TABEBUIA (Tabebuia chrysitricha)
Para aquelas pessoas que encontram-se em uma situação aparentemente sem saída ou sem opção e que necessitam buscar força, no fundo de sua alma, para superar este obstáculo. Para as pessoas que estão passando por um novo recomeço, por uma doença grave ou por uma transição na vida e que precisam concentrar seus recursos internos para obter uma auto-cura ou uma superação. Para os que se sentem dispersos ou sozinhos para enfrentar um problema na vida, e que precisam potencializar suas forças, autocontrole e concentração. A essência Tabebuia desperta o ser para sua capacidade de auto-salvação.
Nome popular: Ipê-amarelo.
Coloração: amarela.
|
TAGETES (Tagetes patula)
Para aqueles que viveram ou vivem alguma situação traumática de natureza física, mental ou emocional. Para os que necessitam de conforto após algum infortúnio. Para aqueles que passaram por qualquer choque ou trauma em qualquer época de suas vidas. Estes traumas podem permanecer "adormecidos" por muitos anos e quando finalmente manifestam-se podem provocar problemas tanto a nível comportamental / ideativo, quanto a nível físico. Paralisias, perda de memória, mudez e câncer são alguns dos efeitos físicos possíveis. Para os que viveram perdas, sustos e desilusões profundas e que permitiram que este sofrimento se cristaliza-se em seu interior ao não enfrentarem realmente a sua dor e que por isto continuam a sofrer. A essência Tagetes ajuda estes indivíduos a dissolverem seus núcleos traumáticos e a iniciarem um novo recomeço.
Nome popular: Cravo-de-defunto.
Coloração: amarela, marrom ou ferrugem.
Florais de Bach: Star of Bethlehem (Ornithogalum umbellatum).
|
TARAXACUM (Taraxacum officinale)
Para as pessoas que possuem uma visão superficial da realidade, pois não conseguem avaliá-la detalhadamente. Para aquelas que tem dificuldade de expressão e de desenvolver um raciocínio mais elaborado, pois sua compreensão da vida é grosseira. Para aquelas que possuem pensamentos cristalizados e que, muitas vezes, tornam-se fanáticas. Útil nos casos de enrijecimento corporal e nos problemas com os órgãos de percepção. Favorece a limpeza e purificação do sangue. A essência Taraxacum ajuda na postura de vivenciar de modo profundo a própria vida e avaliá-la com sabedoria.
Nome popular: Dente-de-leão.
Coloração: amarela.
|
THUMBERGIA (Thumbergia alata)
Para os autoritários, ambiciosos, inflexíveis, tirânicos e insensíveis. Buscam excessivamente o poder. Às vezes são sádicos e cruéis. Para aqueles que procuram impor suas vontades sobre os outros. Possuem personalidades muito fortes, são egoístas e desconsideram a capacidade alheia. Não toleram desafio à sua autoridade. Muitas pessoas que sofrem com doenças como hipertensão, tensão muscular, impotência sexual e dores na coluna podem necessitar desta essência. Thumbergia ajuda-os a aprender a usar seu poder e liderança com respeito e benevolência.
Nome popular: Carólia.
Coloração: amarelo-alaranjado.
Florais de Bach: Vine (Vitis vinifera).
|
TRIMERA (Baccharis trimera)
Para os que são ansiosos, apreensivos e temerosos com o que de ruim possa acontecer com seus entes queridos. Superproteção, preocupação excessiva, opressão. Para os que só pensam em fatos negativos se algum ente querido se atrasa a um encontro ou no retorno ao lar. Vínculo interior excessivo e patológico com outra pessoa (vínculo simbiótico). Para aqueles cujo desejo positivo de cuidar e amparar ficou exagerado e deturpado, pois não tem confiança na capacidade do outro se defender frente aos obstáculos da vida. Para todos os que sofrem com a liberdade de quem gostam. A essência ajuda-os a terem paz e a entenderem que cada um vai passar pelas provações necessárias ao seu desenvolvimento. Assim eles podem recuperar a dimensão positiva do cuidar, amparar e orientar.
Nome popular: Carqueja.
Coloração: branca.
Florais de Bach: Red Chestnut (Aesculus carnea).
|
TROPAEOLUM (Tropaeolum majus)
Os indivíduos que necessitam de Tropaeolum são reservados, contidos, solitários e orgulhosos. São independentes e elitistas. Não interferem na vida alheia e geralmente possuem uma atitude de desprezo para com os outros. São frios emocionalmente e nutrem uma grande auto-valoração. São indivíduos que levantaram uma barreira que não permite aos demais compartilharem com eles. Neste isolamento a que se impuseram eles perderam sua humildade. Estão dominados por sentimentos como arrogância, superioridade, desprezo, desdém, etc. A essência Tropaeolum ajuda-os a reconectarem com os sentimentos de humildade e, assim, retomarem o prazer em compartilhar, em conviver e trocar com o próximo.
Nome popular: Capuchinha.
Coloração: vermelha, amarela, salmão ou laranja.
Florais de Bach: Water Violet (Hottonia palustris).
|
VERBENACEA (Cordia verbenacea)
Para aqueles que gostam de convencer os outros de que seu ponto de vista é melhor. São inflamados e ansiosos. Possuem grande força de vontade para realizar o que desejam e combater as injustiças. Para os fanáticos e para os militantes de uma causa que fazem desta causa sua própria vida. Útil como "antiinflamatório" floral. A essência Verbenacea ajuda-os a agir com sabedoria, paciência e desapego.
Nome popular: Erva-baleeira.
Coloração: branca.
|
VERNONIA (Vernonia polyanthes)
Para aqueles cuja inserção social e posição hierárquica desperta revolta, insubordinação, conflitos e questionamentos. São pessoas que não aceitam que outros tenham ascendência sobre elas. Para a desobediência infantil, para desorganização, para os conflitos com autoridade. Para os que agem de forma inadequada como meio de afrontar uma ordem vigente, seja no lar, em instituições ou na sociedade. A essência Vernonia ajuda-os a buscar na modéstia e na brandura uma forma mais adequada de se inserir na coletividade e na hierarquia.
Nome popular: Assa-peixe.
Coloração: branca ou violácea clara.
|
VERVANO (Stachytarpheta dichotoma)
Para aqueles indivíduos de índole biliosa que não aceitam a injustiça ou erro. Se entregam à vontade de punir e agredir como forma de reparação. Eles gritam, xingam, batem e maltratam aqueles que acreditam estar sendo os causadores da situação inadequada. São perfeccionistas, batalhadores, entusiastas com seus projetos e atividades. Normalmente enxergam os outros como um possível obstáculo à realização dos seus intentos. Por isto cobram e exigem em excesso dos outros. São indivíduos tensos, muito ansiosos e estressados, que não conseguem relaxar a mente e o corpo. Para a ansiedade severa e a hiperatividade infantil. Atua como "antiinflamatório" floral. Vervano ajuda estes indivíduos a terem um menor envolvimento emocional e mental com os acontecimentos ao seu redor. Ajuda-os a conquistarem um pouco de paz em suas mentes e a viverem com mais calma, serenidade e a agirem com mais sabedoria.
Nome popular: Gervão.
Coloração: lilás ou roxo.
Florais de Bach: Vervain (Verbena officinalis).
|
VIOLA (Viola odorata)
Para as pessoas que, apesar de desejarem, não conseguem se sentir livres nos relacionamentos grupais. Sempre que estão numa situação grupal o seu comportamento é fechado, retraído e silencioso. Elas se sentem inseguras, frágeis e, muitas vezes, com medo. Normalmente já são tímidas, sensíveis e recatadas, mas frente ao grupo estas características se acentuam. A essência Viola ajuda-os a terem maior envolvimento e soltura quando em grupo.
Nome popular: Violeta.
Coloração: violeta.
|
ZANTE (Zantedeschia aethiopica)
Esta essência é útil quando há algum nível de sofrimento com os aspectos masculinos e femininos do ser. Este sofrimento pode se expressar através da não aceitação do corpo físico (masculino ou feminino) ou das partes sexuadas dos mesmos, por dúvidas quanto a identidade sexual e por conflitos emocionais, auto-desgosto e auto-punição oriundos da ambivalência sexual. Para a homossexualidade, quando existe conflito entre os aspectos masculino e feminino presentes neste mesmo ser. Útil na infância e, principalmente, na adolescência, quando percebe-se algum desequilíbrio no processo de formação da identidade sexual. A essência Zante ajuda estas pessoas a se aceitarem e a terem mais harmonia e clareza para exercerem seu livre arbítrio.
Nome popular: Copo-de-leite.
Coloração: branca.
|
ZINNIA (Zinnia elegans)
Para as pessoas profundamente negativas que se sentem injustiçadas. Colocam a culpa nos outros pelos próprios infortúnios. São ressentidas, amargas, invejosas e rancorosas. Autocomiseração e mau humor. Sentem-se vítimas do destino, pois acreditam que nada de bom acontece para elas. Cobram bastante dos outros, mas na hora de retribuir tem má vontade, acham sempre difícil ou são ingratas. Magoam-se com extrema facilidade e queixam-se de tudo. Não são capazes nem de perdoar e nem de esquecer. A essência Zinnia ajuda estas pessoas a reconhecerem suas responsabilidades frente aos eventos de suas vidas e a se abrirem para o amor, o serviço e o perdão.
Nome popular: Moças-e-velhas.
Coloração: branca, rosa, lilás, amarela, vermelha, laranja ou violeta.
Florais de Bach: Willow (Salix vitellina).
|
Indique este site para seus amigos. É só preencher os dados abaixo.
Cursos / O Autor / Florais de Bach / Florais de Minas / Florais da Austrália / Casos Clínicos / Links / A Produção das Essências / Florais: Arquétipos em Movimento / Novidades / O Tratamento / FAQ's / Florais, Energia e Matéria / Livros Indicados / Filosofia de Bach / Perguntas e Comentários / Colabore / Outras Essências / Novos Casos Clínicos / A vida de Ed. Bach
Terapia de Vidas Passadas / Análise de Sonhos / Consciência On-line
O conteúdo desta página está registrado junto ao Escritório de Direitos Autorais da Fundação Biblioteca Nacional
Última atualização: 18 novembro 2000
Campinas, 05 de agosto de 1998.
Copyright © 1998 by Regis Soffiatti Mesquita de Oliveira.
This page hosted by Get your own Free
Home Page