FLORAIS DE MINAS
Página 2
Nesta página 2 estão os resumos das essências de G a O, na página 1 estão as essências de A a F e na página 3 estão as essências de P a Z.
GUTTAGNELLO (Psidium, Salvia, Eucalyptus, Bipinatus, Malus, Plantago, Passiflora)
Este composto floral é indicado para as pessoas temerosas e inseguras (principalmente crianças), para a dificuldade de convivência e agressividade, para aquelas pessoas que necessitam se sentir protegidas. Útil quando há sono agitado, enurese, bruxismo, nervosismo. Guttagnello atua como auxiliar no tratamento de problemas respiratórios, alergias, faringites, gripes, entre outros.
HELIANTHUS (Helianthus annuus)
Para aquelas pessoas carentes que querem atrair a atenção das pessoas para si e seus problemas. São egoístas, egocêntricas e prolixas. Falam o tempo todo de si e dos seus interesses, e acabam monopolizando a conversação (só ela é que fala). Odeiam a solidão. Estão tão envolvidas com seus problemas que tendem a aumentá-los e a dramatizá-los. Para quando a pessoa está excessivamente introvertida ou extrovertida. A essência Helianthus ajuda-as a desenvolver uma verdadeira empatia e altruísmo e assim criar vínculos mais maduros e satisfatórios.
Nome popular: Girassol.
Coloração: amarelo.
Florais de Bach: Heather (Calluna vulgaris).
HELIOTROPIUM (Heliotropium peruvianum)
Para os casos extremos de angústia e desespero nos quais o indivíduo sente que está no limite da resistência. Para quando o indivíduo pressente que não tem forças para resolver seus conflitos. Sente-se deprimido e triste. Ele não enxerga uma saída para sua situação desesperadora e tem a sensação de que está sendo destruído interiormente. É um momento extremo na vida desta pessoa. Este estado geralmente é temporário pois corresponde ao momento em que a dor está provocando o nascimento de um nova consciência. Os antigos padrões que vinham governando o indivíduo estão sendo rompidos e o novo ainda não se impôs. Neste momento ele ainda sofre maciçamente a perda e o rompimento. O que sobra é um grande vazio, uma escuridão, a exaustão e uma angústia extrema. Heliotropium atua facilitando a emersão desta nova consciência o que irá promover a libertação do sofrimento e das velhas estruturas mentais. Facilita a lembranças dos sonhos.
Nome popular: Heliotrópio.
Coloração: branca, lilases ou roxas.
Florais de Bach: Sweet Chestnut (Castanea sativa).
HIBISCUS (Hibiscus Rosa)
Esta essência atua, principalmente, quando existe um relacionamento onde não há fusão psíquica, por parte de um ou dos dois parceiros. Esta cisão leva a um relacionamento conflituoso, com brigas, mágoas e rancores. A vida sexual do casal também é duramente atingida. Atua sobre a frigidez e a impotência sexual oriundas de uma dificuldade, mesmo que circunstancial, de sincronismo entre os parceiros. Para quando a pessoa não está satisfeita com o papel sexual que assume no vínculo afetivo.
Nome popular: Hibisco.
Coloração: vermelha.
ICARO (Tagetes minuta)
Para a pessoa que possui um ímpeto exageradamente alto de despontar do anonimato da vida comum. Elas buscam de todas as formas progredir, serem reconhecidas, serem admiradas e se destacarem no que fazem. São pessoas audaciosas, ambiciosas e dispostas a correr quaisquer riscos. Atua sobre as dores físicas ("analgésico floral") e quando há hipersensibilidade ao ambiente (luzes, movimento, som, cheiro, etc). Para quando a pessoa se sente oprimida e "congestionada" por todas as impressões sensoriais a que está exposta em determinados ambientes (ex: shopping center) ou durante o dia-a-dia.
Nome popular: Coarí.
Coloração: amarelo.
IGNEA (Pyrostegia ignea)
Para quando há a necessidade de equilíbrio entre os valores interiores de caráter mais espiritual e os valores externos de caráter mais material. Para aqueles indivíduos muito ligadas ao luxo, ao status e à ostentação. Para os que são narcísicos, vaidosos, orgulhosos, que procuram nos valores externos uma realização ilusória. Para os que negam e rejeitam a realidade de suas vidas devido ao baixo status social, financeiro, racial ou físico. Útil quando a busca de valores espirituais é tão forte que a pessoa passa a lidar de forma negativa com os valores materiais e "terrenos". Auxilia quando é necessário que conceitos aprendidos na família ou no meio social sejam superados para que a personalidade da pessoa tenha condições de se desenvolver plenamente.
Nome popular: Cipó-de-São-João.
Coloração: vermelho-laranja.
IMPATIENS (Impatiens balsamina)
Para aquelas pessoas impacientes, irritadas, inquietas, intolerantes, tensas e nervosas. Para a insônia, hipertensão, tensão física e estresses quando associados a este quadro. Para aquelas pessoas onde tudo acontece rápido. Elas são rápidas para pensar, para andar, para comer, para falar, para se irritarem, para perder a paciência. Tomam decisões precipitadamente e esperam resultados rápidos. É comum terem problemas digestivos e também musculares (cãibras, torções, dores, etc.). Devido a sua natureza rápida e impetuosa são pessoas propensas a sofrerem acidentes. Útil como "ansiolítico". A essência floral Impatiens ajuda-as a serem mais tolerantes, mais compreensivas e tranqüilas.
Nome popular: Beijo.
Coloração: branca, rósea, lilás, vermelha, púrpura ou bicolor.
Florais de Bach: Impatiens (Impatiens glandulifera).
IPOMEA (Ipomea cairica)
Para aquelas pessoas que buscam uma transcendência da realidade comum, que amam a liberdade, que buscam novos padrões de ser, agir e relacionar, mas acabam se entregando a uma vida ilusória, com muitos abusos, vícios e ilusões. Para elas a transcendência da realidade se tornou uma necessidade, por isto muitas se envolvem com drogas, álcool ou estão sempre procurando novos estímulos para sua vida no que é alternativo, na novidade, no inusitado, no que choca, no que é "moderno", no "prazer das compras supérfluas", etc. Seu maior vício se revela na busca incontrolável e constante de êxtase. A essência Ipomea ajuda-as a buscar no seu interior uma verdadeira transcendência, de forma ordenada e equilibrada. Ajuda-as a clarear e purificar sua mente e a enfrentar o mundo das responsabilidades.
Nome popular: Campainha.
Coloração: azul.
|
JASMINUM (Jasminum officinale)
Para quando há a necessidade ou o desejo de romper com auto-ilusões. Estas auto-ilusões se formam no decorrer da vida da pessoa quando ela continua identificada com padrões que já não servem, com aspectos materiais ou exteriores a si. Portanto, esta é uma essência adequada quando há uma procura por transformação de hábitos, costumes, padrões psicológicos, auto-imagem e crenças pessoais. É uma essência que promove um novo nascimento do ser, pois favorece a emersão de conteúdos do inconsciente que vão confrontar, transformar e reorganizar os velhos padrões mentais nas quais o indivíduo se via prisioneiro. Para os que buscam olhar para dentro de si como forma de se desenvolver espiritualmente. Útil nos tratamentos de obesidade, de psicopatologias e durante a adolescência.
Nome popular: Jasmim.
Coloração: branca.
LACRIMA (Hedychium flavescens)
Para o indivíduo que necessita ou procura se purificar espiritualmente e moralmente. Ajuda a sublimar as emoções mais negativas e densas, e a elevar o nível vibracional e os pensamentos. Favorece o processo de interiorização tão importante na oração, na meditação e no desenvolvimento espiritual como um todo. Para quando o indivíduo sente que está sendo envolvido por sentimentos, pensamentos e atitudes que não condizem com sua moral e sua espiritualidade. Para os que buscam maior sensibilidade e intuição no contato com as dimensões mais sutis da vida, como o divino, o sagrado, o belo e o justo.
Nome popular: Lírio-do-brejo.
Coloração: branca.
LANTANA (Lantana camara)
Esta essência é útil na harmonização e elevação do nível vibracional de grupos de indivíduos, de ambientes sociais e de locais de trânsito de pessoas (ruas, corredores de empresas, etc). Deve ser usada sempre que haja a necessidade de equilíbrio entre o aspecto individual e o coletivo, como no caso de um trabalho grupal onde há necessidade de cooperação. Ajuda a desenvolver empatia, reciprocidade, união e camaradagem nos grupos e reuniões. Esta essência facilita a compreensão entre as pessoas pois favorece, em cada um, a percepção do outra.
Nome popular: Camará.
Coloração: multicores.
LAVANDULA (Lavandula officinalis)
Para os que nutrem sentimentos de inferioridade e falta de auto-confiança. Estão sempre na expectativa de fracassar. Auto-censura. Para aqueles que não acreditam em si e no seu potencial. Para a imaturidade física ou psíquica e para os momentos em que uma criança regride um comportamento (ex: voltar a fazer xixi na cama). Para aqueles que quando iniciam algum novo projeto dificilmente terminam. Geralmente são indivíduos desmotivados, frustrados, inseguros e que evitam correr risco. Lavandula ajuda-os a romper com as crenças negativas que limitam suas vidas. Permite com que eles enfrentem a vida, lutem por vitórias, aprendam e amadureçam.
Nome popular: Alfazema
Coloração: azul-violeta.
Florais de Bach: Larch (Larix decidua).Diagnóstico diferencial da insegurança tipo Emilia e tipo Lavandula. O tipo Emilia duvida da sua capacidade de julgar e pede a opinião do outro para resolver esta dúvida. O tipo Lavandula duvida da sua capacidade de realização, ele não se sente capaz.
LILIUM (Lilium longiflorum)
Para aqueles que vivem um conflito entre a vida profissional e a vida doméstica. Para os que se sentem sobrecarregados ou frustrados e descarregam sobre os filhos. Para os casais que tem dificuldades em lidar com os papéis masculinos e femininos na relação a dois. Para os casais onde um membro se sente desprestigiado ou desqualificado. Para a mulher que se sente rejeitada, abandonada ou deprimida quando está menstruada, grávida ou na menopausa. Útil quando os instintos sexuais estão desequilibrados provocando sensualismo, narcisismo, exibicionismo, polução noturna, masturbação excessiva, orgias, comportamento sedutor patológico e perversões. Para quando há frigidez feminina e infertilidade por razões psíquicas. A essência Lilium favorece a sublimação dos impulsos mais primitivos (como o sexual e o agressivo) e o desenvolvimento de um comportamento mais justo, equilibrado e sereno.
Nome popular: Lírio.
Coloração: branca.
LINUM (Linum longiflorum)
Para aqueles cujo campo áurico necessita de restauração, regeneração e proteção, como no caso de indivíduos que se submetem a quimioterapia e radioterapia, usam drogas e álcool abusivamente ou passaram por fortes experiências emocionais negativas. Para aqueles que possuem fraca identidade psíquica e energética e que por isto tem dificuldade em discriminar se uma emoção e pensamento é seu ou não. Para os indivíduos envolvidos com magia, mediunidade, meditações, que vivenciaram fortes expansões da consciência e que estão, em conseqüência destas experiências, com o sistema nervoso desequilibrado. Útil nos casos de psicose, neurose, obsessão e em todas os distúrbios psíquicos graves. Atua de forma benéfica nos problemas relacionados às mucosas e tecidos epiteliais. Esta essência também é recomendada quando o indivíduo necessita de proteção no seu vínculo com o mundo espiritual.
Nome popular: Linho.
Coloração: azul.
LUCERIS (Euphorbia brasiliensis)
Esta essência está diretamente relacionada com o processo de comunicação do ser humano com as outras dimensões do universo. Esta comunicação se dá através de fluxos de caráter extra-sensoriais, intuitivos, espirituais ou paranormais. Ela equilibra este fluxo, evitando conflitos emocionais, ilusões, desvios, confusões mentais, perda da auto-crítica, desorientação, agressividade, e todas as demais conseqüências que podem advir de uma abertura e um contato mal sucedido com os planos extra-físicos. Para quando o Ego atua desvirtuando a verdade emanada dos níveis superiores (por exemplo, durante uma meditação ou um transe mediúnico) devido ao orgulho, apego e demais sentimentos poucos purificados. Para aqueles que se desequilibram ao forçarem o desenvolvimento de poderes psíquicos. Para os que ainda estão despreparados e pouco evoluídos para viverem experiências superiores e com isto atraem forças energéticas inferiores e tem experiências assustadoras. Para aqueles que estão buscando a expansão da consciência e se aproximando de conceitos como vidência, intuição, "abertura do terceiro olho", paranormalidade e extrasensorialidade, e que, por isto, necessitam de muito discernimento e equilíbrio. Útil nas patologias da visão. Luceris ajuda no processo sadio de expansão da consciência ao favorecer o desenvolvimento dos nossos recursos de percepção sutil e ativar os chacras superiores.
Nome popular: Erva-de-Santa-Luzia.
Coloração: avermelhada.
MADRESSILVA (Lonicera caprifolium)
Para aqueles que vivem lembrando do passado com pesar e saudade. Para os nostálgicos e saudosistas. Para aqueles que estão presos nos erros que cometeram, nas oportunidades que perderam e na vida que passou. Desinteresse pelo presente. São indivíduos que possuem uma grande limitação na capacidade de se adaptar a novas situações, de formar novos vínculos e de aceitar o tempo que passa e transforma a vida. A essência Madressilva ajuda-os a se desapegarem do passado e se abrirem para uma nova vida.
Nome popular: Madressilva.
Coloração: branca ou creme, ao final da floração vai ganhando a tonalidade púrpura-amarronzada.
Florais de Bach: Honeysuckle (Lonicera caprifolium).
MALUS (Malus pumila)
Para aqueles que são muito preocupados com limpeza, higiene, ordem e perfeição. Sentem vergonha de si mesmos, não se aceitam, sentem que seu corpo, seus pensamentos e emoções são impuros. Repugnância e receio de se sujar ou contaminar. Preocupação exagerada com pequenos detalhes. É uma essência depurativa e um "antibiótico" floral. Útil no tratamento de hipocondria, neuroses, psicoses, obesidade, infecções e inflamações. Para os adolescentes e suas angústias originadas das mudanças do corpo. A essência Malus ajuda estas pessoas a perceberem seus problemas na real dimensão.
Nome popular: Macieira.
Coloração: branca.
Florais de Bach: Crab Apple (Malus pumila).
MARGARITES (Chrysanthemum maximum)
Para aquelas que tem dificuldade em realizar síntese e\ou globalização do conhecimento que adquirem. Para as pessoas que ficam presas em um racionalismo árido (dissociado do sentimento e da intuição) e numa especialização do conhecimento na qual perdem a noção do todo. Para as que só consideram a realidade material e palpável e não conseguem enxergar a conexão simbólica que existe entre os diversos eventos da vida. Ajuda no aprendizado de deficientes mentais e de crianças em geral. Útil como harmonizador da fisiologia endócrina. Para quando a pessoa recebe inúmeras informações e há a necessidade de uma síntese das mesmas (como no caso de estudante de pré-vestibular).
Nome popular: Margarida.
Coloração: pétala branca, disco central amarelo.
MATRICARIA (Matricaria chamomilla)
Para aquelas pessoas solidárias e altruístas, que se entregam profundamente ao serviço de ajuda a outrem, mas que, vivendo exageradamente a entrega, sofrem quando percebem que as demais pessoas não se envolvem na mesma intensidade. Elas sofrem com o egoísmo e o comodismo humano, pois gostariam que os outros tivessem a mesma atitude que ela. Na ânsia de ajudar se sobrecarregam e se cansam. São tensas e apreensivas internamente. Estas pessoas vivem o ideal de maternagem de forma a ser "a mãe do mundo", superprotegendo, estando sempre à disposição, mas sem querer dominar. Esta essência ajuda a pessoa a equilibrar todo o processo da doação ao mesmo tempo em que aprende a ser mais tolerante com o perfil de personalidade e as dificuldades de envolvimento altruísta dos outros.
Nome popular: Camomila.
Coloração: pétalas brancas c/ centro amarelo.
MILLEFOLIUM (Achillea milefolium)
Para aqueles que estão passando por grandes mudanças ou novos momentos de vida: adolescência, menopausa, dentição, início ou término de uma relação afetiva, etc. Para o recomeço de vida, mudança de emprego, rompimento com velhos hábitos, vínculos ou vícios. Protege contra a negatividade do meio ambiente. Ajuda quando o indivíduo está passando por algum tratamento ou psicoterapia que vai provocar mudanças em sua vida e no seu jeito de ser. É uma essência protetora contra qualquer influência, seja de outra pessoa, seja espiritual ou energética. Esta essência ajuda-os a conquistar a liberdade interior, autenticidade e adaptabilidade.
Nome popular: Milefólio.
Coloração: branca ou rosada.
Florais de Bach: Walnut (Juglans regia).
MIMOSA (Mimosa puddica)
Para aqueles que sentem medos cuja origem é conhecida: medo de viajar, de morrer, de ser assaltado, de ser mordido por um cachorro, de se ferir, de dirigir, de sentir dor, etc. São indivíduos hipersensíveis aos estímulos externos. Se vêem como frágeis e não tem confiança na sua capacidade de enfrentar inúmeros eventos rotineiros da vida. Vivem com vários e pequenos medos. Este medo constante os faz restringir sua liberdade e eles se tornam retraídos, tímidos, reservados, introvertidos e nervosos. Útil nos casos de hipocondria e gagueira. A essência Mimosa ajuda-os a recuperar a liberdade de ação, a auto-confiança, a segurança e a coragem.
Nome popular: Sensitiva.
Coloração: lilás.
Florais de Bach: Mimulus (Mimulus guttatus).
MIRABILIS (Mirabilis jalapa)
Para aqueles que são demasiadamente críticos, arrogantes, intolerantes, preconceituosos e racistas. Costumam julgar e condenar os outros. Irritam-se facilmente com hábitos, manias e jeito de ser alheios. Não buscam as qualidades positivas nas outras pessoas ou situações, mas sim os defeitos. São egoístas, mau humorados e sentem-se superiores. Sua tolerância a estímulos sensoriais (luzes, som, contato físico, dor, etc.) é bem baixa. Útil nos problemas do sistema imunológico e em alergias. Mirabilis ajuda-os a desenvolver a tolerância, a aceitação e a compreensão.
Nome popular: Bonina.
Coloração: bonina, rósea, amarela ou branca.
Florais de Bach: Beech (Fagus sylvatica).
MOMORDICA (Momordica charanthia)
Para aquelas que sofrem com pensamentos repetitivos e indesejáveis que se fixam na mente. Para o diálogo interno constante e incontrolável que atrapalha a concentração e desgasta a pessoa. Para a pessoa super preocupada, para aqueles que sofrem com idéias obsessivas. Como a tensão mental fica muito grande há a predisposição à irritação, insônia, depressão, baixa de aprendizado, dificuldade de memória, cansaço, baixa concentração, etc. Pode ser tomado antes de provas, decisões importantes e no caso de dúvidas, pois esta essência favorece a clareza e a serenidade na mente.
Nome popular: Cipó-de-São-Caetano.
Coloração: amarelo-pálida (quase branca).
Florais de Bach: White Chestnut (Aesculus hippocastanum).
MYOSOTIS (Myosotis sp)
A essência Myosotis está diretamente relacionada com a harmonização da passagem do plano físico para o plano espiritual e vice-versa. Portanto, é adequada para aqueles que perderam pessoas amadas e não conseguem se desligar, ficam revoltados, entram em negação ou depressão. Ajuda na adaptação do recém-nascido à sua nova vida e no processo de separação e despedida daquele que vai desencarnar. Útil quando há depressão pós-parto ou rejeição do bebê pelos pais. Usada nos casos de infertilidade psicológica. Myosotis é uma essência consoladora, pois ajuda na aceitação e na percepção de continuidade e eternidade.
Nome popular: Não-me-esqueças.
Coloração: Azul, com mancha amarela no centro.
NICOCIANA (Nicotiana tabacum)
Para os indivíduos valentes, competitivos, que gostam de agitação, do risco e do perigo e que estão sempre em busca de aventuras e desafios. Estes indivíduos buscam na excitação externa o êxtase da glória, da conquista e do sentimento de força e superioridade. Para aqueles (adultos e crianças) que estão sempre se colocando em situação de risco e que comumente se envolvem em acidentes físicos. Ótimos para a inquietude e agitação psicomotora. A essência Nicociana ajuda-os a desenvolver um estado de quietude, introversão e contemplação capaz de equilibrá-los.
Nome popular: Tabaco.
Coloração: branca ou rósea.
ORELLANA (Bixa orellana)
Para aqueles que nutrem sentimentos de ódio, vingança, maldade, ciúmes, ganância, orgulho, racismo e outros tantos que revelam desamor e agressividade, e cujo próprio corpo físico está sofrendo por causa destes sentimentos. São indivíduos nos quais o sentimento de ódio é tão persistente que acaba por adoecê-los. Os órgãos mais atingidos estão relacionados ao plexo solar e ao chacra cardíaco, que estão bloqueados. Estes indivíduos estão mais sujeitos à cardiopatias, hipertensão arterial, dispepsia, enxaqueca, angina do peito, pleurites, entre outras. A essência Orellana ajuda-os a "abrirem" o coração (desbloqueia o plexo solar e o chacra cardíaco) e a experimentarem o amor e o serviço desinteressado e a benevolência.
Nome popular: Urucueiro.
Coloração: rósea c/ centro amarelo.
ORIGANUM (Origanum majorana)
Para aqueles que não descobriram sua vocação e estão insatisfeitos ou indecisos com o caminhar de suas vidas. Para os aborrecidos e entediados com o dia-a-dia, frustrados profissionalmente, incapazes de planejar a vida. Para os que se sentem perdidos. Para os que tem inúmeras idéias e projetos e que terminam por fazer inúmeras experiências na vida sem se firmar em nenhuma. Útil nos casos em que há a necessidade de sublimar o excesso de energia sexual e de energias de caráter mais densos, como a gula, vícios, luxuria, etc. Esta essência é muito utilizada para ajudar os adolescentes a escolher a profissão. Importante também quando adultos estão pensando em mudar de profissão mas tem dúvidas do caminho a seguir. A essência Origanum favorece o emergir de uma vocação interior e propósito de vida.
Nome popular: Manjerona.
Coloração: branca.
Florais de Bach: Wild Oat (Bromus ramosus).
|
Cursos / O Autor / Florais de Bach / Florais de Minas / Florais da Austrália / Casos Clínicos / Links / A Produção das Essências / Florais: Arquétipos em Movimento / Novidades / O Tratamento / FAQ's / Florais, Energia e Matéria / Livros Indicados / Filosofia de Bach / Perguntas e Comentários / Colabore / Outras Essências / Novos Casos Clínicos / A vida de Ed. Bach
Terapia de Vidas Passadas / Análise de Sonhos / Consciência On-line
O conteúdo desta página está registrado junto ao Escritório de Direitos Autorais da Fundação Biblioteca Nacional
Última atualização: 17 novembro 2000
Campinas, 05 de agosto de 1998.
Copyright © 1998 by Regis Soffiatti Mesquita de Oliveira.
This page hosted by Get your own Free
Home Page