Vontade de errar

Eduardo Horácio Jr.

Logo começa mais uma copa do mundo de futebol. Como em todo lugar previsões são feitas, também vou arriscar algumas.

Já digo, logo de cara, que o campeão será o time inglês. É arriscado dizer isso faltando ainda tanto tempo para a copa e considerando que a competição é bem imprevisível. Mas os inventores do futebol estão com um time altamente técnico, bem diferente daquele estilo "chutão e correria". Fora o fator técnico ainda tem o lado supersticioso. Se a simetria histórica for respeitada (constatação feita por uma revista italiana, é bom dizer) ninguém tira a copa dos ingleses (veja quadro abaixo).

A Simetria dos Campeões das Copas

Simetria dos campeões

Já a seleção brasileira não deverá ir muito longe com esse técnico. Não estou querendo dizer que técnico ganha jogo, mas tenho certeza que perde. Veja bem, temos o melhor time do mundo mas com o velho Zagallo, o maior coadjuvante do nosso futebol (nada contra o coadjuvante, tem até Oscar na categoria!), penso que não iremos muito longe. Teremos sérios problemas também com o preparo físico, já que o tempo dessa vez é curtíssimo para entrarmos em forma.

Um outro motivo forte que certamente impedirá que o Brasil leve a copa é o político. Dificilmente uma copa disputada na Europa terá um vencedor de fora do continente. Isso só aconteceu uma vez, em 1958, porque o Brasil tinha uma equipe imbatível com Garrincha, Pelé, Vavá e Nílton Santos.

Mesmo que todas essas previsões estejam erradas (torço para isso) e o Brasil leve o pentacampeonato, o mérito provavelmente será apenas do talento dos jogadores. Mas não duvide que o velho Zagallo virá com aquele papo: "Vocês tem que me engolir!".

Eduardo Horácio Jr. é acadêmico do 3o. ano de jornalismo da UFG.

Mande um e-mail para Eduardo Horácio Jr. ou para a direção do jornal.

Primeira - Anterior - Próxima - Última

© 1997 1998 1999 Jornal Integração Todos os direitos reservados
1