O Windows 98 vem aí...

Claudio Haruo Yamamoto

Fui convidado pelo jornal INTEGRAÇÃO para escrever uma coluna. Assim, tentarei escrever da maneira mais clara possível sobre assuntos que interessam ao público, em geral. Primeiramente, gostaria de falar um pouco sobre a mais nova novidade do mundo da informática: o Windows 98 que promete revolucionar. O sistema operacional será o sucessor do Windows 95 (denominado Chicago no período de testes), atual sistema operacional que gerencia a grande maioria dos computadores do mundo inteiro (100 milhões). Com o codinome Memphis, o Windows 98 está previsto para o primeiro trimestre de 1998. O mais novo sistema operacional promete ser de fácil uso, com um eficiente sistema de ajuda e com suporte aos mais recentes componentes de software e hardware, inclusive ao MMX e ao DVD. A instalação e a manutenção dos programas também são recursos mais desenvolvidos no Windows 98. Por enquanto, só foram distribuídas cópias (desde julho) a empresas de software e a profissionais selecionados em vários países.

Mesmo que a Microsoft prometa um sistema operacional voltado para a facilidade de acesso à WWW (World Wide Web), a Internet ainda continua desorganizada, uma vez que o acesso é lento e o lixo cibernético ainda é de assustar. Nos dias atuais, cerca de 200 milhões de páginas na Web. Grande parte desse montante é puro lixo. Assim, fica difícil achar o que se procura na WWW.

O que está entrando na moda tecnológica no Brasil é o uso das câmeras digitais. Durante a PhotoBrazil'97 que será realizada em São Paulo, serão expostos vários modelos de câmeras digitais. A grande vantagem desse tipo de equipamento sobre o convencional é o fato de se poder editar as imagens em um computador. Basta conectar a câmera ao computador através de um cabo e pode-se mudar as imagens digitais. Se a qualidade das fotos não for muito importante (ela não é excelente como a das convencionais), e se o consumidor não se importar com o preço, pode-se levar uma câmera digital. A resolução chega a até 1600 X 1200 pontos por polegada e o preço, acreditem, a até R$ 6.985. A mais barata acessível é a ePhoto 307 da Agfa, com resolução de 640 X 480 e custa R$ 810,00. Por enquanto parece ser um pouco cedo para adquirí-las, pois o preço ainda pode abaixar...

Claudio Haruo Yamamoto é acadêmico do 3o. ano de ciência da computação da UFG.

Mande um e-mail para Claudio Haruo Yamamoto ou para a direção do jornal.

Primeira - Anterior - Próxima - Última

© 1997 1998 1999 Jornal Integração Todos os direitos reservados
1