FERNANDO WALTER'S PROGRESSIVE ROCK PAGE

OS DISCOS/OS ARTISTAS

 

Música, como tudo na vida, é sujeita a opiniões pessoais (para quem não lembra o que é isso, ou mesmo não sabe, "ter opinião" significa formar juízo pessoal sobre algo, preferencialmente após análise abrangente da questão envolvida). De qualquer forma, tive o trabalho de selecionar alguns dos (milhares) de discos que já ouvi, e que em meu julgamento, representam - parcialmente - o chamado "Rock Progressivo".

Devo dizer, aliás, que não gosto desta expressão. Basicamente, porque com muita freqüência deparo-me com sua aplicação generalizada, sem muitos critérios.

O que entendo por Rock Progressivo? Entendo que os parâmetros abaixo podem ajudar nesta definição:

A questão do plágio, aliás é outro ponto interessante. Pelos critérios que expus, existem grupos que oscilaram, ao longo de suas carreiras, entre altos níveis de criatividade e algo que aqui chamarei de "auto-plágio-modernoso". Para ser bem franco, quase todos os grupos progressivos tradicionais caíram nessa arapuca. EL&P, Jethro Tull, Pink Floyd, Yes, são alguns dos exemplos mais conhecidos. O que a mim particularmente espanta é que todos eles possuem (ou possuíam) estilos interessantes, que ofereciam múltiplas oportunidades em termos de exploração musical - cujas possibilidades não chegaram a esgotar, antes de abraçar um enfoque supostamente mais "atual" em suas respectivas carreiras.

Alguns deles perceberam, acho, este fato - e lançaram discos essencialmente voltados para os antigos caminhos. O Yes gravou os albums "Keys To Ascension 1 e 2" - excelentes, bem como o EL&P, com seu último disco ao vivo. Hummm...ou será que, talvez, assustados pelas fracas vendas de suas obras mais recentes, tiveram a idéia de fazer antigos admiradores voltarem a abrir seus bolsos comprando remakes de seus velhos sucessos?

Não...não deve ter sido isso...estou enganado, possivelmente...

De qualquer forma, vamos ao que importa, ou seja, aos discos gravados em uma época e em um mundo que hoje parecem tão distantes, até mesmo irreais.

 

 

P.S.: Não tive aqui a pretensão (muito menos a paciência e o tempo necessário) de apresentar biografias verborrágicas, mas tão somente comentários objetivos (alguns nem tanto) sobre os artistas/discos envolvidos. Caso haja interesse na obtenção de maiores dados, sugiro que sejam seguidos alguns dos links apresentados em nossa Página Principal.

                                                                   

 

OS ALBUMS

 

VOLTA PARA A PÁGINA PRINCIPAL

 

© (pelo conceito)Fernando J.M. Walter, maio/98

This page hosted by Get your own Free Homepage

1