CONHEÇA O ALBUM SECRET GARDENS, DO MULTI-INTRUMENTISTA BRASILEIRO NILTON GAPPO
FERNANDO
WALTER's
PROGRESSIVE
ROCK PAGE ®
Escolha corretamente uma das opções abaixo:
As ilustres figuras acima representadas são, pela ordem (esquerda para a direita):
Opção 1:
Opção 2:
Opção 3:
Veja Abaixo...
as respostas... e o que estas figuras tem a ver com o Rock?
Pela ordem, da esquerda para a direita:
LUDWIG van BEETHOVEN
Se existisse o "rock" em sua época, sem dúvida Beethoven seria classificado como um de seus adeptos. Teve uma vida atribulada, e era visto por seus contemporâneos como uma pessoa com temperamento oscilante. Sua influência nos grupos progressivos é enorme, e aqui citamos o exemplo óbvio: a versão de Roll Over Beethoven (Chuck Berry) feita pela Electric Light Orchestra (no tempo em que ainda produziam música "de fato"). A distingui-lo dos proclamados e badaladíssimos gênios (processo de mitificação forçada feita por eles mesmos e pela midia "isenta" tipo emitivi e congêneres) do cenário atual, muito pouca coisa... a não ser o talento... :))
EDGAR VARÈSE
Direto ao ponto: Profunda influência na educação musical do jovem Frank Zappa, com o qual chegou a manter correspondência.
MODESTE MOUSSORGSKY
Levou uma vida miserável e faleceu aos 43 anos. Seu legado musical somente bem mais tarde foi devidamente valorizado. Fazia parte do grupo nacionalista de compositores Russos, dentre os quais incluia-se igualmente Rymsky-Korsakov.
Sua obra 'Quadros de um Exposição' gravada pelo Emerson Lake & Palmer é na realidade baseada na versão orquestrada por Maurice Ravel, posto que originalmente foi escrita para execução por piano solo.
NICCOLO PAGANINI
Se em sua época existissem recursos de pedais, amplificadores...Virtuoso do violino e compositor notável, Paganini era magérrimo, apresentava-se quase sempre vestido de preto e cercava-se, em seus concertos, de velas acesas espalhadas pelo palco.
ANTONIN DVORAK
Sua última Sinfonia, "Do Novo Mundo" foi cogitada pelos Moody Blues para ser o tema de seu primeiro album da fase"Justin Hayward", logo após Denny Lane sair do grupo, mas não deu em nada (o album que foi lançado em seu lugar foi o "Days of Future Passed').
Em 1977, Annie Haslam gravou em seu primeiro album-solo 'Annie in Wonderland' (que teve como Produtor, músico dos 1001 instrumentos e desenhista da capa o Gênio Roy Wood) a música 'Going Home', criada sobre parte da sinfonia acima citada.
LINKS
(Ache aqui aqueles caras que você nunca mais ouviu falar! Bill Nelson, Camel, Caravan, King Crimson, Gentle Giant, etc. Centenas de links!).
A propósito, o autor deste Site apoia totalmente a iniciativa da Artist Shop, uma Cooperativa que reune selos independentes gerenciados por músicos brilhantes e criativos.
Já que as dignas gravadoras convencionais tanto aqui em Pindorama como 'lá fora' estão, mais do que nunca, atrás de faturamento fácil, e portanto lançando quantidades cada vez mais avassaladoras e irritantes de artistas/músicas cafonas e jecas ("dize-me o que escutas...") esta é uma saída mais do que viável, em função do panorama musical deprimente dos dias atuais.
Canterbury WebSite (links para Caravan, Soft Machine, Gong, e outros)
Curved Air (com link para o site oficial da banda)
Focus (Página do Rodrigo Mantovani)
Jimi Hendrix ( Este não é o site "oficial", que mais parece um supermercado. Um verdadeiro absurdo.)
Peter Hammill & Van der Graaf Generator (em português)
Premiata Forneria Marconi (PFM)
Premiata Forneria Marconi (PFM) site oficial (em italiano)
The Sixties & Seventies Rock Page (mantida pelo meu amigo - há 28 anos - Antonio Carlos Carneiro Gomes)
e por último, mas não menos importante...
Fernando Walter's Home Page -
Escrevendo nos Muros (Site
contendo outras páginas do autor)
Para continuar a navegação neste Site, siga o link abaixo:
Criação/Execução:fjwalter@ig.com.br
© (pelo conceito)Fernando J.M. Walter, maio/98
Mais recente atualização: 08/11/2000
FastCounter by bCentral
acessos, desde 02 de Junho de 1998
This page hosted by Get your own
Free Homepage