O Grupo                
Arquivos                
Escotismo é          
Interaja               
Webmail              
Notícias
 
home page general information copyright information

jogos cooperativos

o detetive

DEFINIÇÃO
Cada um escreve em uma folha seus dados pessoais e algum hobby. Depois dá-se um tempo para que todos leiam as folhas dos demais, e continuando fazem-se perguntas como:Quem é que gosta de jogar futebol aos domingos? (todos respondem menos o interessado).

OBJETIVOS
Como apoio a outros jogos de conhecimento, para aprofundar no conhecimento dos demais, mas ainda em um nível muito inicial.

PARTICIPANTES
O experimentamos com jovens entre 14 e 18 anos, mas pode funcionar em uma faixa etária mais ampla. Número: não muitos participantes, porque pode resultar pesado. Até 20 funciona bem. Se são mais, haverá necessidade de dividir o grupo.

DURAÇÃO
20 minutos.

MATERIAL
Uma folha de papel para cada um, e uma cadeira, já que nos sentaremos em círculo. Espaço mínimo: o necessário para que todos possam ver e relacionar-se uns com os outros.

REGRAS DO JOGO

Silencio absoluto. Respeito pelo que os outros ponham em suas folhas.

DESENVOLVIMENTO

Apresenta-se o jogo dizendo que vamos receber um detetive que vem procurar alguém. Assim, , para que o detetive possa descobrir a pessoa que busca, vamos dizer nosso nome, sobrenomes, idade, aniversário, o que gostamos, de que não gostamos e alguma característica que nos defina, pondo tudo isto em uma folha de papel. Continuando deixam-se uns 10-15 minutos para que todos possam ver as folhas dos demais. Por último nos sentamos todos e o animador realiza perguntas como: O detetive procura alguém que nasceu em janeiro. Ao que se deve responder aqueles que lembrem. A principio é o animador quem vai perguntando, mas pode-se colocar como variante que quem responda primeiro possa passar a perguntar.

AVALIAÇÃO
Este jogo não tem nenhuma proposta de avaliação como tal, uma vez que seu principal objetivo é chegar a conhecer-se melhor. Entretanto, pode-se realizar uma análise das reações do grupo ao ler as folhas: o que fez rir, o que goustou, o que se revelou uma surpresa, etc.

FONTE
A primeira vez que aplicamos este jogo foi em um curso para monitores, em San Sebastián > País Vasco > Espanha.

Enviado por Alberto Castrillo Del Prado<

Voltar ao índice geral

Voltar aos jogos de comunicação setstats 1

 

1