Geyson Home Page
Zorro
Zorro que em espanhol quer dizer "raposa" é a história de um cavaleiro mascarado que batalha contra as injustiças do povo de Los Angeles. A real identidade dele é Don Diego de la Vega, o filho de um proprietário rico. Diego volta de seus estudos na Espanha e descobre que Los Angeles esta sobre as ordens do Capitão Monastário, um homem cruel que abusa do poder por lucro pessoal. Então Don Diego adota a identidade secreta de Zorro. Zorro foi criado em 1919 pelo escritor Johnston McCulley.
Após várias versões e adaptações, o personagem Zorro parecia Ter encerrado sua carreira nas telas do cinema na década de 50. Por isso, acreditando que os lucros com seu personagem haviam se esgotado, Johnston McCulley vendeu os direitos autorais para seu amigo Mitchell Gertz, um agente teatral. Vendo a possibilidade de trazer Zorro de volta as telas, desta vez na televisão, Gertz apresentou seu personagem a Walt Disney em 1952. Disney se entusiasmou com a idéia mais não conseguia vender Zorro as emissoras porque eles insistiam em ver um filme piloto primeiro. Durante meses a imprensa americana publicou notícias sobre conversações entre Disney e a rede ABC mais ambos os lados entraram em um impasse e Walt cancelou o projeto.
Em seu lugar produziu Davy Crokett, estrelado por Fess Parker (Daniel Boone), que recebeu a honra de ser o primeiro herói vivo da Disney. O sucesso foi tão grande que os lucros serviram para dar início a construção da Disneyland. Porém, anos mais tarde Walt precisou de mais dinheiro para continuar sua obra. Assim sendo, desengavetou Zorro e o apresentou de novo a ABC que tendo em vista o sucesso de Davy Crockett, a emissora comprou Zorro.
Vários atores foram testados inclusive Hugh O'Brian, John Lupton, Jack Kelly, Dennis Weaver e David Jansen, em 18 de abril de 1957 o Estúdio fez teste com um ator relativamente desconhecido, Guy Williams que mais tarde estrelou Perdidos no Espaço. Quando Walt viu os resultados, ele soube que ele tinha achado o seu Zorro.
Ao longo de suas façanhas, Zorro contaria com a ajuda de seu fiel criado Bernardo, que era mudo e para ajudar Diego se fez passar também por surdo. Isto permitiu para Bernardo escutar conversas secretas. Bernardo foi representado por Gene Sheldon artista versátil com experiência de rádio, vaudeville, Broadway e filmes.
Para o vilão foi contratado Britt Lomond como Capitão Monastário, ele participou dos 13 primeiros episódios da série, falecido durante o sono, no dia 22 de março de 2006. Veja o site que era de Britt Lomond. Mandei alguns e-mails para ele, em 1999 e todos foram gentilmente respondidos.
Leia as respostas dos e-mails
que mandei para Britt Lomond
1º e-mail
2º e-mail
3º e-mail
4º e-mail
5º e-mail
Outro personagem importante era Sargento Garcia, o segundo em comando interpretado por Henry Calvin e Dom Alejandro de la Veja pai de Dom Diego interpretado pelo veterano ator Gerge J. Lewis. O personagem Cabo Reys interpretado por Don Diamond somente surgiria após a primeira temporada.
Para dar uma maior autenticidade à série. Disney construiu uma verdadeira cidade. Nas lutas, eram utilizados sabres reais sem proteção. Vários atores se feriram durante as cenas de luta com os sabres. Teve um ator, Tony Russell, que foi ferido no olho. O próprio ator Britt Lomond (Capitão Monastário) se feriu em uma luta com Zorro e ficou com uma cicatriz.
ATORES:
GUY WILLIAMS (Zorro) nascido no dia 14 de janeiro de 1924 em Nova Iorque, seu verdadeiro nome é Armando Catalano mas todos o chamavam de Guido. Armando estudou na Peekskill Military High School um colégio militar, mas não era um estudante aplicado. Sua maior preocupação era procurar emprego, ele sempre trabalhava durante as férias escolares. Ele encerrou os estudos e começou uma carreira de modelo fotográfico e ator. Foi nesta época que seu agente, Henry Wilson mudou seu nome para Guy Williams. Fanático por xadrez, Williams dividia seu tempo entre as fotos publicitárias e o Manhatan Chess Club. Durante uma sessão de fotos para um anúncio, Guy conheceu a modelo Janice Cooper com quem se casou poucos meses depois. O casal teve 2 filhos Steve (1952) e Toni (1958). Em 1957, foi convidado por Walt Disney para fazer o papel de Zorro e Williams se tornou um astro e resolveu seus problemas financeiros, além do salário, ele recebia 2,5% dos lucros da série. Devido a problemas entre a NBC e Walt Disney a série foi cancelada. Neste período Guy fazia aparições públicas, vestido como o personagem, em eventos na Disneylandia para manter a imagem de Zorro viva. Guy ainda fez filmes como O Príncipe e o Mendigo, Capitão Simbad e estrelou a série Bonanza. Em 1964 foi convidado para fazer Perdidos no Espaço e aceitou, dizem que o único motivo que fez ele aceitar foi o fato dos estúdios da Fox ficarem perto de sua casa. Em 1968 a série chegou ao fim. Em 1973 recebeu um convite de Isabela Perón para fazer aparições públicas na Argentina, ele viajou para a Argentina com a esposa Janice e o amigo Henry Calvin (Sargento Garcia). Impressionado com o carinho dos argentinos, dividia seu tempo entre Buenos Aires e Los Angeles passando mais tempo na Argentina a partir de 1978. No início da década de 80 ele se divorciou e passou a viver com a atriz e jornalista Araceli Lisazo com quem dividia sua residência também nos Estados Unidos. Durante o período em que viveu na Argentina, fez aparições públicas e chegou a trabalhar no ramo imobiliário. Após sua enfermidade, largou tudo e, nos últimos anos, cogitava fixar residência nos Estados, quando veio a falecer no dia 04 de maio de 1989. O corpo foi enterrado no cemitério La Chacarita em Buenos Aires sem a presença da Família, mais tarde, seu filho Steve acompanhou a remoção do corpo para os Estados Unidos onde foi cremado e suas cinzas jogadas ao mar.
BRITT LOMOND (Capitão Monastário) nascido em Chicago,Illinois no dia 12 de abril de 1925, seu nome verdadeiro é Glase Britt Lomond é casado a mais de 40 anos com Diane, tem 2 filhos Glase e Evans, ambos na faixa dos 30 anos. Sua carreira como ator começou por acidente. Enquanto trabalhava com um grupo de teatro, um dos atores ficou doente no último minuto e o único que cabia nas roupas era ele, falecido no dia 22 de março de 2006, durante o sono.
GEORGE J. LEWIS (Dom Alejandro de la Veja ) nasceu em 10 de dezembro de 1903 no México. Lewis estreou no cinema em 1923. Na década de 30 fez vários filmes na Espanha utilizando o nome de Jorge Lewis, voltando na década de 40, a usar o nome de George, algumas vezes com o J no meio, outras não. Trabalhou em mais de 150 filmes. O ator já é falecido.
HENRY CALVIN (Sargento Garcia) nascido em 1918 em Dallas, seu nome verdadeiro era Wimberly Calvin Goodman, Mudou seu nome para Henry Calvin quando estreou como cantor de ópera, passando mais tarde a trabalhar em musicais da Brodway, tais como Kismet. Na série Zorro ele usava um cinto para prender a barriga. Ele faleceu em 06 de outubro de 1975.
GENE SHELDON (Bernardo) nasceu no dia 01 de fevereiro de 1908, tornou-se músico e mímico, tendo trabalhado no rádio, teatro de variedades e cinema. Faleceu no dia 01 de maio de 1982.
DON DIAMOND (Cabo Reys) trabalhou em vários filmes tais como Bordeline (1950), The Old Man and The Sea (1958) entre outros. Na televisão, estrelou as séries As aventuras de Kit Carson (1951), onde interpretou El Toro, e F Troop (1965) onde interpretou Gato Louco, um índio maluco. Como ator convidado teve participação em seriados como A Noviça Voadora, Big Valley, Missão Impossível. Especializou-se em vários sotaques, tais como o japonês, grego, escocês e árabe passando a trabalhar como dublador de desenhos animados. O ator ainda vive.
Página
Mantida por
Geyson Azevedo Simões
E-mail: geysonas@hotmail.com