LIVRO DE VISITAS

HISTÓRIA

25/03/07


Home
HISTÓRIA
REGENTE
CORALISTAS
SÉRIE "PAX VOBIS"
FOTOS & CLIPES
AGENDA & REPERTÓRIO

 

CORAL SÃO VICENTE DE PAULO

ANTIGO TESTAMENTO

A história do Coral São Vicente de Paulo teve início no ano de 2001, a partir da reforma da Igreja São Vicente de Paulo, sob a égide do então Vigário, Pe. Neto, que tornou possível a criação de um Coral Oficial para aquela Paróquia.

Em março de 2001, foi lançado o convite a todos que, identificados com a música e com a disposição de colaborar com a obra vicentina, quisessem fazer parte do Coral. A notícia foi divulgada e crescia o número de voluntários inscritos.

Chega enfim o dia da seleção. O teste vocal é realizado com pleno êxito pela Profa. Célia Cortez, convidada que foi pelo Maestro para tal ofício. Nesta primeira seleção foram classificados 21 candidatos, de acordo com sua capacidade vocal.

O primeiro ensaio foi realizado dia 28/04/01, às 15:00h., no Centro Comunitário da paróquia, em clima de muita expectativa e relativa euforia, com a presença de todos os aprovados preliminarmente.

O Regente a orientar e conduzir o grupo, foi o competente e determinado Maestro Ferrari Jr.; cargo este que tem exercido com desprendimento, entusiasmo, dedicação e amor à causa por ele assumida.

A primeira apresentação oficial do CSVP foi no dia 13 de Outubro de 2001, às 12:00h. data importante no calendário Católico, quando se comemora a Festa de Nossa Senhora.

O repertório de estréia encantou a todos pelo bom gosto das músicas escolhidas e apropriadas para esse dia tão especial; incluía músicas sacras cantadas em Latim, tais como Christus Vincit e Donna Nobis Pacem. Nesta apresentação o Coral se fez representado por um grupo de 33 coralistas. Todos elegantemente trajados com a indumentária de gala nas cores vinho e pêssego, confeccionada pela grife Retilínea a partir de modelo trazido de Nova York pelo Maestro. Foi indescritivelmente um momento de rara beleza e incontida emoção vivido pelos participantes e por todos os fiéis presentes.

Decorrido exatamente um ano de sua existência, o CSVP é uma referência no nosso meio artístico-religioso, contando com uma agenda cheia de compromissos durante o ano. Isto tem contribuído para o constante crescimento do grupo, em termos quantitativos e qualitativos, buscando a cada dia atingir a perfeição através de estudos, aulas de técnica vocal (com a profa Vera Bastos) e renovação do seu repertório, com especial predileção pelas músicas sacras de consagrados autores como Mozart, Vivaldi, Haendel, Schubert.....

Nada mais sublime além da vontade de Deus, presença constante em nossas ações, que também poder contar com o apoio do Pe.Neto, a determinação e a vontade de realizar o melhor do Maestro Ferrari, a boa vontade dos companheiros do grupo: Osório e Murilo, exímios pesquisadores e tradutores das músicas sacras e demais coralistas que têm se dedicado com presteza na condução dos trabalhos, demonstração verdadeira do alto nível de sentimento e convivência grupal. Aliados a essa conduta podemos atribuir menção honrosa a todo corpo de coralistas, em especial ao nosso ex-companheiro Chateaubriant, que tão generosamente contribuiu na edificação de tão belo trabalho.

O nosso agradecimento a Deus, pela felicidade e a certeza de que com nossa persistência poderemos nos colocar a altura de cada vez mais abrilhantar com júbilo as festividades solenes da Paróquia de São Vicente de Paulo.

( Adelides Arrais. Jornal COSAVIP - Ano I, No. I - Resumo e Revisão: Mo. Ferrari )

 

 

 

 

NOVO TESTAMENTO

Em 2004, o CORAL SÃO VICENTE DE PAULO iniciou nova fase em sua história.

Como em todo grande grupo, pensamentos e objetivos diversos tentam conviver democraticamente até o momento em que isso não é mais possível.

O grupo que preferiu seguir adiante o caminho original para o qual foi fundado, como é óbvio, manteve o "modus faciendi", o nome "Coral São Vicente de Paulo", em honra do Santo e da brilhante história musical construída e vivida, tornando-se, na seqüência,  com o mesmo Regente, um Coral independente, com novos coralistas voluntários para serviço religioso e gratuito de canto nas igrejas, não mais ligado à Paróquia São Vicente de Paulo, mas com o espírito visceralmente vicentino, fato que o fez conquistar lugar no Colégio da Imaculada Conceição, tendo como local de ensaio a agradável e bem equipada Sala de Música, de onde atende convites, principalmente da Igreja Pequeno-Grande, uma das mais belas - em estilo neo-gótico de excelente acústica - da cidade de Fortaleza.

O repertório é formado pelo que existe de melhor na música sacra, milenar, Católica, preferencialmente em Latim, característica que faz do CSVP um grupo que não busca o aplauso fácil e, por esse motivo, é respeitado e admirado.

Renovado, o CORAL SÃO VICENTE DE PAULO - COSAVIP continua trabalhando - nos mesmos moldes concebidos desde sua fundação - para louvar a Deus com Música.

Maestro Ferrari

RESUMO DA VIDA DE SÃO VICENTE

São Vicente de Paulo, Confessor. + Paris, 1660
 

Foi o fundador da Congregação da Missão e, juntamente com Santa Luísa de Marillac, das Irmãs da Caridade.
 

Nasceu de uma família muito pobre, em Landes, França; quando menino guardou porcos e só pôde completar seus estudos porque auxiliado por um advogado caridoso, cujos filhos ajudou a educar ao mesmo tempo em que ele próprio estudava.


Ordenado sacerdote aos 19 anos, passou a dar aulas particulares para se manter.
 

Durante uma viagem marítima, caiu prisioneiro de piratas maometanos e foi conduzido à África, como escravo. Foi comprado por um médico árabe que lhe ensinou os segredos da medicina e, em troca, São Vicente o converteu à fé Católica.
 

Conseguindo retornar à França, empenhou-se na prática da caridade cristã, tanto espiritual quanto corporal, chegando a ter grande penetração na Corte. Foi capelão e conselheiro da rainha Margarida de Valois e prestou assistência ao rei Luís XIII moribundo.
 

Fez parte do Conselho da Regência, durante a menoridade de Luís XIV, e exerceu grande influência sobre a rainha Ana d'Áustria.
 

Fortunas espantosas, provenientes de coletas entre a alta nobreza, passavam por suas mãos e eram por ele distribuídas aos necessitados de toda a França, sem em nada alterar sua pobreza e simplicidade. Aos próprios parentes, pobres e necessitados, nunca quis favorecer, confiando-os à Divina Providência.
 

Recebeu um benefício eclesiástico muito rendoso, que lhe assegurava uma vida sem preocupações econômicas, mas renunciou a ele, por achar que não era conveniente para sua santificação.
 

Aproveitou a enorme influência política que desfrutava para conseguir a nomeação de Bispos virtuosos, dispostos a promover na França uma salutar reforma religiosa e a combater os erros do jansenismo.
 

Incentivou a idéia de uma expedição armada contra a Inglaterra protestante que proibia, sob pena de morte, a atuação dos católicos em seu reino.
 

Morreu em 1660, cercado da consideração geral, e foi canonizado em 1737.
 

(Fonte: A. de França Andrade)

 

São Vicente é reverenciado no dia 27 de setembro.

 

"Não sei quem é mais carente: se o pobre que pede pão ou o rico que pede amor". 

 

 

HISTÓRIA DO CORAL INFANTO-JUVENIL SÃO VICENTE DE PAULO

O Coral primeiramente era composto por 17 crianças da comunidade atendida pela Paróquia São Vicente de Paulo, com ensaios aos sábados, sob a regência do Maestro José Carlos Ferrari Jr.. Depois, chegou a 38 crianças e adolescentes de diversas comunidades.

Durante o ano, o Coral se apresentava em Missas solenes no horário das 9 horas. Em ocasiões especiais, como no Natal de 2002, teve participação junto ao Coral São Vicente de Paulo.

Alguns jovens quando atingiam a idade limite de 14 anos, passavam a estagiar no Coral São Vicente de Paulo (adulto), já com experiência em liturgia musical da Igreja através de um Coral.

Em 2003, para comemorar o primeiro ano de existência, o grupo fez um passeio a Baturité e Guaramiranga. Foi um dia repleto de atividades recreativas, musicais e uma linda e singela apresentação na igrejinha dos franciscanos, onde o Coral cantou para glorificar e agradecer a Deus as graças recebidas.

O Coral Infanto-Juvenil encerrou as atividades na Paróquia São Vicente de Paulo em dezembro de 2003 e atualmente existe, no mesmo formato, no Colégio da Imaculada Conceição.

( Jornal COSAVIP - Ano I, No. 6 - Resumo e Revisão: Mo. Ferrari )

Home | HISTÓRIA | REGENTE | CORALISTAS | SÉRIE "PAX VOBIS" | FOTOS & CLIPES | AGENDA & REPERTÓRIO

Este site foi atualizado em 25/03/07

1