ESALQ

ESALQ .....Histórico
.....A Escola Superior de Agricultura "Luiz de Queiroz" nasceu do idealismo e iniciativa de Luiz Vicente de Souza Queiroz (1849 - 1898). Em 1892, Luiz de Queiroz doou ao Governo do Estado de São Paulo a fazenda São João da Montanha, para que "fosse levada a efeito a idéia do estabelecimento de uma escola agrícola ou um instituto para a educação profissional dos que se dedicam à lavoura". A doação foi realizada com o compromisso de que o governo, no prazo de 10 anos, instalasse a Escola de Agronomia. Em 1º de maio de 1901 as matrículas foram abertas, inciando-se as aulas em 3 de junho, sendo então considerada inaugurada, ainda que precariamente, a Escola Agrícola Prática de Piracicaba. Onze alunos estavam matriculados no curso.
.....Em 1931 a Escola recebeu a denominação de Escola Superior de Agricultura "Luiz de Queiroz" (ESALQ) em homenagem ao seu idealizador.
.....No período de 1901 a 1934 a Escola fez parte da Secretaria de Agricultura do Estado de São Paulo. A partir de 1934 passou a integrar, como unidade fundadora, a Universidade de São Paulo (USP).
.....Em 1964 tiveram início os cursos de pós-graduação, em nível de mestrado e, em 1970 em nível de doutorado. Em 1972 foi criado o curso de graduação em Engenharia Florestal. Hoje, é das mais expressivas a contribuição da ESALQ na áreas científica, tecnológica, no ensino e extensão no campo das Ciências Agrárias.

Cursos de Graduação
.....Os cursos de graduação da ESALQ destinam-se à formação de profissionais em Engenharia Agronômica e em Engenharia Florestal. Desde sua fundação, a ESALQ já formou 7.812 Engenheiros Agrônomos e 400 Engenheiros Florestais. O curso de Economia Doméstica, criado em 1967, formou 338 profissionais, sendo desativado em 1991.
.....Os cursos têm duração de 5 anos oferecendo aos alunos um elenco de 220 disciplinas, divididas entre essenciais e optativas, nas mais diversas áreas de conhecimento das Ciências Agrárias. São abertas, anualmente, 200 vagas para Engenharia Agronômica e 40 para Engenharia Florestal.
.....O programa de Licenciatura em Ciências Agrárias, aprovado em 1995, encontra-se em fase de implantação. A ESALQ oferece, também, a Residência Agronômica, que possibilita aos alunos do último ano de graduação, uma formação altamente profissional.

Cursos de Pós-Graduação
.....Criados a partir de 1964, existem atualmente 16 cursos de pós-graduação em nível de mestrado e 9 de doutorado. Até 1995, haviam sido defendidas mais de 2.600 dissertações e 75 teses. Ressalta-se, também, o alto conceito alcançado pelos cursos, nas avaliações da CAPES.

Os Departamentos da ESALQ
.....As atividades de ensino, pesquisa, extensão e de serviços à comunidade são desenvolvidas nos Departamentos de Agricultura, Botânica, Ciência do Solo, Ciência e Tecnologia Agrindustrial, Ciências Florestais, Economia Doméstica, Economia e Sociologia Rural, Engenharia Rural, Entomologia, Física e Meteorologia, Fitopatologia, Genética, Horticultura, Matemática e Estatística, Química, Zoologia e Zootecnia.

A Biblioteca e o CIAGRI
.....O campus da USP em Piracicaba mantém uma Divisão de Biblioteca e Documentação, com um acervo de 100.000 volumes e 3.400 títulos de periódicos, sendo a mais completa na área de Ciências Agrárias de toda a América latina. A Biblioteca faz parte do conjunto de base do Sistema Integrado de Bibliotecas da USP (SIBI), estando ligada à Rede Internacional de Bibliotecas Agrícolas (AGLINET) sendo também uma biblioteca depositária da FAO.
.....O Centro de Informática na Agricultura (CIAGRI) coordena as atividades na área de informática, proporcionando ao Campus "Luiz de Queiroz" o apoio de seus recursos para a solução de problemas relacionados ao ensino, pesquisa, extensão e serviços à comunidade.

Pesquisa e Extensão
.....A ESALQ mantém convênios para o desenvolvimento técnico-científico com universidades e instituições de pesquisa do Brasil e do exterior - América Latina, América do Norte, África, Ásia e Europa.
.....A ESALQ possui um corpo docente reconhecido nacional e internacionalmente pela qualidade de suas publicações e participação em eventos técnico-científicos.
.....A prestação de serviços é executada por meio de assessoria prestada a empresas públicas e privadas de todas as áreas da Ciências Agrárias, em perfeita integração Universidade - Empresa. Os departamentos têm uma intensa atividade de prestação de serviços à comunidade, como a da clínica fitopatológica e nematológica e da análise de solos e de plantas. São efetuadas, anualmente, dezenas de milhares de consultas e atendimentos ao público, nas mais diversas formas. Além disso, seus professores participam no desenho e implantação de programas de desenvolvimento de comunidades rurais.
.....São ministrados cursos de especialização, aperfeiçoamento, extensão universitária, atualização e difusão cultural. A ESALQ promove também seminários congressos, conferências, simpósios e exposições.
.....O Centro Cultural, onde se localiza o "Museu Luiz de Queiroz", conta com um notável acervo sobre a história da Escola. É aberto à visitação pública.

.....Localização Museu Luiz de Queiroz: Av. Pádua Dias, 11 - Tel: 429.4305 - Horário de visitação: de segunda a sexta-feira, das 12h às 16h.


Voltar
Voltar
Mapa
MAPA
Avançar
Avançar
1