ROUEN

Os trens partem de hora em hora da estação St.Lazare de Paris, com duração de 1:15 h. de viagem; a passagem de ida e volta custa, aproximadamente, 35 dólares por pessoa. Cidade-porto do Rio Sena, antiga capital da Normandia, é uma cidade atraente e histórica. Nela morreu Joana D'Arc, queimada viva em 1431; depois de 25 anos de sua morte foi proclamada sua inocência; atualmente é considerada a padroeira da França. Ao sair da estação siga pela Av. Jeanne D'Arc até a Rua do Gros Horloge; suba à esquerda para chegar à parte mais interessante da cidade. O Escritório de Turismo fica na Praça da Catedral, nº 25.

CATEDRAL DE NOTRE-DAME: é considerada uma das mais belas representações do gótico francês, juntamente com a de Paris, Chartres e Reims. Construida entre 1201 e 1504, transmite em seu interior uma sensação de espaço e elegância. Os vitrais, alguns do século XIII, têm cores dominantes de vermelho e azul. Durante a 2ª Grande Guerra, em 1944, a cidade foi bombardeada e a Catedral sofreu mutilações: a sua restauração prossegue até hoje.

IGREJA ST. OUEN: não concorre com a beleza da Catedral, mas tem belíssimos vitrais dos séculos XV e XVI. Ao lado dessa igreja estão a Prefeitura, que ocupa uma antiga abadia, e o Liceu, um colégio jesuita onde estudaram Corneille, Flaubert, Corot, Delacroix e Maupassant.
IGREJA ST. MACLOU também no mais puro estilo gótico flamboyant. Bem próximo à igreja está a Aître St. Maclou, antigo ossário da época da peste negra, em forma de um claustro, com frisos de madeira esculpidas com crâneos, tíbias e ferramentas de coveiro.

BAIRRO ANTIGO: próximo à Catedral, cuja rua principal é a St. Romain. Ruas estreitas só para pedestres com residências de madeiramento aparente, fachadas ornamentadas, algumas com andares superiores que avançam sobre a rua, são anteriores a 1525, quando então foi proibido este tipo de construção por deixar as ruas insalubres e escuras. Andando por essas ruas pode-se encontrar placas indicando locais históricos, como o lugar onde Joana D'Arc foi julgada, onde ficou prisioneira e onde foi proclamada a sua inocência.
GROS-HORLOGE: relógio colocado em uma arcada sobre a rua, é um dos mais velhos da Europa, marca as horas, dias da semana e fases da lua.

PLACE DU VIEUX-MARCHÉ: no local onde Joana D'Arc foi queimada, foi construida uma igreja moderna, em 1977, com magníficos vitrais do século XVI, recuperados da igreja St. Etienne, destruída na última guerra.

 

Um trenzinho oferece um passeio de 40 minutos, passando pelos pontos mais interessantes da cidade, a partir das 11 horas, saindo da praça da Catedral.

( volte à página "Ao Redor de Paris")

(para a página seguinte)

 

1