CHARTRES

Dista uma hora de Paris, com trens frequentes saindo da estação Montparnasse; a passagem de ida e volta (aller et retour) custa 16 dólares. O Escritório de Turismo fica em frente à Catedral.


A Catedral de Notre Dame, o maior exemplo do gótico francês, é o motivo principal da visita à cidade. Saindo da estação, em uma praça florida e bem cuidada, você verá as torres (desiguais) da Catedral, bem perto da gare. A antiga igreja foi destruida por um incêndio em 1194, porém uma túnica que se acredita ser da Virgem Maria, foi preservada e uma imensa Catedral foi construida para comemorar o milagre. Ela tornou-se então um centro de grande peregrinação. O mais célebre peregrino, que foi a pé de Paris a Chartres, Charles Péguy, em 1912, escritor católico conhecido no Brasil pelos universitários católicos na década de 50, transmitiu sua emoção à catedral em seus escritos. A Catedral sobreviveu das guerras religiosas, da Revolução Francesa e da 2ª Guerra Mundial.

A Catedral é famosa mundialmente pelos seus vitrais, os mais antigos e ricos da Europa; a maior parte deles vem dos séculos XII e XIII. Têm uma luminosidade, brilho e cores impressionantes, principalmente em dias ensolarados e conforme a posição do sol. São 160 janelas com vitrais ilustrando a vida e as histórias de santos, com cerca de 5000 personagens e uma imensa rosácea que retrata o juízo final.

O coro da Igreja feita em pedra, tem entalhes cênicos retratanto a vida de Cristo e da Virgem Maria, e foram executados à partir de 1540. O piso de pedra é levemente inclinado para facilitar a limpeza, pois os peregrinos se alojavam por dias dentro da Igreja. Perto da porta oeste há um desenho de labirinto (dédalo) no piso ao que muitos atribuem um significado esotérico.

 


Ao redor da Catedral existem lojas de antiguidades, de artigos religiosos e de lembranças de gôsto apurado e que merecem uma visita. Saindo da Catedral ande a pé pela cidade, aprecie suas ruas estreitas com seu casario antigo, o calçadão de pedestres com um comércio sofisticado e escolha um restaurante simpático para almoçar. Na volta estará em Paris a tempo de um passeio e o jantar.

(volte à página "Ao Redor de Paris")

(para a página seguinte )

 

1