REIMS

Dista 1:30 a 2:00 hs. de Paris, de trem, partindo da gare L'Est. A cidade é famosa por sua condição de capital da champagne (lá estão localizados grandes produtores dessa bebida) e pela sua catedral gótica. Reims fica a meio do caminho entre Paris e a fronteira da Alemanha; foi devastada durante a 1ª Guerra Mundial. O Escritório de Turismo fica na Rue Machault, nº2, próximo à Catedral, nas ruínas de um velho asilo. Alí, além de mapas e folhetos sobre a cidade, pode-se marcar visitas às adegas.


 

 

CATEDRAL NOTRE-DAME é o local histórico da sagração dos reis da França, onde a mais famosa foi a de Charles VII, na presença de Joana D'Arc que segurou um estandarte sobre sua cabeça durante toda a solenidade. Em frente à Catedral há uma estátua de Joana D'Arc. A construção da Catedral demorou de 1211 até 1430. Em 1917 e 1918 (1ª Guerra Mundial ), apesar da destruição da cidade, ela foi apenas mutilada, tendo sido restaurada cuidadosamente, financiada em grande parte por doação de Rockfeller. Sua fachada é impressionante, com seus arabescos e grande quantidade de esculturas. Seu interior apesar de simples é imponente. Sua grande rosácea ainda é composta pelos vitrais originais do século XIII. Outros vitrais antigos foram substituídos, alguns de desenhos de Marc Chagall. Para apreciar melhor o efeito dos vitrais, recomenda-se visitá-la de manhã ou no crepúsculo.



PALÁCIO DO TAU: antigo palácio dos bispos, hospedava os reis da França que eram coroados na Catedral. Era o local dos banquetes após essa cerimônia.
PORTA DE MARTE: monumento preservado do período romano, próximo à estação; considerada a maior do gênero; é toda esculpida com temas mitológicos.
BASÍLICA DE ST. REMI: de interesse arquitetônico; mistura o gótico com o românico.
ADEGAS: localizadas próximas da Basilica de St. Remi. Os horários de visita encontram-se no Escritório de Turismo:
Veuve-Clicquot Taittinger Pommery Piper-Heidsieck.
A 25 minutos de Reims, em Epernay, encontra-se a famosa adega de Moet Chandon.
Fomos à Reims de ônibus de turismo, com o preço de 73 dólares por pessoa, com todas as visitas incluídas, mas sem refeição. Acreditamos que de trem ficará bem mais em conta.

( volte à página "Ao Redor de Paris)

(para a página seguinte)

 

1