Cidade localizada no centro do Vale do Loire, um dos locais mais bonitos da França, cercado pelos rios Cher, Indre, Loir, Vienne e Loire. É célebre pelo grande número de castelos, testemunhos da antiga realeza francesa. A região é muito frequentada por turistas principalmente nos meses de verão. Tours foi bombardeada em 1944, na 2ª Grande Guerra Mundial e cuidadosamente vem sendo restaurada desde então. É uma cidade simpática, tranquila, com um transporte moderno e altamente sofisticado. A maioria dos trens em direção a Tours exigem baldeação em St. Pierre des Corps, um entroncamento a 5 minutos de Tours.
ESCRITÓRIO DE TURISMO: Praça Marechal Leclerc, em frente à estação ferroviária.
Ficamos no Hotel Olympic, do outro lado da estação, na Rua Polissy, 74, por 58 dólares a diária. No escritório de turismo além de informações, fazem reservas de hotéis.




VEJA:
PLACE PLUMERAU -
lugar de encontro dos moradores no centro do Velho de Tours, rodeada de ruas com pitorescas residências do século XV e XVI, restauradas depois do bombardeio na Guera Mundial.
MUSEU DE GEMMAIL - próximo à Praça Plumereau, na Rue Murier, especializada em vitrais.
MUSEU DE BELAS ARTES - edifício do século XVIII, próximo a um jardim e que abriga em seu acervo a obra prima de Mantegna, "Ressurreição de Cristo no Jardim das Oliveiras".
CATEDRAL DE ST. GATIEN - mistura de estilos dos séculos XIII a XV. Sua fachada foi construida com um calcáreo da região, fácil de ser esculpida, mas de desgaste fácil pelo vento e chuva. Conserva delicados arabescos esculpidos na pedra; belíssimos vitrais decoram o coro e as laterais da catedral.

GASTRONOMIA : a cozinha é simples usando muito a carne de porco, ganso e vitela, salmão e outros peixes do Loire. Outra especialidade é o brioche, um pãozinho doce feito em formas com a aparência de um mini panetone.
Almoçamos no restaurante da estação ferroviária, charmoso, com toalhas e guardanapos de linho rosa, por 20 dólares o menu turístico.

 

 


SUGESTÃO:

VALE DO LOIRE

A estrada de ferro ( SNFC) em Tours promove visitas aos castelos de um dia, meio dia ou à noite (espetáculosde som e luz) com preços variados de 10 a 25 dólares por pessoa.Os castelos mais visitados são:
CHENONCEAU- .Tem como principal atração, fora a sua imponência e beleza, uma galeria sobre uma ponte construida por Catarina de Médicis e que serviu de hospital na segunda guerra mundial.
CHAMBORD- é o maior castelo do vale, cercado por 32 quilometros de muro.
CHINON-localizado no alto de uma colina; as torres e paredes estão em ruinas.Foi ali que Joana D´Arc se encontrou com Charles VII antes de partir para Orleans.
AZAY-LE- RIDEAU- exuberante, com uma bela escadaria na entrada e rodeada por um lindo parque.
AMBOISE- com uma vista linda para o Loire. Foi moradia de Leonardo da Vinci nos seus últimos anos de vida. A IBM
transformou todos os seus inventos de engenharia em maquetes que são expostas no térreo desse castelo.

(seguir à página seguinte)
(voltar à página inicial)

(para sugestões, críticas e perguntas clique aqui )


 

 

 

 

 

1