Sua origem se perde no tempo e o próprio significado de seu nome ( burgos= pequena cidade, fortaleza) pode nos dar idéia de sua antiguidade. Quando Julio Cesar conquistou a França , Bourges já existia como uma povoação.Apesar do passar do tempo, muita coisa foi preservada de sua arquitetura medieval.
ESCRITÓRIO DE TURISMO : Rua Victor Hugo,21
Ficamos no Hotel Berry, junto à estação ferroviária em um apartamento muito confortável, por 60 dólares a diária. O hotel dispunha de ótimo restaurante frequentado pelos moradores da cidade.

VEJA:

CATEDRAL DE ST-ÉTIENNE- construida no século XIII em estilo gótico, é imensa e com vitrais mostrando toda a técnica dos mestres de Chartres. Assistimos a uma missa de primeira comunhão de crianças com suas roupas brancas e os pais e avós muito elegantes com suas câmeras de fotos e vídeo registrando o acontecimento.( As viagens pelo interior oferecem a oportunidade de se apreciar eventos sociais e esportivos, todas as manifestações tradicionais e costumes do povo).
JARDIM DES PRÉS-FICHAUX-jardim florido no estilo francês (árvores podadas) oferece um passeio bastante repousante.
PALÁCIO JACQUES-COEUR-construido no século XV em estilo gótico flamboyant.
CIDADE VELHA-ruas estreitas com casas parcialmente revestidas de pedras e um comércio intenso, confeitarias e cafés.

GASTRONOMIA: a cozinha é simples baseada em carnes. No restaurante do hotel se come a um preço razoável (25 dólare a refeição para dois ). Outro restaurante agradável é o da estação ferrroviária.

De Bourges, via Tours, voltamos à Paris, depois de um mês de viagem plena de felizes contatos humanos e de amplo enriquecimento cultural. Nos próximos roteiros vamos explorar as regiões ao redor de Paris, partindo e voltando sempre a essa cidade. Até lá!

( volte à página inicial)

(volte à página: "Interior da França"

( para sugestões, críticas e perguntas, clique aqui )

 

1