Toulouse, uma das grandes cidades da França, sempre exerceu papel importante na vida do país, devido, em parte, à sua localização geográfica, próxima do Mediterrâneo, do Atlântico e da fronteira espanhola. Cidade muito bonita, é um dos grandes centros artisticos da França e com uma Universidade de prestígio, principalmente na área tecnológica. Não foi, pois, sem razão, que aí desenvolveu-se a indústria aeronáutica e aeroespacial, com a construção do Concorde, do Caravelle e do Airbus. A cor tradicional dos tijolos dá um tom homogêneo avermelhado à cidade.
ESCRITÓRIO DE TURISMO: Estação Ferroviária e no Capitólio (Donjon).
Ficamos no Hotel Orleans, na Rua Jean Jaurès, 42, em um apartamento grande e confortável, por 40 dólares a diária.

VEJA :
BASÍLICA DE ST. SERNIN -
está entre as maiores e mais belas basílicas góticas da França. A sua construção foi devido à luta de reconquista sobre os muçulmanos e ao combate à heresia catarse (albigense). Aqui também os tijolos vermelhos predominam. Seu campanário, arcos, naves, esculturas românicas, formam um conjunto harmonioso que exige uma visita atenta.
CATEDRAL DE ST. ETIENNE - Problemas e atrasos constantes em sua construção originaram um edifício misto, de estilos contrastantes, do antigo românico ao gótico, carente, pois, da unidade que, em geral, está presente nas grandes catedrais da Europa.
OS JACOBINOS - A primeira "maison" dos "Irmãos Pregadores" que visavam, de início, combater as heresias dos albigenses. É um edifício austero de tijolos vermelhos, com estilo gótico primitivo. Sob o altar-mór da capela repousam os restos mortais de St. Tomás de Aquino, o dominicano autor da Summa Theológica, que definiu a filosofia católica por séculos.
CAPITÓLIO - É o Hotel de Ville da cidade, com fachada ornada por colunas de estilo jônico. Localizado em uma enorme praça com restaurantes e cafés, um ótimo lugar para sentar, descansar e observar as atividades dos passantes.Tivemos a oportunidade de assistir a um grande coral de colegiais cantando em frente ao Capitólio, a Ode à Alegria de Beethoven, adotada como hino do CEE.
MUSEU DOS AGOSTINIANOS - Instalado em um antigo convento da Ordem dos Agostinianos. Importante repositório da arte sacra de diversas outras igrejas da região e de sarcófagos de cristãos.
RESIDÊNCIAS E EDIFÍCIOS - A cidade é plena de construções particulares e oficiais,onde predomina a cor avermelhada dos tijolos e a beleza da arquitetura clássica.

GASTRONOMIA - A cozinha da região utiliza muito condimentos e alho. O prato mais famoso e o "casoulet" (feijão branco com frango, carne de porco e carne defumada); o "Confit de Canard" (pedaços de pato conservados na própria gordura) e o "Gigot de Sept Heures" (pernil assado por sete horas, com condimentos e alho).Depois de visitarmos a Igreja de St. Etienne,paramos em um restaurante pequeno e agradável, o "Chez Cathie", na Rue Boulbonne, 4, cuja proprietária morou no Rio e falava bem o português. Para a comida muito boa pagamos 35 dólares incluindo o vinho para duas pessoas.

SUGESTÃO : Próxima de Toulouse está LOURDES, cidade religiosa, local de peregrinação para os católicos. Mesmo as pessoas pouco ligadas à religião, não deixam de se impressionar ao ver o espetáculo cotidiano da procissão de velas, à noite, com milhares de fiéis, a maioria esperando por um milagre que viria amenizar os seus padecimentos.

(seguir à página seguinte)
(voltar à página inicial)

 

 

 

1