Bordeaux fica apenas duas horas e meia de trem de Toulouse. É um porto movimentado situado no estuário do rio Garonne. É uma cidade elegante e próspera, cheia de praças, jardins, igrejas góticas e residências e edifícios com arquitetura de qualidade. A cidade é considerada a capital do vinho.
ESCRITÓRIO DE TURISMO: Estação Ferroviária St. Jean e no Cours du 30 Juillet, 12.
Ficamos no Hotel Atlantic, Rue Eugène Leroy, 69, em frente à estação. É um hotel antigo, agradável e dirigido por um casal de franceses. A diária para um apartamento duplo, ficou em 56 dólares.

 

VEJA:
PRAÇA GAMBETA -
no estilo Luis XV, rodeada de um belo conjunto de edifícios com fachadas homogêneas. Na época da Revolução Francesa, 300 cidadãos foram guilhotinados no centro desta praça. Atualmente é um local de encontro, com cafés e restaurantes.
ESPLANADA DES QUINCONES - considerada a maior praça da Europa. Situa-se às margens do rio Garonne. Nesta praça destacam-se monumentos a Montaigne e Montesquieu, filósofos associados à cidade. Montaigne, por exemplo, chegou a ser prefeito da cidade, no século XVI.
GRANDE TEATRO - situado na Praça de la Comédie, é um dos mais luxuosos da França.O seu exterior é decorado com doze estátuas de Musas e das Graças e o seu interior é ricamente decorado com balcões em madeira e escadarias suntuosas.
CATEDRAL DEST. ANDRÉ - importante, principalmente devido à sua fachada, com a porta Royale, com esculturas dos apóstolos , a Ressurreição dos Mortos e o Julgamento Final. Seu sino famoso, data de 1440.
CLAUSTRO DO CONVENTO DOS DOMINICANOS - Atualmente abriga a Igreja de Notre Dame. No acervo de sua biblioteca encontram-se manuscritos de Montesquieu e de Montaigne.
COURS DU CHAPEAU-ROUGE: rua famosa pelas suas residências e edifícios dos séculos XVII e XVIII, com arquitetura burguesa. É motivo constante de visita de estudantes de arte e arquitetura fotografando, desenhando, copiando, refletindo e discutindo este trecho importante da história da cidade.
VINHEDOS DE BORDEAUX - numerosos vinhedos estão sempre preparados para receber os turistas, como o Medoc, St. Emilion, Côtes de Blaye, Graves, Santernais. No escritório de turismo você obterá informações de como visitar esses vinhedos
.

 

GASTRONOMIA : a cozinha reginal inclui muito Confi (pato ou ganso assado na própria gordura), Cépes (cogumelos selvagens preparados com alho e óleo), frutos de mar e peixes.

(seguir à página seguinte)

(voltar à página inicial)

(

1