Capítulo 8 | Índice da Página do Melatti |
---|
Minha tese de doutorado, O Sistema Social Krahó, eu a defendi no salão da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da Universidade de São Paulo no dia 28 de agosto de 1970. Compunham a banca examinadora o Prof. João Baptista Borges Pereira, como orientador da tese, o Prof. David Maybury-Lewis, como examinador externo, pois era da Universidade de Harvard, e mais três professores da FFLCH: Prof. Egon Schaden, Prof. Ruy Galvão de Andrada Coelho e Prof. Luiz Pereira. Conforme o atestado que recebi alguns dias depois da Secretaria da FFLCH eu era agora "Doutor em Ciências". Já segundo o diploma, que finalmente resolvi buscar dez anos depois, sou "Doutor em Cências Sociais (Antropologia)".
Como eu não tinha mestrado, tive de substituí-lo por duas teses subsidiárias, segundo o regulamento então vigente na USP, apresentadas antes da tese de doutorado propriamente dita. Uma delas, posteriormente publicada como Índios e Criadores (Rio de Janeiro: UFRJ – Instituto de Ciências Sociais, 1967) passou pelo exame do Prof. Florestan Fernandes; a outra, depois divulgada como O Messianismo Krahó (São Paulo: Herder/Edusp, 1972), teve como examinadora a Profa. Maria Isaura Pereira de Queiroz.
Quando terminei de escrever a tese, eu mandei mimeografar 50 cópias. Umas 10 se destinavam aos membros da banca examinadora e aos arquivos e usos da USP. As outras 40, eu as distribuí entre colegas e interessados. Mas eu nunca a publiquei integralmente por uma editora. Entretanto, ela não chega a ser totalmente inédita. A parte referente a parentesco foi condensada e adaptada de modo a se transformar num capítulo do volume organizado por David Maybury-Lewis, Dialectical Societies (Cambridge, Mass.: Harvard University Press, 1979), e também divulgada em português como fascículo 3 da Série Antropologia, da Universidade de Brasília. A parte dedicada às atividades rituais foi ampliada, inclusive com dados que consegui em mais uma etapa de campo após a defesa da tese, e publicada como o livro Ritos de uma Tribo Timbira (São Paulo: Ática, 1978).
Escaneei recentemente a tese e, após uma revisão, eu a porei à disposição de quem se interessar em disco, no formato "pdf". Não quero pô-la integralmente neste site, porque ocuparia muito da quota que me concede o servidor. Mas quero apresentar aqui algumas parcelas inéditas que julgo dignas de atenção. Não são muitas. A principal é o capítulo 8, que apresenta uma série de conflitos, com o objetivo não logrado de identificar facções, mas que vale como uma crônica das relações sociopolíticas craôs dos anos 1920 aos 1960. Outros trechos inéditos que vier a julgar de interesse, eu os porei neste site oportunamente.
Capítulo 8 | Índice da Página do Melatti |
---|