FATOS RELEVANTES
Aqui você terá uma palavrinha sobre todos os acontecimentos do mundo da bola que despertem a atenção do grande público brasileiro. Assim, sempre que ocorrer um fato polêmico, corra para cá e veja a verdade sobre o fato sem as delongas que a mídia lhe impõe.![]()
Então vamos aos Fatos...
35 - Brasil 2 x 0 Chile (8.10.2001)
Tudo continua na mesma...vide comentário no. 32.
Sinceramente, perdemos a vontade de ver jogo da seleção, no Brasileirão temos jogos de bem mais qualidade técnica.34 - Está de volta à Seleção o maior craque brasileiro depois do surgimento de Romário (Ronaldinho "Gaúcho" é convocado - 22.9.2001)
Esse, com certeza, é um fato relevante que não poderíamos deixar de registrar.
Pouco importa se o trombador Ronaldinho da Inter foi convocado.
O que importa, e muito, é a volta à seleção daquele que, certamente, é o melhor jogador do mundo na atualidade: Ronaldinho "gaúcho".
Parece que o Grêmio abaixou a guarda e acabou com o boicote ao menino. Agora, apesar da teimosia de Felipão, o Brasil verá arte em campo (se o moleque tiver chance de jogar pelo menos alguns minutos).
Se jogar, não sai mais. Quer dizer....com o Felipão já não duvidamos de mais nada....Denílson entrando aoss 43 minutos do 2o. tempo.....é....não podemos ter tanta certeza...33 - CBN inova e destroça a concorrência com a mais completa cobertura do Brasileirão 2001 (22.9.2001)
SENSACIONAL. É o mínimo que podemos dizer sobre a transmissão que a CBN vem fazendo das rodadas do campeonato brasileiro de futebol de 2001.
Finalmente aparece alguma coisa realmente inovadora e profissional no âmbito da imprensa esportiva, já que esse ramo está impregnado de amadores que, mesmo trabalhando em empresas de alcance nacional, insistem em falar apenas sobre os clubes de seus Estados
(paulistas ou cariocas), mesmo que tais clubes não estejam com um bom time e nao estejam exercendo qualquer papel de relevância no cenário atual do futebol brasileiro.
O dinamismo com que a transmissão de vários jogos é feita de maneira simultânea pelo "coordenador" Marco Aurélio é incrível. Que brilhante idéia.
Assim, é possível saber tudo o que acontece na rodada em tempo real, com acompanhamento de TODAS as partidas, minuto a minuto, com a presença de um profissional em cada jogo, tendo entrevistas dos jogadores de diversos times no meio e final de jogo, e, ainda, comentários de personalidades sobre o andamento dos jogos de seus times. É um show. Verdadeiramente foi dado um passo a frente dos concorrentes.
Isso sim é que é inovação, não aquelas palhaçadas de linhas de impedimento feitas por computador, tira-teimas chatos, velocidade da bola, pesquisas "interativas" pra lá de cretinas, etc.
Nós do Futebol Real aplaudimos com vigor essa iniciativa e conclamamos a você, amante do futebol, que ligue seu rádio na CBN durante uma rodada e tire suas próprias conclusões.
Mais uma vez, que brilhante idéia. Curvamo-nos à CBN pela insuperável idéia.32 - Eliminatórias em ritmo de Tango (Argentina 2 x 1 Brasil - 5.9.2001)
Desprezível esse "futebolzinho" de "meia tigela" "flagrado" em plena consumação por aqueles que tiveram a "brilhante idéia" de ligar seus televisores nos canais que transmitiram o "duelo" (duelo? Em duelo costuma-se haver dois litigantes) entre portenhos e nós, "macaquitos".
O que se viu logo após o esdrúxulo "gol" brasileiro nos primeiros minutos foi um time jogando futebol, e o outro, de maneira feia, nervosa, grotesca, se defendendo, ou melhor, dando "belos" chutões para o alto, chegando até a nos dar saudades do velho "jornada-nas-estrelas" de Bernard.
Marcelinho Paraíba no meio-campo "fazendo" jogadas de ligação para o ataque???? Será que sonhei?
Mauro Silva, lento e "desabilidoso", sendo a grande referência do meio-campo? Deve ter sido "sonho"...
Roque Júnior com a tarja de capitão?! Não não não...com certeza foi "sonho"...
Denílson só entrando aos 43 minutos do 2o. tempo? Tsc tsc tsc...ninguém faria isso, só pode ter sido "sonho" mesmo...
Rivaldo Lentão sendo elogiado por ter conseguido dar 4 passes para o lado certos? Bom, até que essa não nos surpreende...
A verdade é que apenas o Lúcio jogou bem no nosso pobre time (mesmo que tenha exaregado algumas vezes em lances individuais).
Parabéns aos argentinos por terem, ao contrário da nossa "esquisita" seleção, procurado sempre o gol, e nos desculpem por termos usado exageradamente as aspas, mas é que, com o "futebol" apresentado, o nosso amontoado de jogadores medíocres não passa de uma "seleção".31 - Brasil na Copa do Mundo/2002 (Brasil 2 x 0 Paraguai - 15.8.2001)
Bastou algumas plasmas como Guilherme e Elber não jogarem e pronto...lá estava o Brasil jogando melhor...Agora, após alguns dias de treinos, a seleção finalmente começa a ganhar personalidade, o que é impossível se ter com apenas um "amontoado" de jogadores. Como já dissemos anteriormente, é óbvio que o Brasil irá à Copa, é só uma questão não de tempo, mas de treino. Façamos alguns comentários acerca de alguns jogadores:
-Tinga e Eduardo Costa, execrados pela ignorante imprensa do Sudeste, mostraram ser grandes, deram consistência e inteligência ao meio-campo. Tenham os olhos atentos no que o infeliz Galvão Bueno vem tentando fazer...ele quer porque quer abrir uma campanha para tirar o Eduardo da seleção. Não se esqueçam do que fizeram com o grande Dunga durante longo período...
-Roberto Carlos voltou a jogar bola e, agora sim, tá fazendo por merecer jogar como titular.
-Marcelinho Paraíba não tem a desenvoltura necessária para jogar na seleção. No seu lugar deveria começar jogando no meio-campo Juninho Paulista, com a entrada de Alex no segundo tempo.
-Rivaldo: Este peso morto não deveria nem mais ser convocado.
-Beletti mostrou poder ser útil.
-Leonardo não sabe dar um mísero passe de lado, não há espaço para ele na seleção.
-Denílson atravessa GRANDE fase e deveria sempre entrar no segundo tempo (para dar novo fôlego ao time quando os adversários já estão cansados)
-Edílson merece mais insistência no seu futebol.
-Roque Júnior é triste, em seu lugar deveria estar o Marinho.
-Lopes do Palmeiras deveria ganhar um chance.
-Ronaldinho Gaúcho, agora tendo voltado a jogar (no Paris Saint Germain), deveria ter uma cadeira cativa no time titular (só pode estar havendo um boicote da CBF à pedido do Grêmio para que o jogador não seja convocado).31 - Paraná, Estado do Futebol? (Bom início dos times paranaenses no Brasileirão 2001 causa espécime na Imprensa - 14.8.2001)
Não há qualquer novidade, qualquer surpresa quanto ao bom começo dos times paranaenses no Campeonato Brasileiro de 2001. Muito pelo contrário, tal situação já é até rotina no nosso futebol, basta ver o que escrevemos sobre esses times (Atlético-PR, Coritiba, e Paraná) na seção TIMES (há aproximadamente uns três anos atrás). Mas, conforme também está escrito lá, todos já sabemos o final desta estorinha: Não são times de chegada e sucumbirão aos grandes no decorrer da competição.
Cabe ressaltar, no entanto, que o Coritiba sempre foi considerado por nós um dos fortes candidatos a se manter nas primeiras posições (juntamente com Grêmio e São Paulo), pois foi um time muito bem montado em sua parte defensiva pelo Ivo Wortmann, tendo um bom contra-ataque. Já o Atlético-PR realmente tem mostrado ser um time respeitável. Quanto ao Paraná Clube, este meus amigos....é meio ruinzinho mesmo e não dará grandes dores-de-cabeça.30 Prazer em conhecer, Honduras - (Copa América, Honduras 2 x 0 Brassil - 24/7/2001)
Como estamos muito irritados com o Felipão e sua convocação e escalação pra lá de ...... cretina, vamos apenas nos reportar ao comentário anterior para não falarmos besteira, já que poderemos, no calor das emoções, sermos até injustos com o anteriormente sempre admirado Felipão.
29 Vexame de "sombrero" - (Copa América, México 1 x 0 Brasil - 12/7/2001)
O que falar sobre uma seleção em que até o boi Guilherme joga? Desculpem-nos, mas vai ficar sem comentários.
28 Urubu rouba a cena em Maceió - (Flamengo Campeão da "Copa dos Cammpeões" - 12/7/2001)
Olha, sinceramente, temos que admitir que o flamengo nos surpreendeu e até mostrou um bom futebol nessa infeliz Copa dos Campeões, não repetindo o triste desempenho que se via no campeonato carioca/2001. Mas, cá pra nós, o São Paulo é muito mais time.
Foram dois jogos: Flamengo 5 x 3 São Paulo, e São Paulo 3 x 2 Flamengo. Não fossem os trapalhados gols gerados no primeiro jogo pelas grandes jogadas de Edílson, o São Paulo seria, até com facilidade, campeão. A verdade é que o flamengo depende de dois jogadores: O Pet e o Edíslon. Fora eles, o único que presta é o Gamarra, o resto, com exceção do Alessandro (que é promessa), é trapo.
Mas o que vale no futebol é o resultado. É isso que fica. Portanto, parabéns Urubu, e, pelo amor que você tem por seus torcedores, não deixe o Pet ir embora, pois se ele não marcar de falta no segundo tempo...não sei não heim...
27 Mesma Seleção: Mesma Lambação - (Uruguai 1 x 0 Brasil - 4/7/2001)
E mais uma vez estavam lá aqueles jogadores.....e mais uma vez veio o mesmo resultado.
Todos sabem de nossa admiração pelo Felipão (basta ver os comentários anteriores), mas no comentário n. 25, lançado em 16/6/01, deixamos bem claro que estávamos um pouco decepcionados com a convocação e algumas posturas adotadas pelo Scolari.
De fato, achávamos que era hora da grande limpeza, da expurgação de figuras como Rivaldo, Roberto Carlos, Cafu, Emerson e Élber da seleção, mas não foi o que ocorreu. Mas até que estamos tentando entender o Felipão: Diante de tanta pressão e necessidade de um bom resultado frente ao Uruguai, ele teria pensado em usar jogadores mais experientes, que supostamente não tremeriam diante de dificuldades...para depois, nos próximos jogos, chamar os realmente melhores jogadores brasileiros na atualidade. Assim, resta-nos aguardar a próxima convocação e ver se era este o seu raciocínio. Se era, temos que aplaudi-lo, já que não deixou de ser uma atitude sensata. Em caso contrário, se ele demonstrar que realmente pretende investir nestas criaturas, resta-nos lamentar e amargar um futebol vergonhoso para um país com tantos talentos. Quanto a este primeiro jogo da Era Felipão, não concordamos com várias coisas, dentre as quais:
1 - Depois do show dado pelo Grêmio no primeiro semestre, parece que virou moda falar e tentar colocar em prática o esquema tático 3-5-2. Parreira deu aula sobre o esquema na televisão. Carpegiane tentou no Cruzeiro, não deu certo, voltou atrás. Felipão anunciou que o usaria, treinou o usando, mas na hora do jogo, não se sabe se por causa de uma mudança de última hora, ou se por lambança mesmo, o que se viu foi uma verdadeira bagunça, com uma recaída para o 4-4-2.
2 - Roque Júnior, Élber, Emerson, e as múmias Antônio Carlos, Roberto Carlos, Cafu, e Rivaldo não são dignos de envergar a camisa da seleção. Enquanto tiverem no time, a situação tende a ficar na mesma.
3 - Ronaldinho Trombador, se chamado, piorará mais ainda a situação.
É hora de acordar. Temos que usar o que há de melhor, é hora dessa seleção ser comandada por Ronaldinho Gaúcho e Alex, com Marinho e Lúcio (ou Cris) na zaga, Júnior na lateral esquerda, Romário e Edílson no ataque, e por aí vai.
De qualquer forma, fiquem tranqüilos, pois, como afirmamos anteriormente, é lógico que o Brasil se classificará sim. Resta saber se será jogando como queremos ou não.
26 Grêmio é Tetra da Copa do Brasil - (Corinthians 1 x 3 Grêmio - 16/6/2001)
Que batalha. Que duelo exuberante se travou nessa sensacional final da Copa do Brasil. O futebol brasieliro suplicava por uma final com tamanha vivacidade.
E que banho! Sim, porque, afinal de contas, o time queridinho da mídia, o Corinthians, tomou uma lavada daquelas que não se esquece tão cedo. Foi um banho com direito a fragrâncias francesas e água mineral. Se Marcelinho Paraíba não perdesse tantos gols "de cara", o placar seria, no mínimo, 5 x 1.
O que se viu foi o que no jargão futebolístico se chama de "nó tático". Sim, o Grêmio de Tite deu nó e torceu sem piedade o pescoço do Timão de Dom Luxemburro. Para a surpresa de quase todo o Morumbi e, principalmente, da odiosa imprensa paulista, o Tricolor dos Pampas deu um verdadeiro show. Parecia uma orquestra em campo. Com uma pegada que não se via desde a Era Felipão (1995-1997), o Grêmio foi a perfeição tática em campo, dominando inteiramente o jogo, e em pleno Morumbi. Importante que se diga que tal pegada não se traduz em faltas, como gostam dizer as imprensas carioca e paulista. O Timão fez o dobro de faltas do Grêmio.
O Grêmio se consolida como o maior clube da história nacional (ver em Os Melhores), e, no que diz respeito à Copa do Brasil, deixa o Cruzeiro pra trás , retomando para si a qualidade de Grande Senhor da Competição (4 campeonatos, e 3 vices) (ver comentário no. 14).
Chorem paulistas. Às vezes, é bom olhar para além do seu umbigo...
25 Felipão no Poder - A Era "Bandida" é inaugurada (16/66/2001)
Agora, após toda aquela balburdia que se instalou após a saída do "trejeitado" Dom Luxemburro, Felipão finalmente se viu na possibilidade de ter realmente o COMANDO da seleção nas mãos, diferentemente da ocasião anterior em que fora convidado.
Leão foi um estúpido ao convocar tantos imbecis de uma vez só para disputar a malfadada Copa das Confederações. Cavou sua própria cova.
Esse medo todo insuflado pela imprensa de que o Brasil pode ficar de fora da Copa é totalmente infundado. É lógico que o Brasil se classificará. Aquele bando de jogadores que espantou o país na Copa das Confederações não é nem a seleção B do nosso país, não há qualquer razão para temer.
Confessamos que Felipão nos decepcionou um pouco pela primeira convocação que fez, mas, mesmo assim, conseguirá bons resultados e se classificará sem maiores problemas. O convite ao Ronaldinho Trombador para que acompanhacesse a seleção foi, que nos desculpe o nosso querido Felipão, uma grande imbecilidade. Quer dizer então que é só ele estar bem fisicamente de novo e, pronto, estará novamente garantido para a Copa? Esse menino ainda vai afundar de novo a seleção.....abra o olho Scolari....
24 Futebol Real - Sete Meses Depois, o Retorno (16/6/2001)
Desculpem-nos pela demora em atualizar o site, mas é que as férias foram um pouco mais prolongadas do que o esperado. O Futebol Real voltou e está em plena atividade, portanto, não deixe de visitar-nos e contribuir com sua participação da maneira que melhor lhe convier (Mural ou e-mail).23 Final da Primeira Fase do Brasileirão (Copa JH) - Os Classificados (21/11/2000)
Finda a primeira fase dessa coisa que é essa Copa JH, vejamos quais as possiblidades de cada clube classificado. Falaremos, no entanto, somente dos times que realmente contam. Não perderemos tempo com esses timinhos que entraram na rebaba (esse Malutron, por exemplo, deve ser a união formada pelos quatro amigos Mário, Lúcio, Télvio, e Rômulo).
Os grandes favoritos são cinco: Cruzeiro e Vasco em um primeiro escalão; São Paulo, Grêmio, e Palmeiras num segundo escalão. O resto é resto. Vamos lá:
1 - Cruzeiro: Com a consistência obtida sob o comando do Felipão, é, como todos sabem, um dos grandes favoritos. Já está nas Quartas-de-final, Malutron é piada.
2 - Sport: Pode passar pelo primeiro jogo, mas, se no segundo pegar o Grêmio, cairá fora. Se pegar a Ponte, poderá chegar até a semi-final.
3 - Fluminense: Se tivesse pegado o Remo nas Oitavas, talvez não aguentaria. Mas como pegou o São Caetano, poderá até passar para a Quarta-de-final, mas com certeza sua camisa fraca o fará cair fora sem perturbar muito.
4 - Goiás: Também não oferecerá maiores resistências.
5 - Vasco: Amplas condições de chegar ao título.
6 - São Paulo: Apesar da natural queda de rendimento na parte final desta primeira fase, é um grande time e será um grande concorrente ao título.
7 - Ponte Preta: Se a Macaca conseguir passar pelo Grêmio, poderá até chegar até a Semi-final, mas o título certamente está fora de sua capacidade.
8 - Atlético-PR: Sem chances. Não deveria nem ter se classificado.
9 - Inter-RS: Muito limitado. Também não tem chances.
10 - Grêmio: Subiu muito de produção durante o campeonato, já que foi formando a equipe no seu decorrer, e tem reais possibilidades de ser campeão. Se Fábio Baiano jogasse, o colocaríamos no mesmo "escalão de favoritismo" de Cruzeiro e Vasco.
11 - Palmeiras: Se passar pelo São Paulo nas Oitavas, virá quente rumo à final.
12 - Bahia: Nem o grande Evaristo de Macedo será capaz de levar este bom time ao título.
13 - Paraná: Apesar de classificado no Módulo Amarelo, poderá até passar para a Quarta-de-final, pois pegará o Goiás, que, apesar de ser um bom time, não é lá essa coisa toda...22 Convocação Tampão (31/10/2000)
Essa primeira convocação não reúne, definitivamente, os melhores do Brasil. Como era de se esperar, ela pretendeu atender a "certas pressões" nos bastidores, e, ao mesmo tempo, tentar mostrar que seria uma escolha livre. Que diabos vocês acham que os leprosos Cafu e Rivaldo estão fazendo lá? Já Júnior no lugar de Roberto Carlos foi uma benção, e foi uma das chamadas que serviram para tentar mostrar ser uma coisa "livre".
Mas a convocação do tal Adriano do flamengo foi triste. É uma piada de estrondoso mau gosto. Se quisesse inovar por aí, então que chamasse Dill, Alan Delon, ou Oséas. Mas Adriano??!!!21 Leão - O Rei da Selva? (23/10/2000)
Tubo bem, reconhecemos que demoramos a falar sobre a investidura de Leão como técnico. Mas isso se deu porque na verdade não achamos o fato tão importante assim.
Bom, que o Luxemburgo iria sair nós já havíamos falado logo após o jogo contra Camarões nas Olimpíadas (comentário no. 19). Lembre-se que naquela época não havia qualquer consenso quanto à sua saída ou não. O que aconteceu depois também não foi nada imprevisível, já que é sabido que os "altos homens" da CBF querem ter uma fórmula para manter as raias do treinador sob seu comando.
Nesse contexto é que se deu essa total inversão e confusão de funções. Antônio Lopes é um cara muito bom. Leão é bom. Mas quais são as atribuições de cada um?? O Lopes, que, em tese, é um mero assessor, CONVOCOU o treinador. Escolheu ao seu belprazer (lógico que segundo as regras da CBF...).
Ora, então quem é que manda?? Quem tem a última palavra? Tá, você diz que é o Leão. E se ele agir contrariamente aos objetivos e pretensões do Lopes?
Então você pode pensar: "É... mas com Zagallo e Parreira deu certo na Copa/94..." Ora, meu caro Waltson...definitivamente não se trata da mesma situação. Em 94 quem escolheu o assessor foi o treinador, o Parreira. E não poderia ser diferente. Onde já se viu o assessório escolher o principal.
Bom, lambanças à parte, cabe reconhecermos que os dois são mais capazes do que o sujeito ridículo que antes ocupava o posto de treinador da seleção.
Felipão? Ora, o Felipão não se submeteria a toda essa balbúrdia.20 Instaurada a CPI Nike no Congresso (10/10/2000)
Desde sua inauguração (há quase dois anos), o FUTEBOL REAL critica toda essa sujeira que se encontra enraizada nos bastidores de nosso futebol, sendo até mesmo a razão de sua existência, já que vocês sabem que o nosso objetivo é exatamente desmascarar e desmitificar essas imagens, lendas, estorinhas, que são passadas para o público em geral.
Corre pela boca pequena que há algumas cláusulas secretas no contrato firmado entre a CBF e a NIKE......será??? Não, não deve ser verdade...Ronaldinho Ferrari (lógico que me refiro àquela lepra do Barcelona), é sempre convocado e jogo como titular porque merece....
Infelizmente, no entanto, sabemos que essa investigação parlamentar vai terminar incriminando, no máximo, um ou dois pobres coitados que vão servir de bodes expiatórios da patota. Não há a competência e, principalmente, a seriedade e imparcialidade necessária para uma investigação bem sucedida.