A Importância da Flexibilidade no Taekwondo
É demais evidente a importância da flexibilidade para a prática do Taekwondo. Esta capacidade física desempenha um papel fundamental na qualidade de execução dos movimentos facilitando a sua prática e optimizando a aprendizagem destes. No entanto, os benefícios de um programa de treino de flexibilidade não ficam por aqui. Existem vários aspectos positivos que se podem obter com uma prática regular, independentemente de ser praticante ou não de taekwondo, os quais passo a citar alguns exemplos:
O treino de
flexibilidade pode reduzir as sensações negativas de estados
emocionais, como por exemplo, a frustração, fúria, ansiedade, etc.
Do ponto de
vista puramente fisiológico, pode-se dizer que altos níveis de tensão
muscular têm vários efeitos negativos que podem levar á fadiga, ou
mesmo dar origem a uma contratura. A forma mais apropriada para
resolver ou
evitar este tipo de problemas é facilitar a relaxação
muscular, através de um treino de streching.
De um ponto
de vista puramente isotérico, a flexibilidade permite a unificação
(harmonia) do corpo, mente e espirito (ex: Yoga,Zen,etc.).
O trabalho
de flexibilidade permite um melhor conhecimento dos limites da pessoa
e torna-se numa boa forma de enriquecimento pessoal e de interiorização.
Estudos
realizados provam que a falta de flexibilidade em determinados grupos
musculares pode contribuir para uma deficiente postura.
|
A dor muscular que é produzida pela actividade física pode ser reduzida ou mesmo eliminada através de exercícios lentos e suaves de streching.
A flexibilidade ajuda o indivíduo a criar uma imagem de facilidade, suavidade, graciosidade, auto-controlo e total liberdade na execução dos movimentos.
Existe a ideia generalizada de que os exercícios de streching, são um método efectivo de prevenção de lesões nos músculos, articulações e tendões. No entanto, é importante referir que não é necessário adquirir a máxima flexibilidade para precaver uma situação de lesão. Existe uma amplitude “óptima” que depende do tipo de movimento e da modalidade desportiva em causa (por exemplo um praticante de Taekwondo necessita de amplitudes mais extremas do que um corredor de fundo) e permite diminuir o risco de lesão quando os músculos e articulações são acidentalmente hiper-estirados.
Em forma de conclusão, pode-se dizer que foi assim referido, deste modo, um conjunto de aspectos que um programa de treino regular de flexibilidade pode trazer, não só para um praticante de taekwondo, mas também para qualquer pessoa (mesmo sedentária) que se preocupa com a sua saúde e bem estar. Neste “Império dos Sentados” em que vivemos actualmente, espero que estas palavras sirvam de incentivo para continuar ou iniciar uma actividade física que só lhe trará benefícios.
|
![]() |
André Soares 2º Dan Natália Soares 2º Dan
Jorge
Negrão 2º Kup
Demonstram
o quanto a flexibilidade é importante na prática do Taekwondo.
|
![]() |