Main History Championships Team Pictures Rules Links Guestbook

HISTORY
(Know a little more about the history of our College, our students athletic association and our rugby team)


A FACULDADE DE MEDICINA DA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO
____Em 24 de novembro de 1891, foi criada, pela lei estadual nº 19, a Academia de Medicina, Cirurgia e Pharmaccia de São Paulo.
____Em 7 de março de 1895, a Sociedade de Medicina e Cirurgia de São Paulo, primeira associação de médicos, iniciou suas atividades, com Luiz Pereira Barreto como presidente e Arnaldo Augusto Vieira de Carvalho como um de seus 50 membros. A policlínica criada por essa sociedade assemelhava-se a uma escola e Arnaldo já procurava meios para implantar a Faculdade de Medicina.
____Em 19 de dezembro de 1912, o Congresso Paulista sanciona a lei nº1357, que transformava a Academia de Medicina, Cirurgia e Pharmaccia em Faculdade de Medicina e Cirurgia de São Paulo e Arnaldo Augusto Vieira de Carvalho foi nomeado seu diretor.
____Sem sede própria a Faculdade ocupou vários espaços: Santa Casa de Misericórdia de São Paulo (cujos chefes clínicos tornaram-se professores das respectivas cátedras); Politécnica, Escola de Comércio Álvares Penteado; solar D. Victória Cincinato; residência do Brigadeiro Rafael Tobias de Aguiar; solar do Barão de Piracicaba; Maternidade de São Paulo; Hospital do Juqueri e Jardim de Infância, anexo à Escola Normal Caetano de Campos.
____Em 2 de abril de 1913 foi ministrada a aula inaugural por Edmundo Xavier. No primeiro ano de funcionamento, de 180 alunos matriculados, permaneceram 70.
Ainda em 1913, após desentendimento entre alunos e o professor Edmundo Xavier, a faculdade permaneceu fechada por um ano.
____Em 1918 ocorreu a formatura da primeira turma que compunha-se de 28 alunos, sendo 2 mulheres (a legalização dos diplomas foi sancionada pela lei nº4614 de 7 de dezembro de 1922).
____Em 25 de janeiro de 1920 foi lançada a pedra fundamental da sede própria, por Arnaldo Augusto Vieira de Carvalho. Tratava-se do edifício da cadeira de Medicina Legal, que mais tarde foi remodelado passando a abrigar o Instituto Médico Legal, também chamado de Instituto Oscar Freire (único prédio do projeto original, foi sede da biblioteca e das cadeiras de Anatomia, Anatomia Descritiva, Histologia e Histologia Patológica de 1924 a 1931). Por sugestão da Fundação Rockefeller (a principal financiadora da obra), a construção foi suspensa e uma comissão nomeada para viajar pela Europa e pelos Estados Unidos para levantar os principais requisitos na instalação de laboratórios e hospitais.
____Em 1928 se reiniciaram as obras da Faculdade que foi terminada em 1930. A inauguração oficial deu-se a 15 de março de 1931, à Estrada do Araça (depois Avenida Municipal e atualmente Av. Dr. Arnaldo).
____Em 25 de janeiro de 1934, a faculdade passou a integrar a Universidade de São Paulo(USP) através do decreto 6.283, passando a chamar-se Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo(FMUSP).
____Em 1943, através do decreto-lei nº13.192 que cria o Hospital das Clínicas da FMUSP, o hospital-escola finalmente se concretiza.
Em 1968 com a reforma universitária, a faculdade sofreu a perda de suas cadeiras básicas.
____Em 15 de março de 1981, o prédio foi tombado pelo CONDEPHAAT.

BIBLIOGRAFIA: Mazzieri, BR; Piedade, SC; Lacaz CS. Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo: testemunhos de sua história. Fundo Editorial Byk, 2000.


O CENTRO E A ASSOCIAÇÃO ATLÉTICA ACADÊMICA OSWALDO CRUZ
____Em meados de 1913, poucos meses após a abertura das aulas da Faculdade de Medicina e Cirurgia de São Paulo, surgiu entre os estudantes, o desejo de fundar uma associação que, munida de plenos poderes, fosse legítima representante da nova classe acadêmica.
____Uma primeira reunião foi convocada, na qual fundou-se o Centro Acadêmico Oswaldo Cruz e elegeu-se a sua primeira diretoria, da qual foi presidente Waldomiro de Campos. Após a regência de alguns meses, quando vários dos membros dessa diretoria abandonaram temporariamente ou em definitivo a faculdade (inclusive o presidente, que se matriculou na Faculdade Nacional da Universidade do Brasil), uma assembléia geral substituiu essa diretoria por uma outra presidida por Ernesto de Sousa Campos, em 14 de setembro de 1913.
____Essa diretoria elaborou e aprovou os primeiros estatutos da sociedade e aquele 14 de setembro ficou conhecido como o dia da fundação do Centro Acadêmico Oswaldo Cruz (C.A.O.C.).
____Desde os primeiros anos de fundação teve o Centro uma seção de esportes. A Praça de esportes estudantil foi inaugurada em 18 de dezembro de 1926, à Rua Teodoro Sampaio Nº1. Dela faziam parte uma pista de corrida, disco, peso, dardo, barra paralela, bola ao cesto, volei-ball e ringue de box. Mas, para a construção do edifício atual da Faculdade desativou-se essa praça de esportes.
____Em 1928, por iniciativa do presidente do C.A.O.C. Renato Costa Bonfim, o Centro Acadêmico conseguiu constituir um campo e com pista periférica.
____Em 11 de fevereiro de 1933, foi inaugurada a piscina semi-olímpica, revestida de mármore de carrara aproveitado das sobras da construção da faculdade. Idealizada por Nairo Trench e construída por Raul de Almeida Braga, foi a segunda piscina com tamanho oficial em São Paulo.
____Em 7 de abril de 1934, inaugurou-se um novo campo de atletismo com pista periférica. Posteriormente foi construído um ginásio (Caveirinha) para bola ao cesto e volei-ball, e uma quadra de tênis onde hoje se situa o parque infantil (EMEI).
____Em 1941, a Associação Atlética Acadêmica Oswaldo Cruz (A.A.A.O.C.), até então o departamento de esportes do Centro Acadêmico Oswaldo Cruz (C.A.O.C.), tornou-se uma entidade separada pelo decreto lei nº3617 de 15 de setembro de 1941.
____O segundo ginásio de esportes (Caveirão) foi construído com a verba liberada pelo conselho deliberativo porque em sua construção, o Instituto da Criança do HC-FMUSP invadiu o terreno da atlética.

BIBLIOGRAFIA: Jornal "O Bisturi". Edições de 1930 até 1957, pesquisadas no Museu Histórico da FMUSP.


O RUGBY
____O rugby surgiu em 1823 durante uma partida de futebol na The Close at Rugby School, na cidade de Rugby, Inglaterra. Um dos participantes resolveu pegar a bola com as mãos ao invés de usar o pés e outras pessoas também gostaram da idéia.
____No Brasil, a primeira equipe foi o Clube Brasileiro de Futebol Rugby, no Rio de Janeiro, fundado, em 1891. O esporte chegou em São Paulo em 1895, trazido por Charles Muller.


O TIME DE RUGBY DA MEDICINA USP
____O time de rugby da Medicina tem como seus maiores títulos, dois campeonatos brasileiros, um em 1973 e o outro em 1982.
____A história do rugby na faculdade teve seu nascimento em 1934 quando o Dr Esher, cirurgião plástico, doou ao Centro Acadêmico uma bola de rugby.(veja publicação em "O Bisturi", o jornal oficial do Centro Acadêmico)
____Ainda no ano de 1934, pela iniciativa dos Srs. Feliciano Penido Burnier e Mauro Cândido de Sousa Dias, ambos alunos da 20ª turma, orientados pelo prof. Max Barros Heraldt, montou-se um time de rugby que faria sua estréia em 13 de outubro de 1934.(veja publicação em "O Bisturi")
____Depois desse primeiro ensaio, o rugby não mais existiu na instituição até o ano de 1966.
____Em 1966, após 31 anos, um grupo de alunos reintroduziu o esporte na FMUSP e, por esse motivo, consideramos essa data como uma nova fundação do rugby na Medicina.
____Nessa nova fundação, vale destacar a participação de dois alunos da época que foram de fundamental importância para o renascimento do rugby na Medicina: José Luiz da Costa Porto (52ª Turma) e Leon William Rheims (54ª Turma).
____Ainda no ano de 1966, o rugby passou a integrar a MAC-MED, na 32ª edição da competição.(veja depoimento)
____Esse jogo de rugby da MAC-MED entre a Escola de Engenharia Mackenzie e a Faculdade de Medicina da USP foi o primeiro jogo de rugby entre duas instituições de ensino superior do Brasil. Foi vencido pelo time da Medicina pelo placar de 6 a 3.
____No ano de 1973 a Medicina foi campeã brasileira.
____Em 1978, retornou à primeira divisão após ser campeã paulista da divisão intermediária.
____Em 1979 foi campeã paulista da 1ª divisão.
____Em 1982 foi novamente campeã brasileira.
____Entre 1992 e 1994 passou por período de crise e quase acabou após a saída simultânea de muitos jogadores.
____Contudo, ao final do ano de 1994, atendendo a convite do então acadêmico Fábio Gazel Quintavalle, juntou-se ao grupo o técnico Luiz Francisco Ferreira, ex-jogador da seleção brasileira de rugby e professor de educação física graduado na Universidade de São Paulo.
____Iniciou-se aí um processo de reestruturação e ressurgimento da equipe no rugby universitário nacional, reforçado pela entrada, em 1998, do preparador físico Ibsen Wilde Palla Déa Jr, também professor de educação física pela Universidade de São Paulo.


Main History Championships Team Pictures Rules Links Guestbook

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

O Bisturi, 8 de maio de 1934.
RUGBY

O Dr. Esher, notavel cirurgião plastico, dotado de uma barriguinha que lhe faz pessima propaganda, doou ao Centro uma bola de "rugby".
Ao saber isso o Talarico lhe observa:
-Mas o "rugby" é um jogo violento demais. Não condiz com o temperamento brasileiro. Não será facil formarmos quadros de estudantes...
E o Esher:
-Si nós arranjarmos um quadro constituido de assistentes, você verá que vai haver quem pague para jogar no quadro adversário...

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

O Bisturi, 14 de setembro de 1934.
página 7
RUGBY
Aspétos pitorescos de uma partida - Zaidan sae do gramado em estado de coma cerebral provocada por Aquino

Acaba de ser introduzido entre nós o RUGBY, o esporte viril por excelencia.
É filho legitimo dos Srs. M. C. Sousa Dias e F. P. Burnier. os quaes de comum acordo resolveram dá-lo á luz. O pequeno monstrengo naceu gordo, forte e com probabilidades de existencia longa. util e portanto feliz. O parto deu-se sem complicações. Foi facil e macio.
O menino crece a olhos vistos sob as vistas desveladas do Sr. Sousa Dias. O Sr. P. Burnier, a principio cheio de solicitude e carinhos para com o seu rebento, mostra-se, agora, relaxado nos cumprimentos de seus deveres maternaes e mesmo um verdadeiro filicide. Lanço, pois um apelo aos colegas no sentido de, antes que tão cavernoso cidadão consiga levar a efeito seus miseros planos de assassino, vá ele servir de pasto ás aves de rapina que talvez lhe poupem o cerebro tão imbuido está ele de idéias malsãs e gangrenosas.
O prestigio do novo esporte avoluma-se dia a dia, atraindo para o seu farto e generoso regaço os espiritos desassombrados e desprovidos de medo e covardia.
As sextas-feiras, dia aziago, foram escolhidas para a realisação dos treinos. O primeiro jogo oficial está marcado para a primeira sexta-feira que coincidir com o dia 13. Rodavalho e Assistencia ha muito que já se cientificaram do fato e preparam-se ativamente para o grande embate. Nesse dia haverá choro e ranger de dentes.
Na Sexta-feira da Paixão jogaremos contra os "Beefs" do Cricket Club de Pirituba. Findo o jogo haverá um grande churrasco á gaucha para o qual é convidado de honra o Cardeal D. Papahostia. Em seguida far-se-ão visitas aos "players" moribundos ou em estado grave nos hospitaes e serão depostos nos tumulos dos que cairam no campo de luta delicados ramos de violetas, flor que simboliza a ternura e a meiguice. Os festejos terminarão com um grande baile no qual serão mais "carnes" ainda. A directoria deste centro com o Sr. Ça Vuá a sua frente pretende levar avante de qualquer modo este seu intento mesmo sob a ameaça de excomunhão.
Para dar uma idéia do quanto de sensacional ha neste esporte daremos ligeira descrição do que foi o ultimo treino realizado na nossa "cancha".
Eram 4 horas da tarde. O Sol já morno ameaçava esconder-se por detrás das montanhas azues. O campo fervilha de "players". Sousa Dias escolhe os jogadores e dispõe as equipes. Perto de cem pessoas foram regeitadas. As forças estão equilibradas. Zaidan face a face a face com Aquino. Penido versus Talarico. A saida é dada. O couro oblongo viaja alto. Silvio, Tito e Zaidan vão-lhe ao encalço em passadas de tigre, musculos retesados, dentes rilhando. Motinha apanha o "ovo" mas o põe logo em terra. Zaidan carrega impetuosamente e de posse da elipse foge. A equipe contraria fecha mas é impotente para conter o avanço do gigante. Tudo foi transposto. Resta Aquino. Zaidan avança feroz. Aquino, impassivel e impassavel, na expectativa. O entrechoque dos dois colossos se dá. Misturam-se as duas imensas massas humanas. Rolam pela grama. As duas equipes fecham em cima. Do montaréu sobem gritos de dôr e desespero.
O juiz apíta. O bolo se desfáz. Nota-se a falta de Zaidan. Intervêm os padioleiros representados pelo moreno bronze Tune e o mestiço P. C. Alguem entreabre a grama e descobre um buraco no fundo do qual jaz o corpo inerte do infeliz Zaidan. O mulato Tune cospe nas mãos e munindo-se de uma pá faz menção de encher o buraco sepultando a vitima no proprio campo de luta. Obstamos-lhe os movimentos. Ele atira uma praga e retira-se. A custo extraímos Zaidan do fundo da cóva. Bellio acende um fosforo á guisa de cirio. Verificamos com espanto que o infeliz respira ainda. A despeito disso Giarsa rompe a Marcha Funebre com a sua gaita. Damos ao desgraçado Zaidan agua. Mas ele recusa-a num rasgo de lucidez e pede whiskey. Penido mete a mão no bolso traseiro do calção e tira um frasco metalico que contem o precioso elixir. O infeliz apanha o frasco e leva-o sofregamente ao labios. Sorri e diz:
-Eu precisava qualquer coisa "espiritual" que me alentasse as forças...
E desmaia. Vem o delirio em turco ao som do whiskey. Aquino o responsavel pela tragedia tem um ataque de riso e choro espasmodicos.
A tarde já vae avançada. O Astro-rei desmaia por detrás do Jaraguá numa hemoptise que tinge d'escarlate as nuvens floconosas. Que tarde sangrenta! O Sol e Zaidan afogados em sangue. Penido num gesto de solidariedade vae a cantina e pede ao "cantina man" dois litros de vinho tinto e mergulha a alma nesse liquido tambem rubro.
A ti, Zaidan, martyr do Rugby que já lhe pagaste o seu tributo de sangue e dôr, a ti, oh! imenso Zaidan eu dedico estas linhas. E peço a Allah que te proteja. Viva o profeta. Hosana ao Korão!

Manoelito

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

10 de outubro de 2001.
Primeira MAC-MED de RUGBY

____O primeiro jogo de rugby na MAC-MED deu-se em 8/10/66, sábado, às 13 horas, no Clube Atlético São Paulo sob intensa chuva como pude constatar como participante, e conforme reportagem do jornal A Gazeta Esportiva. A Medicina venceu por 6x3. Com um try de Dória a Medicina abriu a contagem, e o Mackenzie empatou ainda no primeiro tempo. No segundo tempo outro try de Dória deu a vitória à MED.

Escalação da MED:

scrum: Porto, Dória, Martinez, Luiz Miguel, Pasqualin, Plínio, Jamiel, Itiro

meio scrum: Leon

linha de 3/4: Manreza, Maneco, Manoel Júlio, Anselmo, Sidney

full back: Egídio

Egídio Correa da Costa Arruda
52ª TURMA da FMUSP
Presidente da AAAOC em 1967

1