Para iniciar carregue aqui

    Parte teórica

Parte prática - Pingo Doce Compra Directa

Curiosidades sobre a Internet

Psst!  Fique a conhecer melhor o autor deste trabalho.

Alguns sites recomendados

 

 

O MARKETING INTERACTIVO

texto completo

A Internet possibilitou a emergência de uma nova forma de encarar o marketing, as possibilidades que abriu vieram permitir que todo o planeamento e trabalho de marketing seja feito no mesmo local, desde o research até ao serviço após venda ao cliente.

Há que ter em conta o facto de a Internet não ser ainda um meio muito difundido, especialmente em Portugal, mas as empresas que entrarem agora vão, concerteza, ser reconhecidas pelo seu pioneirismo, vão ganhar rapidamente contacto e conhecimento do mercado e daí retirarão first move advantages face aos seus concorrentes.

A expressão "marketing interactivo" aplica-se a todas as actividades de marketing que são feitas na Internet e que permitiram a descoberta de novas formas de segmentar e escolher o alvo de comunicação correcto, dar-lhes informação e criar uma aproximação diferente e mais próxima da realidade ao marketing-mix.

De facto, com o marketing interactivo podemos, de um modo garantido falar de três conceitos:

  • marketing 1 to 1 (oferecer produtos ou serviços de acordo com uma segmentação individual e não de acordo com um grupo);
  • marketing de valor acrescentado (oferecer produtos ou serviços de valor para o consumidor em troca da sua atenção à nossa mensagem);
  • marketing relacional (dar atenção aos desejos e interesses do consumidor, mantendo um "diálogo" individual que o faz voltar diversas vezes ao site, para visitar, ver as novidades ou para comprar, conseguindo fidelizá-lo);

Isto acaba por ser possível uma vez que o marketing interactivo tem grandes diferenças face ao marketing tradicional, tais como:

  • é interactivo, pois permite o contacto directo com o público;
  • é não linear, porque pode ser alterado rapidamente e a qualquer momento –reduzindo o time to market;
  • os consumidores procuram a informação (pull) em vez de a receberem através dos meios de comunicação (push);
  • o consumidor tem o controlo sobre grande parte do processo de venda, levando a mudanças no sistema estabelecido pelas empresas com uma maior facilidade;
  • permite atingir um público vasto a uma pequena parte do custo do marketing tradicional;
  • permite atingir, com grande precisão, o público alvo, sem grandes desvios e perdas de dinheiro;
  • permite uma segmentação precisa e detalhada;
  • o contacto entre produtor e consumidor passa a poder dispensar o intermediário, o distribuidor Ü os canais de distribuição tornam-se cada vez mais pequenos;

De facto, uma das funções mais importantes no marketing tradicional, a distribuição, vê o seu papel diminuído drasticamente no marketing interactivo. Aqui, o produtor pode comunicar directamente com o cliente (e vice versa) e pode ser ele a comandar todo o processo de venda reduzindo o preço final, eliminando margens de intermediação do produto e diluindo a função de distribuição.

No entanto, há uma coisa que não devemos esquecer, o marketing interactivo não é ainda uma solução alternativa, é sim um complemento ao marketing tradicional e um instrumento precioso para o marketeer. O marketing interactivo pode já ser uma solução para alguns produtos ou serviços (ex: livros - Amazon.co.uk) mas ainda não o é para todos, nestes casos o marketing tradicional ainda domina o processo.

Deste modo, a Internet como instrumento de marketing acaba por ter as seguintes características:

Cost-effective - Quando comparado com o marketing tradicional, o marketing na Internet é extremamente barato, permitindo ganhos, por exemplo, ao nível dos custos de impressão ou com gráficas;

É global - No marketing interactivo podemos ter uma campanha de alcance mundial e assim atingir um nível global na distribuição e nas vendas, com um custo ínfimo, quando comparado com o custo que o marketing tradicional teria.

É um meio de longo alcançe - Dada a variedade de públicos que a utilizam, a Internet é uma excelente forma de captar nichos de mercado, com os quais, de outra forma seria muito caro e difícil de comunicar.

É Up-to-date - Uma campanha de marketing desenvolvida na Internet pode ser adaptada diariamente, mais do que uma vez por dia.  Algo que o marketing tradicional não consegue e que pode ser muito útil a determinadas áreas de actividade ou serviços, como agências de viagens, bolsas de valores, etc.

É interactivo - Uma campanha desenvolvida na Internet permite obter um feedback do público que uma campanha tradicional não consegue. Além disso, é um meio diversificado que permite visualizar não só texto como também som e imagem.

É atemporal - A campanha pode estar presente na Internet durante todo o tempo e não apenas no tempo ou no espaço contratado com o meio tradicional. Se uma empresa, para uma determinada campanha, cria um site próprio pode utilizar o espaço como bem entenda e pode ter a sua campanha/mensagem disponível 24h por dia.

Voltar atrás

1