Autor(a): (Contribuição anônima)
SEPHIROTH - Coluna dedicada ao misticismo


              Visando a apresentar mais uma contribuição à positiva diversidade que vem se apresentando neste jornal, trazemos mais uma nova seção tratando sobre filosofia mística, a título experimental.
 Pedimos a contribuição de todos aqueles que se interessem e/ou estudem misticismo, ocultismo, religiões orientais, yoga, cabala, alquimia, teosofia, hermetismo, bem como aqueles que sejam membros de ordens tradicionais e iniciáticas como rosacruzes, maçons, martinistas e outros.
 Lembramos que a continuidade desta coluna dependerá diretamente do interesse geral demostrado, das contribuições e opiniões oferecidas, que podem ser enviadas para:
fraincognitus@hotmail.com

A Tábua da Esmeralda
                             Hermes Trismegistus

 “É verdadeiro, completo, claro e certo. O que está embaixo é como o que está em cima e o que está em cima é como o que está embaixo, para realizar os milagres de uma única coisa.
 “Ao mesmo tempo, as coisas foram e vieram do UM, desse modo as coisas nasceram dessa coisa única por adoção.
 “O Sol é o pai, a Lua é a mãe, o vento o embalou em seu ventre, a Terra é sua ama, o Telesma do mundo está aqui.
 “Seu poder não tem limites na Terra.
 “Separarás a terra do fogo, o sutil do espesso,  docemente com grande indústria.
 “Sobe da Terra para o Céu e desce novamente à Terra e recolhe a força das coisas superiores e inferiores. Desse modo obterás a glória do mundo e as trevas se afastarão.
 “É a Força de toda a força, pois vencerás a coisa sutil e penetrará na coisa espessa.
 “Assim o mundo foi criado.
 “Esta é a fonte das coisas admiráveis aqui indicadas. Por esta razão fui chamado Hermes Trismegistos, pois possuo as três partes da filosofia universal.
 “O que eu disse da obra solar é completo.”

COMENTÁRIO: A Tábua da Esmeralda é um antigo documento egípcio muito usado pelos ocultistas medievais na arte da alquimia e da magia cerimonial, sendo descrita por Eliphas Levi como “toda a magia em uma só página”. Seu significado é muito obscuro, apesar de alguns iniciados dizerem ter a chave que possibilita a compreensão de seu simbolismo. Segundo uma lenda maçônica adotada como fato verídico por vários cabalistas, a Tábua da Esmeralda foi encontrada por Sarah, esposa de Abraão no corpo de Hermes. De qualquer forma, esse texto é uma valiosa contribuição para a cultura mística.

                           Frater Incognitus

1