" Finalmente nós teremos a nossa vingança" - Darth Maul.

Star Wars - Episódio I - A Ameaça Fantasma (Star Wars - Episode I - The Phantom Menace, EUA, 1999)
Direção: George Lucas
Estrelando: Liam Neeson, Ewan McGregor, Natalie Portman, Ray Park, Jake Loyd,  Anthony Daniels, Kenny Baker, Frank Oz, Samuel L. Jackson e Ian McDiarmid.

   Depois de dezesseis anos de espera, a saga Star Wars volta as telonas do cinema com a trilogia que promete esclarecer os acontecimentos que levaram aos episódios IV, V e VI. Como Anakin Skywalker se tornou o temido Darth Vader? Como foi que surgiu o poderoso Império? Por que a velha República desmoronou? Os robôs R2D2 e C3PO acompanharam tudo desde ínicio? Essas e outras respostas serão desvendadas ao longo desta pre-sequel. Episódio I basicamente apresenta a infância do ainda "mocinho" Anakin e a aparição de personagens-chave para a série, como a rainha Amidala, futura mãe de Luke e Leia, e o jovem Obi-Wan Kenobi. A história se concentra no pequeno Anakin, que desde sua infância mostra habilidades dignas de um verdadeiro cavaleiro jedi. Ao perceber os sinais da Força no guri, Qui-Gon Jinn e seu díscipulo Obi-Wan decidem levá-lo ao Conselho Jedi, liderados por Mace Windu e o já idoso Yoda, que tem "apenas" 800 anos. Antes, porém, os dois jedis tem que salvar a bela rainha Amidala, que está sendo pressionada a entregar seu adorado planeta Naboo a Federação Comercial. Na fuga, que conta com a ajuda do destemido R2D2, eles vão parar em Tatooine, lar de Anakin.

space
  
space
   É aí que aparece Darth Maul, poderoso jedi treinado pela maligna doutrina de Sith com apenas um único objetivo: matar nossos heróis. Voltando a Tatooine, Anakin é um escravo e ainda não demonstra nenhum traço de maldade. Qui Gon pergunta sobre o pai dele, mas sua mãe não soube responder (?). Para Anakin se livrar da escravidão, topa participar de uma alucinante corrida de pods, variação hi-tec das bigas do filme Ben-Hur. Depois eles vão para... espere aí! Creio que já estou contando mais do que devia sobre Episódio I. Então, para não estragar a surpresa, o melhor mesmo é esperar a estréia do filme no Brasil do primeiro episódio da saga estelar!
space
  
space
   Assim como a trilogia original, a pre-sequel promete revolucionar o cinema mundial. Os efeitos especiais ficaram por conta da conceituadíssima Industrial Light + Magic, empresa do próprio Lucas. A quantitade de CGI (sigla para imagens geradas por computação gráfica) neste novo Star Wars só perde para filmes com Toy Story, FormiguinhaZ ou Vida de Inseto que são 100% digitais. A qualidade destes efeitos são nababescos. O nível de realismo, tanto dos personagens quanto das naves e cenários, é assustadoramente impressionante. E pela primeira vez, segundo Lucas, atores de carne e osso contracenam com personagens totalmente digitais. A outra revolução não vai ser vista no telão e sim na sala de projeção. Aproximadamente 95 % das cenas de A Ameaça Fantasma foram gravadas em ambiente digital (os próximos serão 100 %). Ou seja, as cenas foram convertidas em bits de memória e não nos tradicionais (e caros) rolos de filme 35 mm. A gravação digital não irá apenas beneficiar os diretores, que terão maior controle sobre seu filmes, mas também os exibidores, que não terão que pagar US$ 2 mil por cada cópia. Além disso defeitos como ranhuras na projeção serão coisa do passado. O único revés é que o equipamento necessário para projetar os filmes digitais custa no mínimo US$ 100 mil. Nos EUA, quatro salas já estão funcionando com esse sistema em caráter experimental.
space
  

   A trilha sonora ficou sob a batuta do maestro John Willians, responsável não só pelas belíssimas músicas da trilogia original mas também por outros sucessos como ET, Tubarão e tantos outros. Antes das filmagens, correram boatos de que Lucas e Willians estavam tendo "diferenças criativas". Mas tudo não passou mesmo de boatos e o mais conceituado compositor cinematográfico da atualidade já confirmou presença para as próximas sequências. A parte sonora ficou por conta da Skywalker Sound. Apesar do ceticismo de alguns críticos sobre a película, Episódio I está fazendo a alegria dos fãs e o filme já chegou a casa dos duzentos milhões de doláres em menos de duas semanas. As estimativas totais são de dois bilhões de doláres (fora o merchadising), um recorde.
   Se Star Wars - Episódio I fizer metade do sucesso que promete, será mais um ponto na carreira de George Lucas, que já colocou o seu nome no panteão dos mestres do entretetimento.
-

Os personagens
 

  

 
 
 

 

 

 
 
 
  1