Compilado por Salatiel Alves de Araujo, todos direitos reservados © 1996

Pantanal - Fauna

Esta página está em desenvolvimento.


Aves, Borboletas, Mamíferos, Peixes, Répteis

A quantidade de espécies animais é surpreendente.


Aves


lowvoo.gif- 650 espécies (no Brasil estão catalogadas 1580) - pica-pau, arara-azul (a arara-azul é uma das aves brasileiras em via de extinção, ameaçada tanto pela caça como pelo desaparecimento do seu habitat. A ave também aparece no Norte e Nordeste. Existem aproximadamente cerca de 4.000 no país e nos últimos 20 anos, mais de 15 mil araras foram retiradas do Brasil. Como é muito barulhenta, a arara-azul parece muito presente e foi difícil para os moradores do Pantanal vê-la como uma ave em extinção. Hoje, os fazendeiros e os peões ajudam a impedir o comércio das aves ), tuiuiú (chega a medir 1.10 m), tucano, periquito, cafezinho, garça-branca (ave migratória que, na época de reprodução se reúne em grandes bandos), jaburu, beija-flor (pesam 2 gramas), secós (espécie de garça de coloração castanha), jaçanã, ema (pesa cerca de 30 Kg), seriema, papagaio, colhelheiro, cardeal, gavião-fumaça, carcará, curicaca, quero-quero, joão-pinto, carão, surucuá, Gavião-Caramujeiro, Tucanaçu

Tuiuiú (Jabiru mycteria) _ Família Ciconiidae. É a ave-símbolo do Pantanal. Também chamada de jaburu. Da ponta do bico aos pés chega até 140 cm de comprimento. Tucanaçu (Ramphastos toco) _ Família Ramphastidae. São os maiores tucanos do Brasil, medindo 55 cm. Seu corpo é predominantemente preto, com garganta branca, ventre vermelho e patas azuis. O bico, alaranjado, é quase do tamanho do corpo. Gavião-Caramujeiro (Rosthramus sociabilis) _ Família accipitridae. São gaviões de médio porte, medindo cerca de 40 cm. Possuem corpo preto com faixa branca na cauda. O bico é laranja e preto, com uma longa ponta em forma de gancho. Curicaca-Pantaneira (Theristicus caudatus) _ Família Threskiornithidae. Ave do grupo dos íbis, com coloração geral cinza-chumbo, olhos e patas vermelhos e uma faixa branca na fronte. O bico é longo e recurvado para baixo, funcionando como uma pinça que é utilizada para retirar da lama os pequenos animais de que se alimentam. Encontrada frequentemente no solo, em áreas alagadas, ao contrário da outra curicaca bem comum no Pantanal, que é típica de locais mais secos. Fazem os ninhos com gravetos. O nome ``curicaca" é onomatopéico, ou seja, dado pelo som que a ave produz ao cantar.





Borboletas


- 1.100 espécies



Mamíferos


- 80 espécies - onça-pintada (atinge a 1,2 m de comprimento, 0,85 cm de altura e pesa até 200 Kg.), capivara, lobinho, veado campeiro, veado catingueiro, lobo guará, macaco-prego, cervo do pantanal, bugio (macaco que produz um ruído assustador ao amanhecer), porco do mato, tamanduá, cachorro-do-mato, anta, preguiça (mamífero sem dentes), ariranha (parente da lontra, mede até 2,4 m), suçuarana (conhecida como onça-parda ou puma, habitava todo o continente americano), quati, tatu






Peixes


- 230 espécies - piranha, pacú, pintado, dourado, cachara, curimbatá, jaú, piau,

 

Nome Vulgar

Nome Científico

Medida Média

Características e Local de Ocorrência

Jaú Pauliceia luetekini 90 cm trechos de rios onde existem poços com águas calmas e sujas
Pintado Pseudoplastysoma coruscans 80 cm trechos de rios onde existem poços com águas calmas e sujas
Dourado Salminus maxillosus 55 cm nada com rapidez
Pacu Colossoma mitrei ou Piaractus mesopotamicus 40 cm cabeça e corpo mais grosos; corpo redondo; tem forma oval e é encontrado geralmente em trechos de rios onde há galhadas.
Piauçu Leporinus spp 38 cm vive em poços de águas mansas
Corimbatá ou corimba Prochilodus lineatus 38 cm vive em trechos de águas calmas e costuma nadar em cardumes (bandos de peixes)..

Pacupeva

Mylossoma orbignyanum

   

Peixe-Cachorro

Raphiodon vulpinus

   

Lambari

Astyanax sp

   

Saicanga

 

   

Piranha

Serrasalmus spp

   

Sardinha

Triphortheus angulatus

   

Sauá

Tetragonopterus argentus

   

Piraputanga

Brycon hilarii

   

Piava

Leporinus friderici

   

Ximboré

Schizodon sp

   

Acari e Rapa-Canoa

Loricariidae

   

Camboatá

  

   

Chicote

     

Cascudo

  

   

Répteis


sucuri, jacaré (estimados em 5 a 10 milhões), etc..












Informática, Consultoria e Treinamento Paiaguás

Salatiel Alves de Araujo - Geólogo e Especialista em Sensoriamento Remoto
Comentários para o autor: salatiel@nutecnet.com.br
Todo conteúdo protegido por copyright © 1996
Todos os direitos para a língua portuguesa reservados pela
Informática, Consultoria e Treinamento Paiaguás
All rights reserved.- Revisado: 02 de Junho de 1996
Endereço eletrônico desta página -
file://fauna.HTM

1