Menu V.A.

|BETTAS- "The Siamese Fighting Fish"|  
 
 
 

Mais fotos

 

Nome: Betta Splendes
Família: Anabantídeos
Origem: Ásia


  DESCRIÇÃO E ORIGEM
 Originados da Ásia, foram introduzidos na Europa, em 1890. Foi nessa época que eles começaram a aparecer no mercado de peixes para aquários. Sua chegada aos EUA, porém, só ocorreu alguns anos mais tarde.
 Tanto na europa quanto na América do Norte, no entanto, os Bettas importados, naquela época, eram de espécies selvagens. Somente depois é que os aquaristasos foram criando e obtendo os lindos e coloridos Bettas existentes hoje em dia, em milhões de aquários espalhados em todo o mundo.
 Como peixes ornamentais para aquários de água doce, os Bettas são dos mais apreciados, o que ocorre, naturalmente com os obtidos e selecionados em cativeiro, através de uma criação racional, pois foram conseguidas variedades já fixadas, de grande beleza, devido às suas lindas cores de tonalidades firmes, metálicas e com reflexos iridescentes e às suas grandes e belas nadadeiraas e caudas simples ou duplas.

LONGEVIDADE
 Dois a três anos.

AMBIENTE

O aquário pode ter uma aeração bem fraca, por uma pequena pedra porosa, é interessante nos aquários de Bettas, mais para fazer circular a água mantendo sua temperatura uniforme em todo o aquário, do que para sua aeração ou suprimento de oxigênio.
 Temperatura ideal dos Bettas sem dúvidas, é 27 graus.A Acidez ou pH da água pode ser neutro, ou melhor 6,9, ligeiramente ácido. Dureza ou DH da água dos Bettas devem variar entre 6 a 8.

 ALIMENTAÇÃO
 Um fator  de grande importância na alimentação dos Bettas, é que eles possuem boca "virada para cima", o que significa que são peixes que se alimentam naturalmente e com maior facilidade, na superfície da água. Por esse motivo, devem receber alimentos que flutuem, pois os que afundam tornam de acesso díficil aos Bettas.
 A alimentação dos Bettas começam desde dos infusórios(com 5 dias de vida), das artêmias recém eclodidas(depois de uma semana de idade), das artêmias adultas, rações e outros alimentos(quando já adultos).  *para obter mais informações sobre alimentos, visite o tópico de "alimentos"em nossa página*

CARÁTER E COMPORTAMENTO
 Como já dito, são peixes extremamente agressivos com sua própria espécie, na Tailândia ainda se pratica muito brigas de Bettas, valendo altas somas em dinheiros, os Bettas podem lutar um com o outro durante 1 dias inteiro, até que um desista e vá para o canto do aquário, se não for retirado morrerá. Os Bettas são agressivos porque são peixes territoriais, e o que ajuda ainda mais nessa agressividade é o requisito de bons "papais" que eles são, pois tem o dêver de defender o ninho e os filhotes de qualquer intruso.

 CUIDADOS DIÁRIOS
 Sempre ficar de olho na temperatura da água, e tome muito cuidado com a superfície, essa deve estar livre de: poeiras, sujeiras, ou algo que impossibilite os Bettas de respirarem o ar de fora d'água. Caso eles não cheguem a superfície ele pode morrer até "afogado"!!!

 ENFERMIDADES
 O tempro crítico dos Bettas é da 3º semana à 5º semana, onde o nível de mortalidade dos alevinos é muito alto.


 
 

Menu V.A.
1