Artêmia
É um dos melhores alimentos para os alevinos novos, logo que acaba a reserva nutritiva do seu saco vitelino. Vive na água salgada, embora o faça também na água doce. É um pequeno crustáceo, um camarãozinho variando do rosa ao vermelho, de 8 a 10mm. Reproduz muito e seus ovos quando secos podem se conservar por 10 anos e prontos para eclodirem desde que sejam colocados em água salgada. A eclosão se realiza após 24 a 48 horas após a imersão na água com 22 a 27 graus. São encontradas nas casas especializadas, sob a forma de ovos secos que podem ser dadas diretamente para os peixes ou então postos para eclodirem e as artêmias nascidas servirem de alimento vivo. Neste caso devemos coar as artêmias com um pano, para evitar que a água salgada que as possa acompanhar, modifique as condições da água do aquário. Devem ser dadas em quantidades suficientes apenas para que sejam comidas no mesmo dia, evitando que morram, pois duram apenas 48 horas.
Tubifex
É vermelho, parecido com uma minhoca, fino e com 1 a 5 cm de comprimento. Ótimo alimento, rico em gorduras, mas tem o grave defeito de elimar um ácido junto com as fezes, o que pode baixar o pH da água. Por isso, deve ser lavado e posto em pequenas quantidades no aquário, para ser comido o mais rapidamente possível, e de preferêcia em comedouros especiais, dos quais vai saindo aos poucos, sendo logo comido pelos peixes. Só deve ser dado 2 vezes por semana. Para peixes menores, pode ser cortado em pedaços. Como é um verme de esgoto, devemos pega-los apenas com pinça. Vive normalmente em colônias de centenas ou milhares de indivíduos movimentando-se sem parar, em esgotos, areia ou lodo. Só deve ser dado vivo, o que é fácil verificar, porque é vermelho, enquanto os mortos ficam brancos.
Larvas de mosquitos
É fácil obte-las. Basta deixar ao ar livre, um recipiente de preferência de vidro, cheio de água, pois é o suficiente para os insetos aí depositarem seus ovos. A eclosão ocorre em 8 a 10 dias, nascendo as larvas que devem ser dadas aos peixes. É preciso não deixar essas larvas se transformarem em mosquitos, pois eles podem ser portadores de diversas doenças. Por isso devemos colocar uma tampa de tela no vidro, porque se aparecer algum mosquito, ficará preso e poderá ser liquidado.
Cyclops
São pequenos crustáceos de 3 mm de comprimento. São assim chamado porque têm um só olho, como o gigante da mitologia. Possuem apenas antenas que servem como órgãos táteis e sensitivos. Ótimo alimento, mas os adultos podem atacar os alevinos e mesmo pequenos peixes. O melhor é dar-lhes somente as larvas, denominadas nauplius. Criação como as dáfnias.