English version coming soon...
Um pouco da história do Tri-campeonato mundial, conquistado pela seleção em 1970 no México.
Naquele ano o Brasil conquistava em definitivo a taça Jules Rimet por causa das conquistas das Copas da Suécia (1958), Chile (1962) e México (1970):
Para conhecer um pouco mais sobre cada jogador clique sobre um jogador à sua escolha.
Na barra de status abaixo do vídeo você verá o nome de cada um.
>>
Os onze jogadores que entraram para a
história, como uma das melhores (senão a melhor) de todos
os tempos.
Da esquerda para a direita - De pé: Carlos Alberto, Brito, Wilson
Piazza, Félix, Clodoaldo e Everaldo - Agachados: Jairzinho, Gérson,
Tostão, Pelé e Rivelino.
O preparador físico da foto é Admildo Chirol.
A Campanha
O time foi campeão invicto (só vitórias) com os seguintes jogos:
No Estádio El Jalisco (Guadalajara):
Brasil xTchecoslováquia (4 x 1)
3 de junho
Gols de Petras (Thecoslováquia), Rivelino, Pelé e Jairzinho
(2)
Brasil x Inglaterra (1 x 0)
7 de junho
Gol de Jairzinho
Brasil x Romênia (3 x 2)
10 de junho
Gols de Pelé (2), Jairzinho, Dumitrache (Romênia) e Dembrowski
(Romênia)
Brasil x Peru (4 x 2)
14 de junho
Gols de Rivelino, Tostão (2), Gallardo (Peru), Cubillas (Peru) e
Jairzinho
Brasil x Uruguai (3 x 1)
17 de junho
Gols de Cubilla (Uruguai), Clodoaldo, Jairzinho e Rivelino
Final - Estádio Asteca (Cidade do México):
Brasil x Itália (4 x 1) - O Espetáculo
21 de junho
Gols de Pelé, Boninsegna (Itália), Gérson, Jairzinho
e Carlos Alberto
A conquista teve um gosto especial se levarmos em conta que em 1966 o Brasil tinha condições de já ter sido tri-campeão e não o foi em grande parte pela má arbitragem e também por ter perdido Pelé durante a competição, por contusão. Em 1970 vencemos a Inglaterra e ainda superamos o peso da Copa de 1950 ao derrotarmos a seleção do Uruguai na classificação para a Final.
Um pouco mais sobre cada jogador:
Félix Mielli Venerando (Félix)
Nasceu em São Paulo,em 1937. Começou na Portuguesa de Desportos, em SãoPaulo, e foi campeão carioca pelo Fluminense em 1969. Embora goleiro titularnaseliminatórias, foi desconvocado,mas zagalo, confiando em sua experiência, o reengajou ao assumir suas funções.
Carlos Alberto Tôrres (Carlos Alberto)
Nasceu no Rio de Janeiro, em 1944. Capitão da seleção brasileira. Campeão carioca pelo Fluminense em 1964. Vinculou-se, a seguir, ao Santos,pelo qual conquistou numerosos títulos estaduais, nacionais e internacionais. Perfeito no apoio às ações ofensivas da equipe.
Nasceu no Rio de Janeiro, em 1940. Iniciou sua carreira no Vasco da Gama, de onde se transferiu para o Flamengo em 1969. Sua convocação suscitou controvérsias,pois seu futebol estava desacreditado. Firmou-se, porém, como uma das figuras mais notáveis da seleção.
Wilson da Silva Piazza (Piazza)
Nasceu em Minas Gerais, em 1943. Pentacampeão mineiro e vencedor da Taça Brasil 1966 pelo Cruzeiro. Titular nas eliminatórias como meio-campo, acabou deslocado no México para a zaga interior. Jogador de categoria, firme no desarme lúcidonos lançamentos.
Everaldo Marques da Silva (Everaldo)
Gaúcho de Porto Alegre,ondenasceu em 1944. Foi o unico representante do Grêmio e do futebol sulino na seleção. Elemento versátil, joga indistintamente nas duas laterais e como médio de apoio. Destacava-se pela sua vitalidade e pelo agudo sentido de marcação.
Clodoaldo Tavares Santana (Clodoaldo)
Nasceu em Aracaju, Sergipe, em 1950. Passou a titular do Santos aos quinze anos de idade, substituindo Zito. Dono de um fôlego excepcional, bloqueando bem a sua área e ainda fazendo gols. Considerado o jogador de melhor desarme dentro dos quadros do futebol brasileiro em sua época.
Gérson de Oliveira Nunes (Gérson)
Nasceu em Niterói, Estado do Rio, em 1940. Começou no Canto do Rio, consagrou-se no Flamengo e transferiu-se, a seguir, para o Botafogo. O São Paulo o contratou em 1969. Um dos maiores estilistas do futebol brasileiro. Verdadeiro cérebro da seleção.
Nasceu em São Paulo, em 1946. Atuou desde os juvenispelo Corínthians, como meio-armador. Depois de Pelé, o jogador mais bem pago do Brasil em sua época. Positivamente um craque extraordinário, dono de dribles desconcertantes e de um chute que os mexicanos disseram ser "a patada atômica".
Jair Ventura Filho (Jairzinho)
Fluminense de Duque de Caxias, onde nascem em 1944, foi uma das principais peças da seleção, com seus dribles, seus gols e sua velocidade. Alguns críticos o classificaram como "o novo Garrincha". Campeão várias vezes pelo Botafogo, onde substituiu Garrincha.
Édson Arantes do Nascimento (Pelé)
Nasceu em Três Corações, Minas Gerais, em 1941. Maior jogador de futebol do mundo, em todos os tempos. Titular da seleção brasileira desde os 16 anos. Campeão mundial em 1958, 1962 e 1970 pela seleção e bi-campeão mundial pelo Santos. Único jogador no mundo que tem esse título. Gênio e Rei do Futebol.
Eduardo Gonçalves Andrade (Tostão)
Eduardo Gonçalves Andrade, nascido em Minas Gerais em 1947, penta-campeão mineiro,herói das eliminatórias e figura decisiva no México. Depois de Pelé, o maior cartaz da seleção, da qual esteve para ser cortado devido aum acidente. Sua escalação ao lado de Pelé foi exigida pelo povo.
A delegação contava ainda com o técnico Mario Jorge Lôbo Zagalo, os massagistas Mário Américo e Nocaute Jack e totalizando os 22 jogadores, participaram também os jogadores reservas: Baldocchi (zagueiro central), Leão (goleiro), Ado (goleiro), Fontana (quarto zagueiro), Edu (ponta esquerda), Joel (apoiador), Marco Antônio (lateral esquerdo), Paulo César (ponta esquerda), Dario (centro-avante), Roberto (centro-avante) e Zé-Maria (lateral direito).
Tenha sua própria Home page grátis