APRESENTAÇÃO
A grande maioria de locomotivas a vapor que ainda restam em nosso País está se deteriorando e terá o mesmo fim das demais que serviram nossas estradas, com exceção de uma pequena parcela salva por pessoas que ainda possuem uma certa dose de memória. A pretensão do presente trabalho é reunir o maior número possível de imagens e informações confiáveis sobre as nossas locomotivas. Iniciando pelo Estado de São Paulo, a meta seria estender o trabalho para os outros Estados brasileiros. Assim, agradeço toda colaboração que me for enviada nesse sentido, pretendendo divulgar e repartir com os colegas essas informações. Todavia, como se trata de um arquivo dinâmico, vamos assim dizer, pois muitas vezes as locomotivas mudam de lugar e novos dados são descobertos, é favor visitar-nos sempre e, em seguida, atualizar esses dados. Basicamente cada folha de informações se divide em duas partes, quais sejam: dados recebidos de colegas, retirados da literatura, etc., (marcados em vermelho) e dados coletados "in loco" (marcados em preto), esses mais confiáveis. Todavia mesmo assim os dados não são inteiramente confiáveis, pois houve o caso de duas locomotivas do mesmo fabricante, com o mesmo nº de série e mesmo ano de fabricação. Isto se explica da forma seguinte: como uma das locomotiva não tinha placas de identificação, foi confeccionada uma placa com os mesmos dados de uma outra. É o caso da nº 1 de Bertioga (placa original) e a nº 8 de Sorocaba (cópia). Outro caso é o da 332 que estava em Cruzeiro. Como não tinha placas, colocaram a da 235 que está em Campinas, inoperante em Carlos Gomes. Só que nesse caso as locomotivas são diferentes. E tudo por questão de estética, deixando a memória para traz. Como essas, quem garante que não haverá outras?
Veja também locomotivas que estavam em São Paulo e foram para outros Estados, além de outras das quais ouvimos falar ou não temos fotos.
Estas também estão em ordem alfabética.
Deixo aqui meus agradecimentos aos amigos colaboradores que enviaram gentilmente fotos e informações, especialmente a Nilson Rodrigues pela parte das locomotivas da E.F. Perus-Pirapora.
OBS.: O item 11 (conservação) da folha de dados, trata do aspecto visual da locomotiva, sem levar em conta suas propriedades físicas ou de funcionamento.
Kelso Medici
ÚLTIMA ATUALIZAÇÃO EM 25.10.2005 (parcial)
Se você tem alguma crítica ou sugestão, ou apenas para dar sua opinião, escreva-nos