INTEGRANTES
Fernanda Takai - vocais, guitarra e violão
Ricardo Koctus (Ricardo Lunardi) - baixo, vocais
John (João Daniel Ulhoa) - guitarra, violão, vocais, teclado
Xande (Alexandre Tarnietti Coutinho) - bateria e percussões

Os integrantes da banda mineira Pato Fu se conheceram na loja Guitar Shop de Belo Horizonte, onde John era sócio, Ricardo trabalhava e Fernanda comprava cordas e palhetas. Em 92, depois do show da Banda Fernanda & 3 do povo, John, Ricardo e Fernanda decidem se unir e formar o Pato Fu. O nome da banda foi inspirado em uma tira do Garfield, em que seu dono quer mostrar que sabe lutar karatê e Garfield acaba com ele, dizendo que é bom em "Gato-fu".

A banda começou sua carreira nos bares e casas noturnas de Belo Horizonte, e gravou seu primeiro CD, "Rotomusic de Liquidificapum", em 93, pela gravadora independente Cogumelo Records. O baterista Xande entrou para a banda em dezembro de 95, depois de terem recebido o prêmio de Melhor Artista/Banda Revelação no 1° MTV Vídeo Music Awards Brasil. Lançaram o segundo álbum, "Gol de Quem?", em 95, pela BMG Ariola, e fez muita gente pensar que esse era o primeiro disco da banda. Participaram do Hollywood Rock em 96, no Rio de Janeiro, e já fizeram shows por todo o Brasil.

A mistura do rock e do pop à bossa, ao jazz, ao reggae e ao metal são o tempero da música do Pato Fu. O lançamento do clip "Qualquer Bobagem" teve o maior público de todos os tempos do Cine Imaginário Ð Banco Nacional em Belo Horizonte - MG. Em sua história, conseguiram o primeiro lugar no Top 20 Brasil da MTV por duas vezes, uma com "'Antes que seja Tarde" e outra com "Eu Sei", do Legião Urbana, e no DISK MTV, com "Eu Sei".

O Pato Fu assinou a trilha sonora do curta-metragem "5 filmes estrangeiros" de José Eduardo Belmonte, que depois foi utilizado para fazer o clip "O Peso das Coisas", e tem duas músicas na trilha sonora do filme "Menino Maluquinho 2 - A Aventura", de Fabrizzia Pinto e Fernando Meirelles.

Participaram do disco-tributo aos Mutantes, "Mutantes - Triângulo sem Bermudas - Uma homenagem à Tróis", canta "Vida de Cachorro". Também gravaram uma nova versão da música "Vida de Operário" para o CD da Campanha da Cidadania, em Belo Horizonte - MG. Eles sabem escolher muito bem as músicas que vão regravar e praticamente as recriam em seus discos, não devendo nada às gravações originais.

"Isopor", disco lançado em 99, conta com muitas surpresas como "Made in Japan", cantada em japonês, e uma faixa interativa que também foi distribuída num kit de acesso do UOL. O terceiro disco do Pato Fu, "Tem mas Acabou" já conquistou o México, lançado pelo selo Culebra da BMG, e eles participaram também de uma coletânia de diversas bandas brasileiras lançada no Japão.

1