Recife,
a Veneza Brasileira aa
SUA HISTÓRIA
Situada na foz dos rios Capibaribe e Beberibe, Recife é conhecida como a "VENEZA BRASILEIRA", devido aos inúmeros canais e pontes que cortam a cidade, diferenciando-se das demais capitais brasileiras.
Pontes Buarque de Macedo e Maurício de Nassau. Ligam a ilha de Sto. Antonio ao Recife Velho.
A cidade deve seu nome a uma muralha natural de pedras de coral e
arenito, "arrecifes" que protege todo o litoral da
cidade contra o ímpeto das ondas. Esta muralha, talhada com
certa regularidade, forma um ponto natural que foi usado desde o
início da colonização portuguesa para exportação do açúcar
dos nossos engenhos.
A Rua Aurora no bairro do Recife Velho.
Foi a partir deste porto que, posteriormente, veio a formar o bairro do Recife, que a povoação começou a expandir-se, consolidando-se como um dos melhores portos da América. O progresso da economia da cana-de-açúcar atraiu os holandeses, que de 1630 a 1654 dominaram Pernambuco. Com a presença do Conde Maurício de Nassau, Recife passa por grandes transformações com a elaboração de um plano urbanístico para a cidade Maurícia, a Mauritztadt, quando foram construídos palácios, pontes, jardins e até um observatório astronômico. Após a volta de Nassau à Holanda, recife tornou-se palco de uma série de movimentos de rebeldia, entre os quais destacam-se a expulsão dos holandeses em 1654 e a Guerra dos Mascates, em 1712. Em 1825, passa à condição de capital da província e não parou mais de crescer. São desta época alguns dos mais significativos exemplares arquitetônicos como o Palácio do Governo, Teatro Santa Isabel e a construção da ponte da Boa Vista, além de ampliação das áreas do cais e inúmeas vias.
O Rio Capibaribe e ao fundo o Palácio do Campo das Princesas, residência oficial do governador do Estado de Pernambuco, sendo também utilizada para despachos e recepções.
Hoje o Recife oferece um grande potencial turístico, atraindo pessoas de toda parte do mundo, curiosos por conhecer as suas praias de águas mornas e clima tropical durante quase todo o ano, a sua variadíssima culinária, a sua cultura típica e o seu artesanato, sem contar com o espírito hospitaleiro e alegre do seu povo, que cativa a todos que por aqui passam.
DADOS
GERAIS
Loclização: Pernambuco - Brasil; Área: 209 km²; Altitude: 2m; Clima: Tropical; com temperatura média de 30ºC; População de aproximadamente 1.320.000; Hidrografia: Rios Capibaribe, Beberibe, Jordão, Tejipió e Una; Limites: ao Norte: Olinda e Paulista; ao Sul: Jaboatão dos Guararapes; ao Leste: Oceano Atlântico; a Oeste: Camaragibe e São Loureço da Mata.
Para maiores informações, consulte a Home page Oficial da Prefeitura da Cidade do Recife .