Doença Periodontal

Caso Clínico discutido por Richard Simeão Rastelli

Disciplina de Patologia


Doença Periodontal

Caso Clínico: Periodontite Juvenil Localizada

Introdução:

A Periodontite (PJL) acomete pacientes adolescentes e adultos jovens onde apresentam uma rápida perda de suporte ósseo na região dos 1º molares e incisivos permanentes. Estudos epidemiológicos apresentaram os valores de incidência mais elevados na população não branca e de países não industrializados, com predominância para o sexo feminino. Estudos microbiológicos associaram o Actinobacillus Actinomycetemcomitans, com a PJL, já que é o principal habitantes das bolsas periodontais, destes casos. O A. Actinomycetemcomitans produz diversa substâncias biologicamente ativas que, de alguma maneira, podem estar envolvidas na patogenia da doença. Outro fator que pode estar associado a patogênese é a resposta imune do hospedeiro, alguns autores encontraram altos níveis de anticorpos séricos contra o A. Actinomycetemcomitans nos pacientes com PJL, o que facilitaria a efetiva eliminação do patógeno. Também tem sido relatada a possibilidade de predisposição genética para a ocorrência da doença. Quanto ao processo de reparo, a PJL possui um potencial de reparo em lesões profundas maior de que aquele em lesões similares em lesões em adultos. Portanto, é de real importância que o tratamento seja precoce e imediato, contando com a participação ativa dos pacientes, alertando-os para que tenham uma conduta certa e regrada no que diz respeito a saúde bucal.

Discussão do Caso Clínico:

A paciente A.S.C., sexo feminino , 13 anos de idade, foi encaminhada a disciplina de periodontia da Universidade Estadual de Londrina. Sua queixa era "dor e sangramento na gengiva e dentes anteriores moles" . Sua história familiar sugere predisposição à PJL ela relatou não ser alérgica, nem fumante e não apresenta distúrbios sistêmicos. Ela apresenta higiene bucal ruim, com presença de matéria alba, placa bacteriana e cálculo. Durante a soldagem, Houve sangramento e apresentação de um exsudato purulento, sendo que na região de molares e incisivos a ocorrência desses fatores era mais intensa, e radiograficamente foi verificada uma maior perda óssea nesses dentes. A paciente apresentava poucos dentes cariados. Ela foi encaminhada para exames microbiológicos para isolamento e identificação de A. Actinomycetemcomitans.

Tratamento:

Utilizaram o tratamento periodontal básico, seguido de antibioticoterapia (metronidazol e amoxicilina) e de cirurgia à retalho. Observou-se melhora no aspecto gengival, diminuição na profundidade da bolsa e na mobilidade dental e ausência de sangramento à soldagem. Etiologia: Placa Bacteriana Patogenia: Tomando com base o que foi relatado no artigo, a patogenia esta associada a presença do A. Actinomycetemcomitans no periodonto, produzindo substâncias biológicamente ativas maneira isolada ou associada participam do processo de desenvolvimento da doença. Como foi relatado a predisposição à PJL pelo fator genético, e reincidente há estudos que sugerem a transmissibilidade do microorganismo.

Voltar

Esta página foi desenvolvida por Richard Simeão Rastelli®

Dicas e sugestões: rastelli@zipmail.com.br

Todos os Direitos Reservados

1