Vanellus chilensis é uma ave. Suas puas rosadas, grito estridente e ataques com vôos rasantes, são inconfundíveis. Sabe de quem quero-quero falar, não é?
     O cuidado paterno, materno e o oferecido pelo provável ajudante, são essenciais nas primeiras semanas do filhote. Apesar de já capaz de alimentar-se e emplumado, suas penas infantis não são à prova dos poderosos fenômenos da natureza, em constantetransformação. O cuidado na infância é essencial.
    Mas há de chegar o momento onde os pais não ficam tão próximos dos filhotes. Nesse momento os filhotes também não cuidam de si. Todos os elementos da natureza, clima e inimigos, não tem piedade, simplesmente agem. Esse momento é crítico. Muitos vão perecer, consumidos pela natureza. É necessária muita luta... luta pelo seu direito à vida.
     Não é uma luta contra a natureza, mas o despertar de uma grande intimidade com ela, para conseguir prever seus próximos movimentos, e assim poder caminhar ao lado dela. Caminhando com a natureza, desenvolve intimidade com seu próprio ser. Desenvolve suas armas e seus instrumentos de percepção. Aprende a cuidar de si. Cuida de si com muito vigor, com intenso amor próprio, e luta... grita... voa... Sempre confiante em si e intimo com a natureza.
       Como Vanellus chilensis, conheça a si  mesmo, confia em ti, seja intimo com a natureza, e lute... a vida é um direito de todos aqueles que nasceram.
Vanellus chilensis
1