Objetividade Espiritual

Aprendendo com Jesus a ser objetivo.


Jesus estava ensinando numa das sinagogas no sábado. E estava ali uma mulher que tinha um espírito de enfermidade havia já dezoito anos; e andava encurvada, e não podia de modo algum endireitar-se.

Vendo-a Jesus, chamou-a, e disse-lhe: Mulher, estás livre da tua enfermidade; e impôs-lhe as mãos e imediatamente ela se endireitou, e glorificava a Deus.

Então o chefe da sinagoga, indignado porque Jesus curara no sábado, tomando a palavra disse à multidão: Seis dias há em que se deve trabalhar; vinde, pois, neles para serdes curados, e não no dia de sábado.

Respondeu-lhe, porém, o Senhor: Hipócritas, no sábado não desprende da manjedoura cada um de vós o seu boi, ou jumento, para o levar a beber? E não devia ser solta desta prisão, no dia de sábado, esta que é filha de Abraão, a qual há dezoito anos Satanás tinha presa?
Lc 13.10-16

Não dizeis vós: Ainda há quatro meses até que venha a ceifa?
Ora, eu vos digo: levantai os vossos olhos, e vede os campos, que já estão brancos para a ceifa.
Jo 4.35

Necessidade da visão - A mulher encurvada não podia olhar para frente. Jesus quer que levantemos os olhos para olhar os campos. Visão espiritual é um dos elementos mais importantes na vida cistã.
Renunciando direitos - Abraão abriu mão dos seus direitos. Ló, inspirado pela cobiça (e cobiça cega) escolheu as campinas de Sodoma e Gomorra (Gn 13.10). Quando Deus disse para Abraão olhar para todos os lados e falou que toda essa terra seria dele (Gn 13.14-15), ele não ficou olhando num raio de 30 metros! Olhou longe!

O limite da fé - visão é o teto da fé. A fé só vai até aonde minha visão alcança. O egoísta tem a visão mais curta possível: só olha para dentro de si. Deus falou com Abraão para que contasse (de dia!) as estrelas do céu e disse que assim seria sua descendência (Gn 15.1, 5, 12).
Objetividade - Como podemos lapidar a visão espiritual? Tendo objetividade! Sabendo o que você quer de Deus, e o que Ele quer de você.

Encurvada, mas não cega - A encurvada não era cega. Tinha visão, mas não direta, objetiva.
Estava na igreja - E foi um caso que ocorreu dentro da igreja, no meio do povo de Deus! "Sem visão o povo se corrompe."
Sem direção - Quando não sou solução, não estou identificado com o ministério, sou problema! Não existe solução, existe crítica apenas, porque estou sem objetivos, sem direção.

Propósito excelente - A preocupação do diabo é que não enxerguemos o propósito que Deus tem para você, que é sobremodo excelente.

Arado pesado - O arado pesa quando faço a obra de Deus sem Deus, quando tenho uma visão que não é autorizada por Deus. A paz no coração é um juiz que esclarece estas questões.

Batalha espiritual - Há muita batalha espiritual quando busco ter objetividade e perseverança, quando com sinceridade desejo fazer o que Deus quer que eu faça.

No ministério, devo concentrar esforços no que já tenho de Deus (assim produzo a cem por um).
Na vida cristã, devo concentrar esforços no que ainda não sou firme.

O Mestre - Jesus tinha objetividade, percebida principalmente no fim da sua vida: Ele passou por Samaria com semblante firme, como quem ia para Jerusalém. Cuidado! Não confundir com obstinação!

A mulher encurvada tinha um problema na estrutura óssea, que causou um problema na sua visão, por mais que enxergasse bem. Era uma pessoa egocêntrica (ególatra).

Devemos tomar cuidado com nossos problemas e doenças espirituais.
O quebrantamento levanta os olhos, o egoísmo os curva.
Só pessoas quebrantadas podem olhar para a necessidade do próximo e entender a urgência de Deus.

... (texto parcial... aguarde atualização!)

Extraído de uma aula do curso ENVIA da missão JOCUM, ministrada pelo pastor Coty. O pr. Coty trabalha há 10 anos na missão Ágape de Curitiba, implantando igrejas com visão missionária.


By Edemar A. Santos [mail], atu.22-abr-98. [home] 
1