De que maneira poderá o jovem guardar puro o caminho de Deus?
Observando-o segundo a Sua Palavra.
"De todo o coração te busquei, não me
deixes fugir aos teus mandamentos! Guardo no coração as tuas
palavras, para não pecar contra ti. Bendito és tu, Senhor;
ensina-me os teus preceitos!"
Filho meu, se aceitares as minhas palavras, e esconderes contigo os meus mandamentos, para fazeres atento à sabedoria o teu ouvido, e para inclinares o teu coração ao entendimento, e se clamares por inteligência, e por entendimento alçares a tua voz, se buscares a sabedoria como a prata, e como a tesouros escondidos a procurares, então entenderás o temor do Senhor, e acharás o conhecimento de Deus.
Porque eu dou a sabedoria, da minha boca vem a inteligência e o entendimento. Eu preserva a verdadeira sabedoria para os retos, e escudo para os que caminham na sinceridade, guardo as veredas do juízo e conservo o caminho dos meus santos.
Foge, outrassim, das paixões da mocidade. Segue a justiça, a fé (a certeza de coisas que se esperam, a convicção de fatos que se não vêem), o amor e paz com os que, de coração puro, invocam-me.
Fiel é a Palavra e digna de inteira aceitação. Até a minha chegada, aplica-te à leitura das Escrituras, à exortação, ao ensino. Regozija-te sempre. Ore sem cessar. Em tudo dê graças, porque esta é a minha vontade em Cristo Jesus para contigo.
Não apagues o Espírito. Não desprezes profecias, julga as coisas, retendo o que é bom; abstende-te de toda forma de mal.
Paz seja com os irmãos, e amor com fé, da parte de Deus Pai e do Senhor Jesus Cristo. A graça seja com todos os que amam sinceramente o nosso Senhor Jesus Cristo.
(Sl.119:9-12; Pv.2:1-8; 2ªTm.2:22-26; Hb.11:1; 1ªTs.5:16-22; 1ªTm.4:9,13; Ef.6:23-24)