Projetos Internacionais da Jocum

O texto abaixo é basicamente um resumo do andamento dos projetos internacionais que a Jocum Brasil tem desenvolvido. Ele foi extraído do Chá de Ação de Graças que os missionários Ana e Árlis ofereceram no dia 24-jan-98 aqui em Curitiba - PR.



Acumulando grandes tesouros

Você lembra do nome de todos os seus bisavós? É bem provável que não.
Pois bem, se daqui a três gerações não serei lembrado, não é o caso de eu investir minha vida em coisas que tenham um valor eterno?

Precisamos investir em almas! O apóstolo Paulo tinha firme seu objetivo: Jesus. Todo o resto ele reputou em nada. E nós, fazemos o mesmo?

Ana e Árlis?

A Ana e o Árlis Maximiano são obreiros de tempo integral da missão Jocum (Jovens Com Uma Missão), trabalhando na coordenação dos Projetos Internacionais desde 1993. Quando não em viagem, encontram-se em Belo Horizonte (sede da Jocum Brasil).

São casados e têm dois filhinhos, o Davi e a Karina. Você pode contactá-los pelo e-mail jocum@bhnet.com.br. Desejando contribuir com eles, contacte-me.

Projetos internacionais?

A Jocum Brasil atualmente desenvolve 18 projetos internacionais onde trabalham 130 brasileiros e 80 obreiros nacionais (nativos). Dos brasileiros, 30 estão na retaguarda, no Brasil. Os projetos são nos seguintes países:
 

África: 
São Tomé e Príncipe 
Angola 
Guiné-Bissau 
Moçambique 
Cabo Verde 
Guiné-Conacri 
Gabão 
Gâmbia
Ásia: 
Macau (China) 
Rússia 
Goa (Índia) 
Nagaland (nordeste da Índia) 
Indonésia 
Paquistão
Europa: 
Albânia 
Portugual 
Itália
América do Sul: 
Uruguai

Contexto das ex-colônias portuguesas

Cabo Verde, Angola, Guiné-Bissau, São Tomé e Príncipe, entre outros, são países que alcançaram todos sua independência em 1976, quando Portugual viu que não valia a pena ficar mantendo uma situação de demoniação dessas colônias, entre outros motivos ameaçando sua imagem pelas pressões de órgãos defensores dos direitos humanos (como a ONU).

O que aconteceu então foi que as únicas pessoas que cuidavam da boa administração das principais cidades desses países - a elite estrangeira - fugiram com medo de represálias e morte. Esses países voltaram ao caos, pois tudo ficou abandonado ao povo inculto, que - devido a uma cultura socialista que dizia que eles poderiam construir coisas melhores - destruiu e saqueou o que havia de uma infraestrutura de repartições públicas bem montadas. Hoje as cidades com seus edifícios são belas vistas de longe, mas de perto nota-se tudo depredado, arrombado, destruído.

Para se ter uma idéia da situação miserável que há nessas ex-colônias, compare a renda média brasileira, que é de U$5.000,00 ao ano, com a angolana: U$300,00/ano. Acrescente a desestrutura social e política de toda espécie (como saúde, habitação, educação, transportes e alimentação) com as constantes guerras civis entre partidos que querem assumir o poder...

Há total destruição também na moral e nos sonhos de um país melhor graças às guerras pela independência (verdadeiras chacinas) e ao sistema político que mantinha o povo escravizado a idéias servidão e derrota.

Há desesperadamente uma necessidade do conhecimento de Deus ali, para promover cura e libertação em todos os sentidos. Há falta de obreiros... ore para que o Senhor mande trabalhadores dispostos!
 

Cabo Verde

A língua é o crioulo, dialeto do Português.
Vive uma situação miserável por ter sido colônia portuguesa.
A Igreja do Nazareno tem feito um ótimo trabalho ali, alcançando muitos para o Rei dos reis.

Moçambique

É muito comum encontrar nas ruas uma garota de 12 anos carregando dois irmãos menores procurando o que comer. Estes são os órfãos de guerra.

Ana Maria, uma das missionárias de Jocum que foi para lá, não pôde ficar indiferente a esta situação. Logo de início pegou três crianças para cuidar e hoje há um lindo trabalho realizado pelo orfanato que foi montado!

Os horrores da guerra ficam bem impressos nas mentes e corações de quem visita a aldeia de mutilados de guerra que lá há. O governo ajuda-os com a quantia de dez dólares mensais.

A feitiçaria e a bruxaria têm muita influência, e reina também o analfabetismo neste país.

Guiné-Conakri

É comum na África encontrar-se um islamismo nominal, sempre muito misturado ao animismo. Em Conakri, entretanto, o islamismo é mais radical. Mais de 90% da população é muçulmana.

Graças a Deus que religião alguma supre o vazio que há dentro de cada um de nós, e muitos jovens sedentos de relacionarem-se com Deus tem tido esta experiência maravilhosa em treinamentos oferecidos pelo pessoal da Jocum lá!

Angola

Ali é que aconteceu, há menos de 5 anos atrás, um fato tremendo: a história de alguns missionários que visitaram o povo Mukuando, que tinha guardada em suas lendas a história da Torre de Babel.

Os missionários tiveram a oportunidade de apresentar o plano completo de Deus através de Jesus para eles, e aquela tribo inteira aceitou a Cristo!

Duas igrejas têm-se destacado lá: A Igreja Universal do Reino de Deus e a Assembléia de Deus. Num dia pude verificar mais de 100 pessoas do lado de fora da igreja participando mesmo do culto (não estavam de curiosas, não!)

O Brasil não pode jamais esquecer o alto preço que os angolanos pagaram para construir o nosso país, quando feitos escravos pelos portugueses e obrigados a deixar seus parentes, esposas e filhos para ir a uma terra nova.

Gabão

Há muitos muçulmanos e animistas. É muito comum a prática do canibalismo ritual, se bem que sempre feita de forma escondida. Também há muitas guerras entre tribos.

Eles chegam a aparecer vez por outra em forma corpórea aos missionários. Conta-se de uma missionária que teve um sonho de um soldado que queria levá-la mas ela sentiu de Deus que não deveria ir com ele. No dia seguinte, bateram na porta da missão uns soldados, querendo que ela os acompanhasse. Espantada, ela lembrou-se do sonho e instistiu que não iria. De repente, aqueles "soldados" desapareceram no ar... eram demônios, pois simplesmente não foram encontrados pela equipe de Jocum!

Há um pacto feito por guerreiros indígenas onde ele soca em um pilão, juntamente com ervas, seu próprio filho para ser vitorioso na guerra. O pacto garante que mesmo que as flechas e facas dos inimigos o atingam, não o ferem. Isto não é história: Satanás oferece seu poder em troca de sacrifícios.

Explica-se as densas trevas que ali há pelo fato de há séculos o país entregar-se a cultos a demônios. Mas sabemos que o infinito poder de Deus não é para ser comparado ao de Lúcifer, e também as Escrituras afirmam com propriedade que "onde abundou o pecado, superabundou a graça". Um exemplo vivo disto é um país da África do Sul (se não me engano Benin), que é a terra do Vodu (o Vodu é sua religião oficial).

Neste país, o presidente ouviu de alguns missionários a Palavra de Deus e converteu-se. Doutra feita, uma profetiza de Deus anunciou o que Deus estava por fazer neste país, gravaram a profecia divina e levaram ao presidente. Este, em cadeia nacional anunciou-a e alertou ao povo que dessem glória ao verdadeiro Deus quando a profecia se cumprir, e não aos seus deuses pagãos.

Também há algum tempo atrás Jesus manifestou-se no lugar mais sagrado da principal sinagoga de Meca - a cidade dos judeus - a muitos judeus que reuniam-se em oração. Como se vê, Deus é ilimitado em poder, mas devemos lembrar que quer fazer-nos participantes da Sua obra redentora, e por isso espontaneamente limita-se a agir conforme a nossa disposição de lutar em oração por estes povos! Então... o que estamos esperando?

Portugal

Muito fechados ao Evangelho devido ao catolicismo predominante.
Têm tido muito sucesso em vilas do interior, levando um jogador cristão famoso que dá seu testemunho.

Albânia

No início do ano passado houve muita perseguição à igreja, ao ponto de pastores terem sido expulsos de suas igrejas e do país por soldados com metralhadoras. Houve muita preocupação quanto ao desenvolvimento destas igrejas, mas Deus manteve os cristãos fiéis e - apesar da perseguição - como nos tempos dos apóstolos a igreja tem crescido!

(O missionário Toninho voltou para lá.)

Uruguai

Este país, com 3 milhões de habitantes, é o mais ateu da América. Tem forte infuência maçon e ali foi que o "Rev." Moon instalou-se, opondo-se fortemente à obra de Jesus e se possível desviando os próprios eleitos, até pastores brasileiros.

O Brasil tem uma dívida muito grande com este país, pois graças a nós foram instalados por volta de 100 mil centros espíritas lá.

Macau (China)

Há forte proibição a atuação missionária em Macau. É necessário ir como estudante e ir discipulando aos poucos seus colegas, à medida que eles interessam-se pela Palavra.

(O Julio e a Andreia fizeram um ano de casados lá.)

Houve um caso interessante, onde um macauense - estudando as Escrituras - quis saber mais sobre o batismo e viu a necessidade dele para sua vida. Como era necessário fazer tudo às escondidas, ele foi batizado numa banheira que havia na escola! Outros também o foram, e outros, foram batizados à noite, na praia.

Os chineses e indianos são povos difíceis de evangelizar por serem formados de muitos mini-povos com costumes e até linguagem muito diversos. A Marcia, irmã de Bauru-SP, conseguiu entrar num desses povos e já conseguiu 20 convertidos. Eles não tem um sistema de escrita, o que dificulta ainda mais os trabalhos, mas Marcia tem batalhado neste sentido!

Índia

O povo indiano adora a não menos que 30 milhões de deuses. Dentre estes, há 3 principais: Shiva, Krishna e _____.

Shiva é o deus da morte e destruição. O povo oferece votos e sacrifícios a ele para que de alguma forma este deus os proteja e dê paz. Sabemos que Shiva é um demônio, e jamais ele trará a verdadeira paz e proteção aos seus adoradores...

Para você ter uma idéia disso, o símbolo deste deus, que você encontrará nos seus templos na Índia, é nada mais nada menos que a suástica usada por Hitler. Sim, não foi invenção de Hitler. Este deus vem sendo adorado há séculos afora, e tudo leva a crer que Hitler fez um pacto com ele, pois o nazismo nada mais deixou que um rastro de guerra e destruição...

O filme "Jesus", que retrata o evangelho de Lucas, tem sido muito usado por Deus na Índia. Por falta de lugar nas aldeias, ele tem sido apresentado até mesmo nos templos hindús!

Numa aldeia, havia um único cristão que sempre orava muito pela conversão dos seus habitantes mas que nunca teve resultado apesar de tanto falar a eles de Deus. Veio a falecer e foi sepultado no alto de um monte. Numa certa noite, todos os habitantes ouviram um forte barulho vindo de lá, e viram uma luz brilhando. Desceu de lá um fantasma que bateu de casa em casa e falou de Deus aos habitantes atônitos.

No dia seguinte, a equipe que apresenta o filme, após muito orar para que o videocassete que inexplicavelmente não funcionava voltasse a atividade (e o pouco do povo que se reuníra já se dispersara), conseguiu passar o filme. A platéia assistia desinteressada o filme mas, num determinado momento, todos sem excessão começaram a prestar muita atenção e - ao final - estavam sedentos para saber quem era aquele homem do filme. O que acontecera é que Deus se manifestou a eles na noite anterior com a aparência do ator do filme, e agora todos estavam sedentos de conhecer a Jesus! O resultado, não precisa dizer!

Suas orações são muito importantes! Elas é que abrem os corações, as aldeias, as nações para a boa colheita da semente do Evangelho! Elas é que fazem toda a diferença na hora que um missionário vai pregar a uma nação! A vitória precisa ser ganha antes nas regiões celestes, senão o trabalho do missionário não terá frutos. Ore. Ore muito!

Infelizmente o pessoal do filme "Jesus" passa rapidamente de vila em vila, não deixando formado um forte discipulado. Já o pessoal do projeto Boneká realiza este trabalho mais demorado.

Rússia

A Joice é a coordenadora do Projeto Rússia. Maiores informações pelo e-mail jocumcwb@bsi.com.br (Jocum de Curitiba - Paraná).
 


By Edemar A. Santos [mail], atu.18-fev-98. [home] 


1