Novos Confrontos em Guiné Bissau
Um noticiário de 26-out-98 do pessoal da Jocum, sobre a situação da guerra civil neste país.
Em nosso último informe, mencionamos a tentativa do povo guineense em recomeçar a vida do quase nada que lhe restou, em meio aos temores gerados pela fragilidade do suposto cessar-fogo.

Até então, todas as tentativas para que o acordo de paz fosse assinado acabaram em novos confrontos, frustrando ainda mais as expectativas de todos aqueles que direta ou indiretamente estão ligados a Guiné Bissau, e principalmente do povo guineense em ver sua nação reconstruída.
 

Mapa - Guiné Bissau

Desde 08 de outubro, o que as autoridades preferem chamar de "incidente" provocado pelos rebeldes que retiravam minas explosivas de uma área próxima das suas posições, foi o suficiente para as artilharias pesadas abrirem fogo horas a fio durante toda a sexta-feira, até a madrugada do sábado. A partir de então, iniciaram-se conflitos armados por diversas regiões do país, inclusive no Leste onde se encontra nossa Sede. Como medida de segurança, retiramos as mulheres, crianças e alguns de nossos obreiros e amigos que se refugiaram em Gabu para uma aldeia fora do alcance dos bombardeios.

A última notícia que recebemos (22/10), é que os exércitos estrangeiros que apoiam o governo haviam sido encurralados em Bissau, capital do país, o que normalizou a vida no interior, mas por outro lado, tem incitado ambas as frentes de batalha a lutarem ate as últimas conseqüências por aquilo que eles mesmos chamam de "fim da guerra". Em outras palavras, aquilo que poderia ser resolvido com a assinatura de um acordo de paz, minimizando as conseqüências alarmantes que este conflito armado tem trazido para todo o país, vai ser conquistado na força do braço por aquele que conseguir se declarar vencedor da guerra.

Sei de irmãos amados e igrejas inteiras que foram mobilizadas para intercessão e contribuição ao redor do mundo na tentativa de combater a continuidade da miséria e sofrimento ocasionados pela guerra na pequena Guiné.

Nosso apelo continua sendo para que você seja constante e persevere conosco nesta batalha. Não sei ainda por quanto tempo teremos que combater intensivamente em favor da Guiné Bissau, para pelo menos pôr fim a essa insegurança e miséria provocada pela guerra. Então virá a segunda etapa, quando ajuda financeira e oração serão intensificados, e a disposição de novos missionários e profissionais de curto prazo será muito bem vinda. Vamos trazer esta nação aos pés do Senhor!

Nas próximas semanas o Pr. Carlos sobreira, sua família e mais uma missionária estarão retornando a Guiné Bissau, e se você tem uma ajuda financeira para o FUNDO DE EMERGÊNCIA em favor da Guiné, por favor, entre em contato com o nosso escritório operacional em Belo Horizonte.

Deus o abençoe.
 

Projeto Janela Africana - Caixa Postal 524 - Belo Horizonte - MG - 30123-970
Fone (031) 399-3241 Fax (031) 399-3210 E-Mail: africa@jocum.org.br
Bradesco - Proj. Africa 02 - Ag. 465-0 - C/c 105526-7



xxx By Edemar A. Santos [mail], atu.17-nov-98. [home]

1