Que este texto possa edificar seu conhecimento sobre este assunto muitas vezes ignorado quando lemos, ouvimos ou estudamos sobre a história dos homens, seja em livros, noticiários ou no ambiente escolar/universitário.
A Bíblia é muito franca com referência a seus personagens. Ela apresenta variadas facetas da vida de cada um. (Só Deus é exaltado acimda de todos e de tudo!) Ela descreve um santo, não como se fosse sem pecado, mas a despeito do pecado. O indivíduo é santo, não por ser perfeito moral e espiritualmente, mas em Deus usar de sua graça para com ele. É um Noé que se embriagou e amaldiçoou o neto, mas é chamado de "justo e íntegro"; é um Abraão, que é chamado de "amigo de Deus", no entanto mentiu; é um Jacó, o "homem de Deus" - Israel -, no entanto é caracterizado como o "enganador" - Jacó. Todos foram pecadores, mas não amaram o pecado, e, sim, a Deus.
Não obstante, como essas vidas inspiram o viver cristão do povo de Deus! Mesmo os ímpios, quanto têm a ensinar-nos hoje, final do século vinte! Trazer alguns desses personagens bíblicos a lume, nesta presente época, e aprender com eles, eis a tarefa deste trimestre. Que cada aluno - e cada classe - se deleite com estes estudos. Que de cada vida estudada faça brotar um profundo anelo na alma de cada aluno - ou de se advertir ou de imitar a virtude do crente antigo. Deus será louvado! Sua vida, prezado aluno, será abençoada - e você mesmo será uma bênção!
A Editora